18 peças de roupa que definiram a moda dos anos 80 na América — 2024



Que Filme Ver?
 
Moda na década de 1980

ATUALIZADO em 19/08/2020





Em janeiro de 1980, o Cubo de Rubik fez sua estreia na Feira Internacional de Brinquedos. O pequeno quebra-cabeça com dezenas de peças de cores vivas pode ser visto como um prelúdio para o Década de 1980 moda. Isso ocorre porque o guarda-roupas daquela época eram tão selvagens e coloridos quanto aquela famosa caixa de quebra-cabeça. O nome do jogo era se destacar. Apenas um problema: todo mundo estava trabalhando duro para ser ostensivamente na moda também.

Como resultado de várias mudanças sociais e desenvolvimentos gerais da época, a moda dos anos 1980 é memorável até hoje. Muitas peças de roupa se tornaram onipresentes entre a população dos EUA ao longo da década. Seja pela alfaiataria, cores ou tamanho da peça, é fácil olhar para trás e lembrar o que definiu a moda nos anos 1980.



1. Neon, neon em todos os lugares

Cores brilhantes neon definitivamente definiram a moda dos anos 80

O néon era difícil de perder / Pinterest



Lembre-se do desejo de se destacar. A melhor maneira de fazer isso nos anos 80 era com cores vibrantes. Como resultado, várias cores de néon ousadas adornavam qualquer pessoa que adotasse a moda da época. Pelo menos andar de bicicleta ficou ainda mais seguro; ninguém poderia perder um ciclista amarelo-iluminador.



RELACIONADOS: Designer de moda tem avós de 86 anos modelando sua linha de moda

Cores brilhantes definiram o

As cores brilhantes definiram os anos 80 em todas as áreas da vida / PickPik

Qualquer item de roupa poderia e seria de cor neon. Aquecedores de pernas, eles próprios bastante característicos desta era, seriam rosa e amarelos brilhantes. Suéteres, dimensionados para serem especialmente grandes, apresentavam cores selvagens. Camisas, calças, qualquer coisa visível no corpo se tornaria muito visível.



2. A moda dos anos 1980 tinha jeans de lavagem ácida reimagine denim

Jeans com lavagem ácida e denim em geral tornaram-se itens básicos da moda

Jeans com lavagem ácida e denim, em geral, tornaram-se produtos básicos da moda.

Algumas criações são acidentes felizes. Esse foi o caso dos jeans de lavagem ácida. A empresa italiana de jeans Rifle criou esta peça de moda depois que jeans, água sanitária e pedra-pomes acidentalmente caíram quase sem água. A simplicidade desta receita fez com que muitas pessoas pudessem reproduzi-la e ter esta peça da moda dos anos 1980 elas mesmas.

Qualquer item jeans, não apenas calças, recebeu um tratamento de lavagem com ácido

Qualquer item de jeans, não apenas calças, recebeu um tratamento de lavagem com ácido / Wallpaperflare

Outros itens jeans não foram poupados desse respingo de alvejante. Jaquetas, geralmente grandes demais como as camisolas, também receberam o tratamento de lavagem com ácido. Curiosamente, eles parecem estar voltando. Muitas peças lavadas com ácido fizeram uma aparição no desfile de F / W 19. Até celebridades foram vistas ostentando esse visual .

3. As ombreiras não eram apenas para jogadores de futebol

A rainha da TV Joan Collins com uma roupa profissional com ombreiras presentes

A rainha da TV Joan Collins ostentando uma roupa profissional com ombreiras presentes / Everett / REX Shutterstock

Na verdade, ombreiras estavam presentes nos blazers que as mulheres usavam durante a jornada de trabalho. Quase todo blazer comprado nos anos 80 tinha ombreiras, tanto que parecia incomum ver uma roupa profissional sem elas. Compare isso com agora, e a diferença é especialmente notável. As jaquetas continuam presentes para finalizar um traje profissional, mas sem os protetores de ombro.

