Colchas vintage premiadas, aconchegantes e coloridas, em chenille pavão — 2024



Que Filme Ver?
 

Todo mundo adora um pavão! Eles são pássaros com penas coloridas fascinantes e absolutamente lindos de se ver! Porque são admirados por muitos; qualquer mercadoria vintage retratando um pavão pode ser bastante colecionável - especialmente as colchas com o tema 'pavão' de chenille com tufos de algodão de meados do século XX.





Colcha de chenille vintage com padrão “pavão” e foto de pavão. Fonte: webneel.com

As aconchegantes colchas de chenille de algodão que a maioria de nós se lembra de antigamente - durante meados do século - são muito procuradas ainda hoje. Na liderança da popularidade do chenille estão as colchas projetadas pela Peacock. Você tem que admitir: todo mundo adora um pavão e uma colcha confortável ... uma combinação vencedora!



Na arena de coleta, qualquer coisa com uma impressão, padrão ou figura de pavão é bastante colecionável. Certas colchas vintage em chenille, como aquelas com o tema Peacock, podem ser vendidas por mais de US $ 300 se encontradas em excelentes condições.



Colcha dupla vintage em chenille com tema de pavão. Fonte: Pinterest.com



As colchas vintage de algodão macio e chenille vêm em diferentes padrões e tamanhos de cores. Outros padrões de colcha de chenille incluem: florais, corações e a aliança de casamento dupla, só para citar alguns.

Colcha de chenille vintage com padrão de pavões e corações.

Então, onde foram fabricadas essas maravilhosas colchas de algodão chenille com tufos? Eles vieram das fábricas têxteis de Dalton, Ga, e existem desde o final dos anos 1800, quando a Sra. Catherine Evans reviveu as técnicas de tufagem em colchas de algodão perto de Dalton.



Vintage “Hofmann” - colcha de chenille com padrão margarida, fonte: Pinterest.com

Colcha de chenille vintage com desenho de “dupla aliança”. Pinterest.com

Na década de 1920, as colchas com tufos de chenille se tornaram populares entre os compradores, e os comerciantes da cidade de Dalton, na Geórgia, perceberam. Eles começaram a construir fábricas em Dalton e arredores para produzir esses produtos domésticos de chenille. Os comerciantes estabeleceram “casas espalhadas” ou residências localizadas no norte da Geórgia, Tennessee e em todas as Carolinas. As famílias costuravam padrões nas folhas estampadas de fios trazidas a eles por 'transportadores'. Uma vez que os spreads fossem recolhidos novamente pelos caminhões, eles seriam trazidos para tufters e então devolvidos às casas de spread para serem concluídos. Durante os anos 30, as fábricas de Dalton começaram a produzir outros produtos de chenille em tufos, como roupões de banho, tapetes de banheiro e conjuntos de tanques.

Famílias da Era da Depressão trabalhando para criar padrões de colcha de chenille. Fonte: Georgiaencyclopedia.com

Dalton, Geórgia, tornou-se uma próspera indústria têxtil na década de 1930, com a introdução do negócio de colchas de algodão.

Este renascimento fez com que Dalton, Ga se tornasse conhecida hoje como “Capital Mundial do Tapete”, com mais de 150 fábricas de carpete. A indústria emprega mais de 30.000 pessoas apenas na área do condado de Whitfield, com mais de 90 por cento do carpete mundial sendo produzido em um raio de 65 milhas de Dalton, Geórgia.

Peacock Alley

Peacock Alley está localizado na U. S. Hwy 41, que passa por Dalton e outras cidades menores. Durante a Era da Depressão, as famílias trabalhavam em casa ou nos pequenos armazéns encontrados ao longo desta rota, e penduravam essas colchas de design adorável para secar nos varais. As pessoas que iam de férias na Flórida conseguiam ver esses spreads e, na maioria das vezes, paravam para comprá-los. Um dos mais populares para comprar eram os designs de pavão extravagantes. Esta seção particular da US Hwy 41 era chamada de 'Peacock Alley'. Empreendedores visionários, como o Sr. BJ Bandy e sua esposa Dicksie, tornaram-se bastante ricos na década de 1930, ganhando mais de um milhão de dólares no negócio de manufatura de chenille, com outros a seguir mais tarde.

Foto de 1930 de um pequeno armazém ou varais domésticos que revestem a estrada com seus padrões de propagação de chenille. Fonte: Appalachianhistory.net

Confira este manto de pavão artesanal legal - que pode ser vendido por mais de $ 200!

Roupões de banho com colcha de chenille vintage reciclada e artesanal. Fonte: Etsy.com

Citação do dia-

Peacock quote-Source: Twitter-Latigo Eagle Pass

Para mais histórias da escritora colaboradora, Patty Penke, e para ver se você tem algo que valha algum dinheiro, confira o blog dela: Transforme o lixo 2 em dinheiro

Que Filme Ver?