Fotos raras da jovem Maureen O’Hara revelam sua história de vida épica — 2024



Que Filme Ver?
 

Para muitos, Maureen O’Hara era mais conhecida como a mãe em 1961 A armadilha dos pais e 1947 Milagre em 34ºRua , mas vá mais fundo e você descobrirá que ela era muito mais.





Conhecida como a Rainha do Technicolor por seus cabelos ruivos ardentes, olhos verdes ferozes e pele impecável, a atriz nascida em Dublin, na Irlanda, cuja carreira durou 75 anos e 60 filmes, conquistou várias estreias, incluindo a primeira estrela de ação e a primeira mulher a dirigir uma companhia aérea .

Ela é considerada a atriz mais célebre da Irlanda. O’Hara também gravou álbuns e apareceu na Broadway. Minha primeira ambição era ser a atriz número 1 do mundo, disse ela em 1999. E quando o mundo inteiro se curvasse aos meus pés, eu me aposentaria em glória e nunca mais faria nada.



Casada três vezes e com uma filha chamada Bronwyn de seu segundo casamento, a mulher nascida Maureen FitzSimons viveu tempos históricos.



Mesmo assim, ela considerou os homens mais influentes de sua vida os atores Charles Laughton , que mudou seu nome para O’Hara; ator João Wayne , com quem atuou em cinco filmes; e diretorJohn Ford , que a catapultou para o estrelato com Quão verde era meu vale , que ganhou cinco Oscars.



RELACIONADO: Filmes de John Wayne: 17 dos melhores filmes do duque, classificados

Quando ela morreu enquanto dormia, em 2015, aos 95 anos, ela estava cercada pela família em Boise, Idaho, que celebrou sua vida tocando música de seu filme favorito: 1952. O homem quieto .

Aqui, damos uma olhada em sua incrível jornada.



Maureen O'Hara: Os primeiros anos

Como o segundo mais velho dos seis filhos do pai Charles, dono de um clube de futebol, e da mãe cantora de ópera Marguerite, O'Hara começou a atuar aos 5 anos, estudando na Escola de Elocução e Drama Ena Mary Burke. Ela ingressou na Rathmines Theatre Company aos 10 anos e logo foi contratada pela Radio Telefis Eireann (RTE) para atuar em peças de rádio disponíveis em toda a Irlanda.

Os primeiros anos

Maureen O'Hara aos 18 anos em 1939Bettmann / Colaborador

Os genes do ator eram fortes: três de seus cinco irmãos, incluindo James , Carlos e Margot , também se tornaram atores.

O’Hara estava motivada: ela trabalhou à noite na lavanderia local durante sua adolescência.

Felizmente, ela não teria que depender de biscates por muito tempo.

Nasceu uma estrela

Nasceu uma estrela

Maureen O'Hara em O corcunda de Notre Dame , 18 anos, em 1939moviestillsdb.com/RKOPictures

O’Hara foi descoberta por Charles Laughton aos 17 anos, e ele lhe deu o nome de O’Hara. Ela foi contratada para estrelar com ele em 1939 Pousada Jamaica , dirigido por Alfred Hitchcock , e ele também interpretou Quasimodo para sua Esmeralda em 1939 corcunda de Notre Dame .

Nesse mesmo ano, ela partiu para a América no navio The Queen Mary e finalmente mudou-se para Hollywood.

O primeiro casamento de O'Hara foi com o produtor George Hanley Brown em 1938. Quando ela se mudou para Hollywood e ele permaneceu na Inglaterra, o casamento foi anulado em 1941.

Amizade rápida com Lucille Ball

Amizade rápida com Lucille Ball

Maureen O'Hara, 20 anos, Louis Hayward e Lucille Ball, 1940moviestillsdb.com/RKOPictures

O’Hara não apenas conheceu companheiros do sexo masculino através de seus filmes, mas também conheceu amigos próximos Lucille Bola quando eles estrelaram a comédia Dança, menina, dança , em 1940. O'Hara estava almoçando com Ball que conheceu Desi Arnaz .

Mais tarde, seus filhos Lucille Arnaz e Desi Arnaz Jr. . tentaram reunir seus pais interpretando a comédia de O'Hara A armadilha dos pais na esperança de que eles entendessem que deveriam voltar a ficar juntos, disse O’Hara. (Infelizmente, não funcionou.)

Estrela da noite para o dia eu

Estrelato noturno

Maureen O’Hara, 21 anos, e Walter Pidgeon em How Green Was My Valley em 1941moviestillsdb.com/20thCenturyStudios

Diretor João Ford escalou-a para o drama familiar de 1941 Quão verde era meu vale , que levou para casa cinco Oscars, incluindo Melhor Filme. Ela também se tornou uma pin-up da Segunda Guerra Mundial.

O'Hara se casou com o diretor em 1941 e se divorciou em 1952. Ele a dirigiu no histórico filme de ação e aventura de 1950. Trípoli , e ela deu à luz seu único filho, filha Bronwyn , com ele em 1944. O casamento foi um erro terrível e nos divorciamos em 1952, disse O’Hara.

Bronwyn também se tornou atriz, adotando o nome de solteira de sua mãe, FitzSimons.

Maureen O’Hara, a primeira estrela feminina de ação

Primeira estrela feminina de ação

Maureen O’Hara, 22 anos, e Tyrone Power em O Cisne Negro em 1942moviestillsdb.com/20thCenturyStudios

O’Hara é creditada como a primeira estrela de ação feminina, considerando que ela completou muitas de suas próprias acrobacias e cenas de luta com espadas em filmes de aventura romântica, incluindo 1942. O cisne preto e 1952 Na Ponta da Espada .