As ombreiras tiveram um profundo significado cultural para as mulheres que estavam entrando no mercado de trabalho

As ombreiras tiveram um profundo significado cultural para as mulheres que entram no mercado de trabalho / captura de tela do YouTube

Sua prevalência na moda dos anos 1980 é, na verdade, um ressurgimento da popularidade de décadas atrás . Na década posterior, eles foram feitos de espuma cortada projetada para definir a silhueta. Como muitos associavam a forma ampla com a masculinidade, as ombreiras tornaram-se um símbolo de mulheres entrando no mercado de trabalho a sério e colhendo sucesso no mundo corporativo. No final das contas, eles se tornaram símbolos de poder em uma época em que muitos grupos obscurecidos exigiam que suas vozes fossem ouvidas.

4. Fatos de treino para todas as ocasiões

Os agasalhos não eram mais apenas para o atletismo

Fatos de treino não eram mais apenas para o atletismo / Grailed

The Beastie Boys e LL Cool J aceleraram a popularidade dos fatos de treino. Este não foi mais definido para exercícios. Nos anos 80, eles se tornaram a base da roupa para qualquer ocasião, sem quebrar um suor. A Adidas se tornou uma das mais famosas produtoras de agasalhos, apresentando as três barras ao longo das bordas da roupa. Mas existiam outras variações, com diferentes estilos e padrões para escolher.

Fatos de treino funcionaram para qualquer ocasião que não fosse

Fatos de treino funcionavam para qualquer ocasião que não fosse formal / Wikipedia

Eventualmente, os conjuntos de veludo se tornaram altamente populares. Isso fez com que o material fosse o mais popular na confecção de agasalhos. Na segunda metade da década de 1980, uma breve mudança levaria as pessoas a usar trajes de náilon, embora isso fosse muito breve. Ninguém poderia resistir a isso tendência popular por muito tempo.

5. Não faça babados em suas camisas ... ou ... faça, em nome da moda dos anos 1980

Uma mulher

Blusa de babado feminino / Pinterest

Homens e mulheres procuraram roupas com mais área de superfície, especialmente com camisas. Olhando para trás, para a tendência a ser observada, isso faz todo o sentido. Qual a melhor maneira de chamar a atenção do que aumentar o que há para ver? E assim, a moda dos anos 1980 incluía camisas e blusas com babados.

Prince in Purple Rain

Prince in Purple Rain / City Pages

Alguns exemplos podem lembrar os espectadores de o que dançarinos ou patinadores podem vestir . Isso também é bastante lógico, já que muitas vezes os artistas podem ser vistos ostentando a peça de moda. Prince, por exemplo, usava uma camisa branca com uma frente sofisticada, arejada e com babados em “Purple Rain”. O estilo encontrou-se em muitos armários nos anos 80.

6. Jeans de cintura alta favorecem a forma E a função

Freddie Mercury participou do afastamento das calças de cintura baixa

Freddie Mercury participou da mudança de calças de cintura baixa / Denimology

Calças de cintura baixa dominaram os anos 70 e, embora fossem elegantes, havia razões práticas para não usá-las. Em vez disso, os criadores de tendências fabricaram jeans de cintura alta, o grampo da moda dos anos 1980. Eles evitaram que a cintura ficasse enfiada naquela parte sensível do torso. Além disso, permitir que a área da cintura fosse maior tornou mais fácil ter bolsos que poderiam realmente conter as coisas. Nos dias de hoje, as mulheres têm sorte se os bolsos de seus jeans forem reais , não importa o tamanho decente.

Abaixe o jeans, abaixe o respeito

Abaixe o jeans, abaixe o respeito / Flickr

A rivalidade entre as duas alturas da cintura acompanha os vários movimentos culturais em jogo nos anos 80. Hippies, mods, habitantes tradicionais e muito mais se expressaram através da altura, cor e alfaiataria de seus jeans.

