Médicos revelam um efeito colateral surpreendente da dieta cetogênica + maneiras fáceis de evitá-la — 2024



Que Filme Ver?
 

Sobre 45% das mulheres americanas fazem dieta em qualquer dia , e o plano cetônico com baixo teor de carboidratos é um dos mais populares. E embora tenha ajudado as pessoas a perder muito peso, as mulheres que experimentaram a dieta estão experimentando um efeito colateral inesperado: erupção cutânea cetônica. Conversamos com médicos e especialistas em dieta para descobrir o que causa a erupção cutânea, como tratá-la e como evitá-la. Continue lendo para obter os detalhes.





Qual é a dieta cetônica?

No cerne da dieta cetônica, você limita a ingestão de carboidratos até o ponto em que desencadeia cetose – um estado em que seu corpo queima gordura em vez de açúcar como combustível, observa o cardiologista Bret Scher, MD . Em suma, o plano aconselha garantir que 70% das calorias diárias sejam provenientes de gordura.

Médico osteopata Anna Cabeca, DO , que perdeu 35 quilos com uma dieta cetônica que criou, recomenda comer muitas gorduras saudáveis, como azeite, óleo de coco, abacate e nozes. Você obterá 25% de suas calorias diárias provenientes de proteínas, uma tarefa facilmente realizada incluindo cerca de 4 onças. de carne bovina alimentada com capim, frango ou peru caipira, ovos ou peixe em cada refeição. Então, você obterá 5% de suas calorias diárias provenientes de carboidratos. (Clique para mais dicas fáceis de ceto e saiba como isso ajuda mulheres com mais de 50 anos perdem peso .)



Por que o plano é tão popular? Porque funciona. Pesquisa mostra que uma dieta cetônica ajuda as pessoas perder quatro quilos mais por ano do que aqueles em um regime de baixo teor de gordura. Embora tais resultados sejam impressionantes, há são armadilhas potenciais, adverte futuro residente em dermatologia Hannah Kopelman, DO , apresentador do popular podcast O Clube , que tem como foco o tratamento de doenças dermatológicas com os maiores especialistas da área. (Clique para saber como uma dieta cetônica pode causar urina com cheiro de pipoca .)



Pode haver efeitos colaterais da dieta, incluindo “erupção cutânea cetônica”, clinicamente conhecida como prurigo pigmentoso , uma doença inflamatória da pele caracterizada por um padrão semelhante a uma rede, com coceira, vermelho a marrom, geralmente no tronco, peito ou costas, diz ela. É cerca de duas vezes mais comum em mulheres do que em homens, provavelmente porque estamos simplesmente mais inclinados a ser devotos da dieta cetônica, diz o Dr. Kopelman. Continue lendo para descobrir os culpados por trás dessa erupção cutânea e as etapas fáceis que você pode seguir para acalmá-la.



Relacionado: Sim, a dieta Keto pode afetar sua menstruação – aqui está o que esperar

O que causa erupção cetônica?

Embora o júri (ou seja, a ciência) ainda não tenha decidido exatamente o que a desencadeia, o Dr. Kopelman revela que existe uma forte ligação entre a erupção cutânea e cetose , um estado em que seu corpo obtém energia das gorduras, não dos carboidratos. Parece ser uma reação inflamatória a cetonas , produtos químicos que o corpo produz durante o metabolismo da gordura. As boas notícias? A erupção cetogênica é relativamente rara. Mesmo assim, a tranquilidade não tem preço, principalmente quando se trata da saúde do seu maior órgão: a pele.

Se você desenvolveu recentemente manchas misteriosas irritantes na parte superior do corpo, sua melhor aposta é visitar um dermatologista porque a erupção pode ser causada por qualquer coisa, desde alérgenos no ambiente até seu sabão em pó, observa o Dr. Kopelman. Enquanto isso, ela aconselha ser o seu melhor detetive, identificando alguns sinais reveladores de erupção cetônica:



  • Pápulas ou vesículas (manchas elevadas ou acidentadas)
  • Pele crocante ou escamosa
  • Coceira intensa
  • Manchas vermelhas ou marrons hiperpigmentadas

Relacionado: O que é essa erupção embaixo do seu peito? O que dizem os especialistas e como se livrar disso

O que fazer com erupção cutânea cetônica

A erupção cetogênica tende a desaparecer espontaneamente após apenas algumas semanas, garante o Dr. Kopleman, mas existem estratégias fáceis que você pode usar para ajudar a acalmar a pele e acelerar a recuperação:

1. Compartilhe sua dieta com seu médico

Parece simples, mas o poder da comunicação é talvez a sua primeira e melhor defesa. O que me impressionou durante a minha pesquisa é que a erupção cutânea é muitas vezes subdiagnosticada ou clinicamente ignorada, diz ela, explicando que os médicos tendem a confundi-la com eczema ou dermatite de contato causada por produtos irritantes para a pele. Se você for a um dermatologista, ele provavelmente perguntará sobre os tipos de alimentos que você ingere, mas um médico de atenção primária pode não considerar a dieta como uma causa potencial para sua erupção cutânea.

