Smokey Robinson admite que 'My Girl' não é sobre uma mulher e foi escrito para as tentações — 2024



Que Filme Ver?
 

É quase impossível pensar na música 'My Girl' sem cantarolar imediatamente as primeiras notas de seu riff de abertura icônico.





A música foi lançada em 1964, tornando-se um dos maiores sucessos da Motown de Berry Gordy - 'My Girl' tornou-se um single mais vendido e, em 1965, subiu ao topo das paradas da Billboard, tornando-se o primeiro The Temptations música número um e marcou a primeira vez que o próprio selo conseguiu um hit número um com um de seus grupos vocais masculinos. Ainda hoje, mais de 50 anos após seu lançamento, “My Girl” ainda se destaca, figurando entre as melhores músicas de todos os tempos. Ainda é uma música que fica gravada na cabeça e no coração por todas as gerações.

GRAMMY.com



Uma grande parte do sucesso da música foi seu escritor, Smokey Robinson, que foi um dos grandes compositores / produtores da Motown na época; ele também era o vocalista de seu próprio grupo vocal, os Milagres. Embora ele pudesse ter usado a música para seu próprio grupo cantar, Smokey nunca teve a intenção de manter 'My Girl' para si mesmo - sempre foi feito para seus chamados concorrentes.



Muitos acreditam que a melodia contagiante foi escrita por Smokey Robinson, sobre mulheres. Afinal, quem não ficaria com um título como 'Minha garota?' Mas em uma entrevista de 2015, Robinson esclareceu que a melodia, na verdade, foi escrita para seus executantes finais, as Tentações.



Pedra rolando

Como Smokey explica, “ele estava tão apaixonado pelos vocais do grupo que simplesmente teve que escrever uma música para eles”. Robinson explicou que qualquer escritor ou produtor pode ir até um artista com uma música. Isso gerou competição, e assim os artistas escolheriam as músicas que eles acreditavam que estariam no topo das paradas. A competição da Motown pode ter sido acirrada, mas era incrivelmente comum para todos trabalharem juntos em um esforço colaborativo para ganhar ouro com um grande sucesso, por sua vez, produzindo singles de maior sucesso, um dos quais incluía “My Girl”.

Smokey Robinson David Ruffin tentações apollo theatre rjt4.tumblr.com (GramUnion)



“Não seria nada para nós entrar em estúdio e ajudar um de nossos concorrentes com uma música em que eles estavam trabalhando, com um artista em que estávamos trabalhando”, diz Smokey. 'Todos nós fizemos isso, uns pelos outros.'

Na verdade, a política da Motown era que ninguém tivesse um bloqueio em um determinado artista; qualquer escritor ou produtor poderia escolher trabalhar com qualquer artista disposto. Foi o que aconteceu com Smokey e The Temptations. Ele escreveu deliberadamente “My Girl” para eles.

“Se não fosse pelo The Temptations, eu nunca teria escrito 'My Girl'”, diz Smokey.

http://musicindustryquarterly.com/

Páginas:Página1 Página2

Barra Lateral Primária

Que Filme Ver?