7. Escolha estampa animal para a vida no lado selvagem

As pessoas realmente enlouqueceram com as estampas de animais na moda dos anos 1980

As pessoas realmente enlouqueceram com as estampas de animais / feeling-flirtatious.co.uk

Os anos 80 foram uma época louca, especialmente para a moda. Os que viviam naquela época deixavam essa característica se refletir nas roupas que vestiam. As marcas e padrões de inúmeras criaturas foram imitados em camisas, calças, saias, bolsas e muito mais ao longo da década.

Acessórios e roupas com estampas de animais ganharam popularidade na moda dos anos 80

Acessórios e roupas com estampas de animais ganharam popularidade na moda dos anos 1980 / Wikimedia Commons

A popularidade das roupas com estampas de animais na América pode ser rastreada até o movimento boêmio dos anos 1960. No geral, entretanto, a reverência atribuída a esse estilo remonta a séculos. Mesmo como apenas imitações impressas, vestindo roupas com padrões semelhantes aos animais se tornaram sinônimos de prestígio . Os vários padrões coloridos também evocaram uma sensação de exotismo que foi revigorante para muitos que viviam em tempos tão incertos.

8. Use Ray-Bans para se proteger de todos aqueles tecidos brilhantes

Tom Cruise, cortinas e tudo, em Risky Business

Tom Cruise, cortinas e tudo, em Risky Business / Hollywood Reporter

Não importa a época ou idade do espectador, os filmes têm o poder de influenciar a cultura. As crianças vão imitar os maneirismos de seus personagens de desenho animado favoritos. Os adultos vão à loja para comprar um par de óculos de sol Ray-Ban como os que Tom Cruise usava Negócio arriscado . A marca Ray-Ban é particularmente conhecida por suas linhas de sombras Wayfarer e Aviator. O primeiro é o que todos precisam ter para ser como Cruise.

As sombras em geral tornaram-se muito grandes no

Os tons em geral se tornaram muito grandes nos anos 80 / Max Pixel

Talvez isso também seja importante para preservar a saúde dos olhos. Afinal, é evidente que a moda dos anos 1980 tinha muitas cores bem vivas. Essas sombras fazem um número nas córneas sem proteção. Na verdade, as lentes foram feitas para serem funcionais e elegantes. Para maximizar a capacidade de navegar facilmente, a BBC relata Ray-Bans usando “lentes Kalichrome projetadas para aguçar detalhes e minimizar a névoa filtrando a luz azul, tornando-as ideais para condições de neblina”

9. É hora de entrar no mercado de roupas de dança

Todos estavam prontos para dançar

Todos estavam prontos para dançar / julep.com

Assim como os fatos de treino tornaram-se aceitáveis ​​para usar fora do atletismo, os fatos de dança tornaram-se parte da moda dos anos 80, mesmo quando não se moviam com o ritmo funky. Além disso, como o agasalho, e praticamente qualquer outra peça de roupa, roupas de dança muitas vezes eram de cores vibrantes . Collants com estampas extravagantes e camisas justas caracterizam essa tendência.

Você não

Você não precisava ser um dançarino para se vestir como um ... no entanto, os anos 80 proporcionaram boa música para isso / Flickr

A música dos anos 80 era excelente. Pensando nisso, estar preparado para dançar a qualquer momento é uma jogada inteligente. A qualquer momento, o rádio poderia começar a tocar uma música cativante que exigisse atenção.

10. Entre na moda dos anos 1980 com tênis Bally

Sapatos Bally ganharam atenção no

Os sapatos Bally ganharam atenção nos anos 80 / Bally

O crescimento do hip-hop trouxe consigo a crescente fama dos sapatos Bally. Os rappers dos anos 80, Slick Rick e Rakim, costumavam ser vistos usando um par. Bally parece entender a nostalgia poderosa que ainda carregam , pois os sapatos ainda estão disponíveis para quem quiser revisitar aquela época e moda.

Tênis em geral funcionaram para muitas lojas, mas uma marca chamou muita atenção

Tênis em geral funcionaram para muitos fabricantes, mas uma marca chamou muita atenção / Wallpaperflare

Luxo e estilo combinados nestes sapatos fazem com que muitas pessoas queiram um par para si. A capacidade dos rappers de chamar a atenção de outras pessoas para este estilo reflete o poder do sapato como um símbolo de autoridade. Os rappers ajudaram as pessoas a notar os sapatos sob uma luz diferente, tangencial a outras opções de estilo característico que exibiam.

