Filmes e programas de TV de Dick Van Dyke: os papéis mais adoráveis ​​do lendário artista — 2024



Que Filme Ver?
 

É impossível não amar Dick Van Dyke. Por mais de meio século, ele tem sido um artista consumado, trazendo seu humor encantador para telas grandes e pequenas. Aos 97 anos (sim, você leu certo!) Ele é a própria definição de uma lenda viva - e ainda é bonito e talentoso como sempre, depois de todos esses anos. Se você cresceu cantando junto com Maria Poppins e Chitty Chitty Bang Bang ou sonhava em fazer parte da família Petrie em O show de Dick Van Dyke , há uma boa chance de a presença carismática de Van Dyke ter feito parte da sua infância – e além! Aqui está uma retrospectiva de sua longa carreira e um guia com os melhores filmes e programas de TV de Dick Van Dyke.





Dick Van Dyke primeiros anos

Dick Van Dyke nasceu no Missouri em 1925. Ele desenvolveu interesse em atuar no ensino médio, mas com o início da Segunda Guerra Mundial desistiu para ingressar na Força Aérea. Van Dyke rapidamente descobriu que não estava qualificado para ser piloto, mas suas habilidades de canto e dança o levaram a ser colocado na divisão de Serviços Especiais, onde ele proporcionou entretenimento para outros militares e trabalhou como DJ .

Após seu tempo no exército, Van Dyke continuou como DJ e fazendo comédias, e logo começou a fazer aparições na TV. Ele também começou a atuar na Broadway, estrelando em Tchau, tchau, passarinho em 1960. O fato de Van Dyke poder não apenas atuar, mas também cantar, dançar e fazer o público rir de maneira confiável fez dele não apenas uma grande estrela do palco, mas também uma presença dinâmica na TV - e no início dos anos 60, ele se tornou um nome familiar.



Dick Van Dyke em 1962

Dick Van Dyke em 1962Coleção John Springer/Corbis via Getty



Filmes e séries de Dick Van Dyke

Continue lendo para ver alguns dos filmes e programas de TV mais amados de Dick Van Dyke.



O show de Dyke Van Dyke (1961 a 1966)

Mary Tyler Moore, Dick Van Dyke e Larry Mathews em

Mary Tyler Moore, Dick Van Dyke e Larry Mathews em O show de Dick Van Dyke Arquivos Michael Ochs/Getty

Mais de 60 anos depois de seu primeiro episódio ter sido exibido, O show de Dick Van Dyke continua sendo uma das comédias mais populares e influentes de todos os tempos. Van Dyke estrelou como Rob Petrie, um escritor de comédias que navega no trabalho e na vida familiar. O programa teve 158 episódios e cinco temporadas, de 1961 a 1966, e ele ganhou vários prêmios Emmy por sua atuação.

O show, que foi criado pelo ícone da comédia Carlos Reiner (que ligou para Van Dyke o artista mais talentoso com quem já trabalhei e também co-estrelou como Alan Brady, a estrela do show dentro de um show para o qual Van Dyke escreve) capturou brilhantemente o novo humor dos anos 60.



Dick Van Dyke e Maria Tyler Moore eram o epítome de um casal jovem e moderno e o artifício para mostrar os bastidores de Van Dyke trabalhando na indústria do entretenimento (ao lado do hilariante trio de Morey Amsterdã , Alecrim e Ricardo Diácono ) deu um toque criativo e autoconsciente que inspirou inúmeros shows desde então.

Tchau, tchau, passarinho (1963)

Dick Van Dyke e Janet Leigh em

Dick Van Dyke e Janet Leigh em Tchau, tchau, passarinho Bettmann/Getty

Enquanto ele estava estrelando O show de Dick Van Dyke , o ator também começou a aparecer no cinema. Seu primeiro papel no cinema foi no musical Tchau, tchau, passarinho , onde reprisou seu papel do compositor Albert Peterson na peça da Broadway. O filme também fez de Ann-Margret uma estrela.

Relacionado: Ann-Margret, ícone de Hollywood, fala sobre motocicletas, Dean Martin e Elvis

Maria Poppins (1964)

Dick Van Dyke, Karen Dotrice, Matthew Garber e Julie Andrews em

Dick Van Dyke, Karen Dotrice, Matthew Garber e Julie Andrews em Maria Poppins Coleção Silver Screen/Arquivo Hulton/Getty

É supercalifragilisticexpialidocious! Em 1964, Van Dyke se tornou o favorito das crianças em todos os lugares quando estrelou como Bert, o charmoso limpador de chaminés cockney e pau para toda obra no clássico da Disney. Maria Poppins . Em um Los Angeles Times entrevista, Van Dyke admitiu que quando se trata de seu sotaque nada perfeito, os britânicos nunca me deixaram escapar… Eles apenas me provocam até a morte .

Divórcio ao estilo americano (1967)

Dick Van Dyke e Debbie Reynolds em

Dick Van Dyke e Debbie Reynolds em Divórcio ao estilo americano FilmPublicityArchive/Arquivos Unidos via Getty

Dick Van Dyke é um dos caras mais legais do mundo do entretenimento. Em 1967, ele foi contra o tipo quando foi escalado para Divórcio ao estilo americano como um homem passando por um divórcio difícil de sua esposa ( Debbie Reynolds ). Numa entrevista contemporânea, Van Dyke disse: É certamente um afastamento da Maria PoppinsEsta é a primeira foto em que fico bêbado , e estou bêbado duas vezes, ainda por cima. E uma vez que está na sala de uma prostituta.

