LeVar Burton 'Star Trek: The Next Generation' tem 66 anos e chorou ao retornar à Frota Estelar — 2024



Que Filme Ver?
 

Poucas pessoas lançaram bases tão formativas quanto LeVar Burton, que possui uma das carreiras mais pioneiras do mercado. Seu trabalho como um exemplo brilhante a seguir inclui seu tempo em Jornada nas Estrelas: A Próxima Geração mas suas outras realizações igualam - e às vezes eclipsam - este trabalho. Que outros feitos titânicos Burton realizou ao longo de sua carreira de ator?





Burton nasceu como Levardis Robert Martyn Burton Jr. em 16 de fevereiro de 1957, em Landstuhl, Alemanha Ocidental, onde seu pai trabalhava como fotógrafo para o Corpo de Sinalização do Exército dos EUA. Sua mãe, por sua vez, trabalhava com pessoas e as ajudava a crescer, atuando como assistente social, administradora e educadora. Burton também tem duas irmãs, com quem foi criado pela mãe em Sacramento, Califórnia.

LeVar Burton é cego?

  RAÍZES

ROOTS, 1977 / Coleção Everett



A entrada de Burton nos holofotes aconteceu em 1976 Quase um homem antes de conseguir seu papel de destaque no ano seguinte como um jovem Kunta Kinte no ABC's Raízes . O próprio Burton chamadas seu primeiro dia de trabalho como Kunta foi o início de sua carreira. Que começo para ter, com Cicely Tyson e Maya Angelou para aprender com . “Eles me educaram”, disse Burton sobre os dois. Raízes viria a receber dezenas de prêmios, com Variedade dando uma homenagem especial a Burton por seu desempenho 'eficaz'. Por seu trabalho, Burton foi indicado ao Primetime Emmy Award de Melhor Ator Principal por uma Única Aparição em Drama ou Série de Comédia.



  STAR TREK: A PRÓXIMA GERAÇÃO, LeVar Burton

STAR TREK: A PRÓXIMA GERAÇÃO, LeVar Burton, Temporada 3, 1989-1990. (c) Fundamental. Cortesia: Everett Collection



RELACIONADO: O elenco de 'Star Trek: a próxima geração' antes e agora 2023

Então, naturalmente, quando Jornada nas Estrelas: A Próxima Geração O Criador Gene Roddenberry saiu em uma missão para escalar alguém como Tenente Júnior Grau Geordi La Forge, ele sabia para onde ir e abordou Burton especificamente para o papel. Mais uma vez, Burton desempenha um papel crítico em dar rostos e experiências sub-representadas uma plataforma nacional não apenas para contar suas histórias, mas um lugar para prosperar. Geordi era visivelmente cego, com visão concedida por meio de seu dispositivo VISOR. Isso apresentou ao público um personagem com deficiência que ainda assim teve sucesso e era digno de sua admiração e amor. Isso está em cima de Jornada nas Estrelas O abraço descarado de pessoas de todas as origens, seja cor, etnia, gênero e afins.

Ao mesmo tempo, deu a Burton uma visão única da vida de um indivíduo cego. Ironicamente, usando o dispositivo VISOR, a capacidade de visão de Burton tornou-se gravemente prejudicada. “Esbarrei em tudo na primeira temporada – suportes de luz, microfones suspensos, cabos aos meus pés – tropecei em tudo”, Burton revelado , “Eu andei e às vezes esbarrei em paredes e peças de cenário. Foi muito, muito difícil.”

Depois de Star Trek, LeVar Burton corajosamente foi onde outros podem seguir

  Burton continuou a inspirar depois de Star Trek através de Reading Rainbow

Burton continuou a inspirar depois de Star Trek através de Reading Rainbow / © PBS/cortesia Coleção Everett



Burton desenvolveu uma plataforma excepcionalmente poderosa, cujo significado ele estava muito ciente. Os fãs podem entender o impacto Jornada nas Estrelas: A Próxima Geração tive para aqueles que precisavam de um impulso motivacional, observando a reação do próprio Burton a isso. “O que Gene Roddenberry estava me dizendo era: ‘Quando o futuro chegar, haverá um lugar para você’, ele refletiu uma vez. Ele deu esse mesmo acesso a um futuro promissor a inúmeras pessoas quando, em 83, tornou-se apresentador e produtor executivo de Lendo o arco-íris .

A série foi exibida na PBS por 23 temporadas e incentivou o amor pela leitura e a alfabetização entre os jovens telespectadores. A dedicação de Burton à educação e sua paixão pela literatura fizeram Lendo o arco-íris um programa amado e um recurso valioso para crianças e pais. Quando terminou, um Kickstarter, apoiado por Burton e vários outros ex-colegas, foi lançado em maio de 2014 para trazê-lo de volta, desta vez com mais ênfase em uma presença online em resposta ao aumento da importância de computadores e dispositivos móveis inteligentes.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Fatherly (@fatherly)

Enquanto isso, Burton continuou construindo uma sólida carreira de ator e uma vida pessoal familiar. Os outros créditos de Burton incluem a interpretação de Martin Luther King Jr. no filme de 2001. Ou , e Tommy Price em Steve McQueen's O caçador , pelo qual ganhou o NAACP Image Award de Melhor Ator.

Burton tem se dedicado tanto à família quanto à carreira, casando-se e apoiando Stephanie Cozart desde 1992. Burton tem dois filhos, incluindo a filha Mica, nascida em 94. Como seu pai, Mica está familiarizada com os holofotes, embora ela tenda a se ater ao conteúdo de jogos e tenha sido anfitriã de Achievement Hunter, The Know e da Overwatch League.

Hoje, Burton tem 66 anos e não mostra sinais de desaceleração. Em 2020, começou a dirigir a série documental Frente dupla War e ele fez o trabalho de narração para Nos anéis de Saturno . Os fãs o viram apresentar brevemente Perigo! quando o programa passou pelos apresentadores convidados para encontrar um substituto para o falecido Alex Trebek e ele assumiu o icônico visor de LaForge por quatro episódios de Jornada nas Estrelas: Picard , hospedado no Paramount Plus.

O showrunner da terceira temporada, Terry Matalas, relembrou uma ligação emocional do Zoom entre os dois enquanto Matalas apresentava a trama para Burton. “Apresentei a ele esse grande momento no final da temporada e, quando terminei, havia lágrimas em seus olhos”, compartilhou Matalas. “Percebi que acabei de fazer Geordi La Forge chorar com essa história. E então eu comecei a chorar.”

  Star Trek ator LeVar Burton com sua esposa Stephanie Cozart Burton e filha Mica

O ator de Star Trek LeVar Burton com sua esposa Stephanie Cozart Burton e sua filha Mica / ImageCollect

Que Filme Ver?