Se você são diagnosticado com erupção cetônica, seu médico pode prescrever um antibiótico oral como minociclina ou doxiciclina , diz dermatologista e imunologista Delphine J. Lee, MD, PhD , Chefe de Dermatologia e Diretor do Programa de Residência da Centro Médico Harbor-UCLA . Acredita-se que esses medicamentos, que também usamos para o tratamento da acne, atuem no sistema imunológico, reduzindo sua capacidade de causar inflamação – e a coceira da erupção cutânea se deve a essa mesma inflamação, diz ela. Na verdade, um estudo em O Jornal de Dermatologia Clínica e Estética mostraram que pessoas tratadas com 100 a 200 mg de doxiciclina oral diariamente viram a erupção cutânea desaparecer após uma média de 18 dias .

2. Cuide da sua pele

Como acontece com qualquer coisa, desde descamação induzida pelo inverno até eczema com coceira, um hidratante ajuda muito a acalmar erupções cutâneas cetônicas e a melhorar a barreira da pele – a defesa do corpo contra irritantes, incluindo produtos químicos e alérgenos, observa o Dr. Adoro os produtos Vanicream porque são super suaves e livres de corantes e fragrâncias que podem irritar a pele sensível. ( Compre na Amazon , US $ 5,09 por 2 onças) O Dr. Lee observa que você também pode querer trocar o sabonete perfumado por uma opção mais suave, como o Dove sem perfume. Uma palavra de cautela: se você tem pele sensível, experimente primeiro um novo hidratante ou sabonete em uma pequena área da pele, como dentro do braço, apenas para ter certeza de que não irritará você.

Além do mais, quando a pele está inflamada devido a erupção cutânea cetônica, pode haver uma leve e temporária aumentar na pigmentação, um processo chamado hiperpigmentação pós-inflamatória , explica o Dr. A solução aparentemente simples? Protetor solar. Se você estiver exposto à luz ultravioleta do sol sem proteção e também tiver essa resposta pós-inflamatória, estará recebendo uma “dupla dose” de pigmentação que pode deixar manchas marrons ou avermelhadas. Para proteger a pele, ela recomenda aplicar FPS 30 ou superior, mesmo nos meses de inverno. Não se preocupe, a pigmentação acabará desaparecendo, ela promete, acrescentando que o prazo depende de fatores como genética e sensibilidade da pele.

3. Reintroduza carboidratos *bons*

Justamente quando você temia que adotar uma dieta cetônica significasse nunca mais ver seu bagel matinal acenando para você do outro lado da mesa do café da manhã, há esperança para o seu amante de pão interior: a reintrodução gradual de uma quantidade moderada de carboidratos em sua dieta ajuda as cetonas que estimulam a inflamação a sair sua corrente sanguínea, diz o Dr. Kopelman. Na verdade, um estudo no Jornal de Medicina e Saúde Pública do Havaí revelou que as pessoas que adicionaram carboidratos de volta à dieta viram erupções na pele os sintomas melhoram dramaticamente .

E escolher os carboidratos certos significa que você não anulará todos os ganhos (ou, neste caso, perdas!) que obteve ao seguir o regime cetônico, acrescenta o gastroenterologista. Will Bulsiewicz, MD , autor de Alimentado por fibra . Existem vários alimentos que você pode comer e ainda manter a dieta cetônica, ele confirma. Verduras e vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor, por exemplo, são ricos em fibras, pobres em açúcar e fornecem uma boa fonte de carboidratos saudáveis.

4. Considere tomar esses suplementos

Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a manter a saúde da pele e a reduzir a inflamação, observa o Dr. Procure consumir cerca de 250 a 500 miligramas de EPA e DHA diariamente. Uma opção : NOW Foods, Ultra Omega-3, 500 EPA / 250 DHA ( Compre na Amazon, US$ 22,94 por 180 cápsulas moles).

Outro suplemento a considerar: enzimas digestivas da bile de boi. Eles facilitam a saúde da vesícula biliar para ajudá-la a digerir melhor a gordura, explica praticante de medicina funcional Lauryn Lax , autor de Comer saudável está matando você . Isso é importante porque a quebra da gordura reduz com mais eficiência a inflamação que se acredita causar erupção cutânea cetônica. Lax recomenda tomar uma cápsula de enzimas biliares de boi diariamente com uma refeição. Uma opção : Herbage Farmstead, suplemento de bile de boi, 500 mg ( Compre na Amazon , US$ 12,99 por 60 cápsulas).


Para saber mais sobre a dieta cetônica, continue lendo:

Esta sopa Keto Detox facilita a perda rápida de peso - sem sentir fome

Perdi 224 libras – mais da metade do meu tamanho! - Com este Keto Hack que curou meus desejos

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?