Chitty Chitty Bang Bang (1968)

Dick Van Dyke, Heather Ripley, Adrian Hall e Sally Ann Howes sentam-se acenando em seus assentos no carro, em um retrato publicitário emitido para o filme

Dick Van Dyke, Heather Ripley, Adrian Hall e Sally Ann Howes em Chitty Chitty Bang Bang Coleção Silver Screen / Getty

Van Dyke estrelou como o inventor Caractacus Potts, que cria um carro mágico para seus filhos, neste musical de 1968. Chitty Chitty Bang Bang A história peculiar foi escrita por ninguém menos que Ian Fleming, mais conhecido como o criador de James Bond. Em 2016, Van Dyke se tornou viral ao realizar uma uma versão a cappella da música tema do filme em um Denny's na Califórnia.

O quadrinho (1969)

Dick Van Dyke, ator e comediante norte-americano, em still publicitário do filme,

Dick Van Dyke em O quadrinho Coleção Silver Screen / Getty

Depois O show de Dick Van Dyke terminou, Van Dyke estrelou O quadrinho , um filme do criador do programa, Carl Reiner. Van Dyke interpretou um comediante da era do cinema mudo e, embora o filme não tenha sido um sucesso, forneceu uma vitrine para as habilidades dramáticas de Van Dyke e passou a ser considerado uma joia escondida. Como disse Reiner, Este filme é para mim muito incomum no sentido de que é a história de uma… pessoa podre, egocêntrica, que é exatamente o que [Dick Van Dyke] não é. E pedimos a ele para tocar isso e ele encontrou o mal dentro de si.

O novo programa de Dick Van Dyke (1971 a 1974)

Dick Van Dyke e Hope Lange em

Dick Van Dyke e Hope Lange em O novo programa de Dick Van Dyke Bettmann/Getty

Van Dyke voltou à TV em 1971 com O novo programa de Dick Van Dyke . Embora o título sugira que foi uma reinicialização ou continuação do programa anterior, na verdade não foi o caso. No entanto, havia muitas semelhanças. Carl Reiner criou o show, e Van Dyke mais uma vez interpretou um homem de família que trabalhava na TV. O show não era tão popular quanto O show de Dick Van Dyke , e terminou após três temporadas.

Van Dyke teve várias apresentações malsucedidas na TV neste período. Em 1976 ele apresentou um programa de variedades de curta duração Van Dyke e companhia , e em 1977 ele se juntou ao elenco de O Show de Carol Burnett perto do final de sua execução.

Em 1988, ele estrelou O show de Van Dyke ao lado seu filho, Barry , mas o show (que mais uma vez, não foi uma reinicialização do original Show de Dick Van Dyke ) foi criticado pela crítica e cancelado após apenas seis episódios.

Diagnóstico de Assassinato (1993 a 2001)

Dick Van Dyke em

Dick Van Dyke em Diagnóstico de Assassinato Bob Riha, Jr./Getty

Em 1993, Van Dyke interpretou um médico solucionador de crimes em Diagnóstico de Assassinato . Seu filho na vida real, Barry, interpretou o filho de seu personagem, um detetive de homicídios. O programa durou oito temporadas, com 178 episódios (mais de O show de Dick Van Dyke !) e vários filmes de TV relacionados. Embora muitos tenham visto um show de mistério como um movimento inesperado para Van Dyke na época, ele descreveu o show como uma alegria e apreciou a oportunidade de brincar com seu filho.

O que Dick Van Dyke está fazendo agora?

Dick Van Dyke não diminuiu o ritmo nos últimos anos e continua fazendo filmes e programas de TV. Em 2018, ele apareceu em O Retorno de Mary Poppins , e só neste ano ele estrelou como convidado em Dias de nossas vidas . Ele até apareceu recentemente em O cantor mascarado !

Dick Van Dyke e Arlene Silver participam da 43ª edição anual do Kennedy Center Honors no Kennedy Center em 21 de maio de 2021 em Washington, DC

Dick Van Dyke e sua esposa, Arlene Silver, em 2021

É difícil acreditar que o charmoso ator está com quase 90 anos e se tornou um farol de envelhecimento gracioso. Em uma entrevista à NPR, Van Dyke disse: É mais da minha natureza ser otimista … Sou uma daquelas pessoas que se levanta do lado direito da cama pela manhã. Levanto-me, tomo uma xícara de café e vou para a academia antes de me convencer do contrário, porque farei isso como qualquer um fará. Seu otimismo é verdadeiramente contagiante, e sempre nos divertiremos com seus olhos azuis cintilantes, sorriso brilhante e domínio absoluto da comédia física.


Leia mais sobre suas estrelas favoritas dos anos 60 aqui!

Robert Redford Young: 20 fotos raras do ícone bonito que roubou nossos corações

Filmes de Paul Newman: 19 fotos raras dos 50 anos de carreira do Screen Idol

Jovem Clint Eastwood: como a lenda ocidental começou

Que Filme Ver?