Maureen O'Hara e o duque

Dirigido por Ford e estrelado por O’Hara ao lado de Wayne, a comédia romântica Homem quieto conta a história de um boxeador americano aposentado que retorna à sua cidade natal irlandesa, onde se apaixona por uma ruiva cujo irmão é cético em relação ao relacionamento deles. O'Hara considerou-o seu filme favorito.

O homem quieto: 1952 Maureen O

Maureen O’Hara, 32 anos, e John Wayne em The Quiet Man, 1952moviestillsdb.com/RepublicPictures

O'Hara e Wayne colaboravam frequentemente, trabalhando juntos em cinco filmes, incluindo os anos 1950 Rio Grande , 1952 O homem quieto , 1957 As asas das águias , 1963 McLintock! e 1971 Grande Jake . Ela ficou entusiasmada quando ele disse que preferia trabalhar com homens, exceto Maureen O’Hara; ela é um cara legal.

Em uma entrevista de 1991, O’Hara explicou que conheceu Wayne através da Ford. Nós nos demos bem imediatamente. Eu o adorava e ele me amava. Mas nunca fomos namorados. Jamais.

Incursão musical

Maureen O.

Maureen O'Hara, 40 anos, em 1960Coleção Silver Screen/Getty Images)

A voz de O’Hara ocupou o centro do palco quando ela apareceu no breve musical da Broadway de 1960 Cristina , que se passava na atual Índia e contava a história de uma irlandesa e de um médico hindu. Ele durou apenas doze shows. Ela gravou dois álbuns, incluindo 1958 Cartas de amor de Maureen O'Hara e 1961 Maureen O’Hara canta suas canções irlandesas favoritas .

Tarifa familiar

Tarifa familiar Maureen O

Maureen O'Hara, Natalie Wood e John Payne (1947)moviestillsdb.com/20thCenturyStudios

Mais conhecido pelas gerações posteriores por interpretar mães em Milagre em 34ºRua , oposto Natalie Madeira , e A armadilha dos pais , oposto Hayley Mills , Os papéis familiares adicionais de O'Hara incluíram 1962 Sr. Hobbs tira férias , 1963 McLintock! e 1963 Montanha de Spencer , que foi inspirado no mesmo romance de Conde Hamner que inspirou Os Waltons .

De acordo com Biografia , O'Hara desistiu de sua carreira cinematográfica após 1971 Grande Jake mudar para St. Croix, Ilhas Virgens, para ser ela terceiro marido , Charles Blair, com quem ela foi casada de 1968 até sua morte em 1978.

A terceira vez é a tragédia: Charles Blair Maureen O

Maureen O'Hara e Charles Blair (1977)Bettmann / Colaborador

Blair foi um pioneiro da aviação e foi o primeiro piloto a fazer um vôo solo sobre o Oceano Ártico e o Pólo Norte. Ele serviu como piloto da Pan Am por 30 anos; escreveu a autobiografia, Bola Vermelha no Céu ; e dirigiu a companhia aérea caribenha Antilles Airboats.

Tragicamente, ele morreu em um acidente de avião em sua própria companhia aérea em 2 de setembro de 1978.

Apesar do desgosto, O’Hara assumiu seu papel: ela se tornou a primeira mulher presidente de uma companhia aérea regular da Antilles Airboats. Após sua morte, ela também escreveu uma coluna para uma revista de turismo A Virgem Insider .

Numa entrevista de 1995 à Associated Press, ela disse: Ser casada com Charlie Blair e viajar por todo o mundo com ele, acredite, era o suficiente para qualquer mulher. Foi a melhor epoca da minha vida.

O ultimo capitulo

O ultimo capitulo

Maureen O'Hara, 94 anos, em 2014Kevin Winter/Equipe

Vinte anos depois de seu último filme, ela voltou ao cinema para interpretar João Doce a mãe em 1991 Apenas o solitário , continuando a atuar em filmes feitos para a TV, incluindo 1995 Caixa de Natal , 1998 Táxi para o Canadá e anos 2000 A última dança , que serviu como seu projeto final.

Ela escreveu sua autobiografia, É ela mesma , em 2004. Em 2014, recebeu o Oscar honorário no Governors Awards, apresentado por Clint Eastwood e Liam Neeson .

Durante seu discurso de aceitação, O'Hara, em cadeira de rodas, deu apoio aos seus protagonistas. Eu não estaria aqui esta noite se não fosse também por outros cavalheiros com quem tive a sorte de trabalhar ao longo do caminho, [incluindo] Charles Laughton, que assinou meu primeiro contrato de cinema e é totalmente responsável pela minha carreira, ela começou com seu alegre sotaque irlandês, antes de dar apoio a The Duke, John Wayne, que me assinou meu primeiro contrato de cinema e é responsável por minha carreira; e, claro, aquele velho mergulhador, o grande John Ford.

O'Hara viveu uma vida tranquila até morrer durante o sono, em 24 de outubro de 2015, em sua casa em Boise, Idaho, cercada por uma família que celebrou sua vida tocando a música de seu filme favorito: O homem quieto .

Ela deixou sua filha, Bronwyn FitzSimons de Glengarriff, Irlanda; seu neto, Conor FitzSimons de Boise; e dois bisnetos.


Para mais estrelas de cinema clássicas, clique nos links abaixo!

Jessica Lange Young: 11 fotos retrospectivas da impressionante estrela de ‘King Kong’

Filmes e programas de TV de Dick Van Dyke: os papéis mais adoráveis ​​do lendário artista

Filmes de Paul Newman: 19 fotos raras dos 50 anos de carreira do Screen Idol

Que Filme Ver?