11. Você vai aquecer até a moda dos anos 1980 com polainas

Aquecedores de pernas podem ser usados ​​por qualquer pessoa que procure ajuda contra um frio

Aquecedores de pernas podem ser usados ​​por quem procura ajuda contra um resfriado / Flickr

Os aquecedores de pernas vêm em várias formas, mas seu propósito permanece consistente o tempo todo: manter os bezerros aquecidos. Usualmente, os atletas os usam ao se apresentar nos elementos com atividades como futebol, dança, hóquei no gelo, ciclismo e muito mais. Em um nível técnico, eles realmente ajudam atletas, como dançarinos, a não ter cãibras.

Se fossem roupas da década de 1980, seria barulhento

Se fossem roupas da década de 1980, seria barulhento / Flickr

Mas nos anos 80, as meninas começaram a pegar a moda, independentemente de dançarem ou não. Logo depois, Berkeley, na área da baía de São Francisco, fez com que os meninos também os usassem como itens de moda. Embora não todos os usando dançaram , eles pegaram a mania por causa dos filmes musicais Flashdance e Fama .

12. Moletons rasgados não são uma imitação

A moda dos anos 1980 seguiu em várias direções extremas, especialmente para cima e para baixo. A cintura das calças subiu, assim como as bainhas do capuz. Isso é porque moletons cortados se tornaram muito populares naquela década.

Alguns elementos da moda dos anos 1980 estão voltando, como o suéter cortado

Alguns elementos da moda dos anos 1980 estão voltando, como o suéter cortado / captura de tela do YouTube

Como aquecedores de pernas, esses também transcendiam os gêneros, então todos entraram na mania. Quando o faziam, mesmo com os jeans de cintura alta, o moletom rasgado às vezes podia mostrar um pouco do torso.

13. Spick and span (dex)

A Spandex se reaproveitou depois que a demanda foi para outro lugar

A Spandex se reaproveitou depois que a demanda foi para outro lugar / Wikimedia Commons

As tendências sociais e as culturas mudam. O mesmo deve acontecer com a indústria da moda e aqueles que atendem às demandas dos consumidores. Se você sabe disso por o nome de Lycra ou spandex , este material tem um histórico de adaptação em mais de uma maneira. O Departamento de Fibras Têxteis da DuPont atendeu à necessidade feminina de roupas íntimas e meias. Lycra preencheu essa necessidade.

Quando a demanda mudou, o spandex atendeu a uma nova necessidade - literalmente

Quando a demanda mudou, o spandex atendeu a uma nova necessidade - literalmente / Obtendo a criatividade

À medida que as mulheres lutavam por mais direitos, no entanto, elas viam roupas como simbólico de sua opressão . Como a demanda diminuiu, a Lycra ajustou o curso e se rebatizou como fornecedora de roupas para exercícios. Spandex ainda atendia a essa demanda e bem a tempo para as manias de exercícios ... especialmente quando se tratava de moda!

14. Você não precisa ser um membro para conhecer esta peça de roupa

A moda dos anos 80 encontra uma maneira de voltar para nós ainda hoje. Americanos mais jovens recebem vislumbres das velhas tendências do país através Coisas Estranhas . Lá, eles podem ver a jaqueta só para membros, que oferece uma maneira única de compartilhar quase anúncios.

Jaquetas exclusivas para membros se tornaram populares

Jaquetas exclusivas para membros se tornaram populares / Mâle Raffiné

Às vezes, a jaqueta só para membros tornou-se associada a PSAs e outras vezes eles enfatizaram celebridades, Melhor vida escreve . As dragonas, a gola e os acabamentos em malha tornavam isso impossível de perder.

15. Fique por dentro das tendências do tempo com relógios Swatch

Manter-se atualizado sobre as últimas tendências da moda não precisava ser exclusivamente para os extremamente ricos. Qualquer pessoa de várias origens econômicas poderia obter um relógio Swatch, e é isso que tornava o acessório tão atraente.

Alguns relógios de amostra pareciam simples e outros tinham padrões ousados

Alguns relógios swatch pareciam simples e outros tinham padrões ousados ​​/ Flickr

Eles tinham um preço tão acessível em comparação com outros grandes nomes que tinham e usar vários de uma vez também ficou legal. Eles alcançaram a fama bem a tempo para a 'crise do quartzo' dos anos 70 e 80. Naquela época, relógios digitais de Ásia competiu contra Europa relógios mecânicos. Esta empresa suíça conseguiu se manter relevante.

16. Fure o pouso com calças pára-quedas

A moda dos exercícios definiu muitas das tendências da moda dos anos 80

Os modismos dos exercícios definiram muitas das tendências da moda dos anos 80 / captura de tela do YouTube

A forma encontra a função em pelo menos alguns exemplos da moda dos anos 1980. E isso vai além da função de fazer declarações ousadas e se destacar em um grande mundo que poderia ignorar as pessoas que seguiram o fluxo. Com calças pára-quedas, o material e a forma ajudou aqueles que os usaram .

O tecido leve e solto facilita o movimento

O tecido leve e solto facilita o movimento / captura de tela do YouTube

Por exemplo, dançarinos de break adoravam usar isso. O corte largo, mas o design bem torneado permitiu que eles executassem grandes movimentos facilmente, sem se preocupar em tropeçar no tecido. Essas declarações de moda alcançaram o pico de popularidade em '84 e '85 , tanto que, aparentemente, meninos e calças de paraquedas tornaram-se sinônimo .

17. A aparência de Preppy ficou correta como

O look preppy ficou um pouco exclusivo

O visual preppy tornou-se um pouco exclusivo / Wikimedia Commons

Nos Estados Unidos, adolescentes ricos e mais velhos adotaram uma aparência enérgica em suas roupas. Isso equivalia a sapatos de barco, suéteres amarrados no pescoço e polos com o tema de uma determinada universidade.

Preppy se tornou exclusivo, mas popular graças às celebridades

Preppy se tornou exclusivo, mas popular graças às celebridades / Wikipedia

Os estilos preppy reinaram particularmente supremos no início dos anos 80, aqui definidos como 1980 a 1983. As meias Argyle desfrutavam de uma ampla base de fãs entre aqueles que apoiavam o estilo preppy. A roupa formal se inspirou no passado , olhando para trás nas décadas de 40 para trazer ternos elegantes.

18. Tiramos o chapéu para a moda dos anos 1980

A história deve ser aprendida. Os anos 80 não trouxeram de volta ternos trespassados ​​dos anos 40. Ele também viu um ressurgimento do uso de chapéus. Os chapéus como parte de uma roupa desapareceram brevemente ao longo das décadas, mas aqueles que viveram nos anos 80 os tornaram parte de seu guarda-roupa.

Os chapéus tinham sua própria subcultura e tendências dentro do quadro mais amplo da moda dos anos 1980

Os chapéus tinham sua própria subcultura e tendências dentro do quadro mais amplo da moda dos anos 1980 / captura de tela do YouTube

Estilo variado, mas em geral este artigo de vestuário. Fãs de beisebol e caminhoneiros vestiram bonés. De acordo com Clássico dos anos 80 , ambos Charlie Chaplin e Boy George popularizou o chapéu-coco. Os Blues Brothers e Michael Jackson trouxeram de volta o fedora. As mulheres podem se divertir muito com boinas por causa de todos os padrões bonitos, vibrantes e selvagens para se misturar e combinar. O mesmo poderia ser dito com chapéus elegantes em trajes formais.

Qual pedaço icônico da moda dos anos 80 você usou? O que você gostaria de ver voltar?

Moda dos anos 80

Moda dos anos 80 / The Trend Spotter

RELACIONADOS: Os 5 estilos de cabelo mais inovadores que surgiram na década de 1980

Que Filme Ver?