'All in the Family' quebrou todo tabu na TV: 'Eles tocavam aquele banheiro como um instrumento de percussão' — 2024



Que Filme Ver?
 
carroll-o-connor-all-in-the-family

Para a CBS, o primeiro Década de 1970 representou uma época de mudanças tremendas que impactariam a televisão como um todo. Para começar, novo presidente de programação de rede Fred Silverman iniciou o chamado “expurgo rural”, que viu o cancelamento de uma série de programas bem avaliados como Acres verdes e The Beverly Hillbillies . Seu desejo era se afastar dos espectadores mais velhos do meio-oeste e começar a atrair o público mais jovem, o que significava trazer séries modernas e mais ousadas como The Mary Tyler Moore Show e Todos na família .





Criado por Norman Lear, Tudo na família, em particular, saiu de seu caminho para abordar assuntos que nenhum outro programa faria, como racismo, a Guerra do Vietnã, o presidente Richard Nixon e conservadorismo versus liberalismo - ao mesmo tempo enraizando tudo na realidade. Isso foi feito graças ao elenco de atores como Carroll O’Connor , Jean Stapleton, Sally Struthers , e Rob Reiner, roteiros brilhantes e pequenos detalhes como, novamente, ser o primeiro show da história a apresentar o som de uma descarga no banheiro.

RELACIONADOS: ‘All in the Family’: Relembrando a morte de Edith Bunker com Jean Stapleton



jean-stapleton-carroll-o-connor all-in-the-family

ALL IN THE FAMILY, a partir da esquerda: Jean Stapleton, Carroll O’Connor, 1971-79.



O historiador e autor da TV Jim Colucci, cujos livros incluem Golden Girls Forever: Um olhar não autorizado por trás do Lanai e o companheiro de 50 anos do próximo ano para Todos na família , que ele está colaborando com Norman Lear on, relata uma história sobre o censor da rede na época, William H. Tankersley.



Jim diz: “ Todos na família foi feito como piloto no ABC duas vezes com dois Mikes e Glorias diferentes, e o ABC o reprovou nas duas vezes. Mas com Silverman, o momento para Todos na família foi perfeito, então a CBS queria fazer um terceiro piloto e obviamente isso lançou a série. Mas quando foi mostrado a esse cara, William Tankersley, ele ficou um pouco horrorizado e não podia acreditar que eles queriam dar sua bênção. ”

Ao contrário dos Bradys, pelo menos os Bunkers tinham banheiro!

elenco completo

ALL IN THE FAMILY, da esquerda: Sally Struthers, Jean Stapleton, Rob Reiner, Carroll O’Connor, 1971-79.

Em sua entrevista para o Archive of American Television, Tankersley explica que estava a caminho de Washington DC para falar sobre violência na televisão e seria castigado por isso na frente do governo. Então ele disse ao chefe: 'Já estamos com problemas e você joga esta em mim? Isso é incrível: piadas grosseiras e grosseiras e usando o autoclismo como música de bridge ”.



all-in-the-family-sally-struthers-rob-reiner

ALL IN THE FAMILY, a partir da esquerda: Sally Struthers, Rob Reiner, 1971-79.

“Agora, não sei o que ele quis dizer com isso, porque não há flush no piloto original”, observa Jim. “Talvez tenha sido algo que foi retirado ou ele poderia ter confundido olhando para trás que havia um. Mas o que acho tão interessante sobre a época é que o original Todos na família piloto, o primeiro, foi filmado em setembro de 68. O próximo piloto que fizeram na ABC foi filmado em fevereiro de 1969, acredito. E o piloto que foi para a série foi filmado em 1970. É a mesma hora que The Brady Bunch estava no ar. Esse programa foi lançado em setembro de 1969 e, como todo mundo brinca, aquelas crianças devem ter sofrido alterações anatômicas, porque seis crianças podiam dividir um banheiro Jack e Jill que não tinha banheiro .

Greg Brady, Marcia Brady, muitas coisas no balcão, mas sem banheiro! (Distribuição de televisão CBS)

“Na verdade”, ele acrescenta com uma risada, “as únicas coisas que vimos as crianças fazerem lá, a única vez em que brigavam pelo banheiro, era para escovar os dentes ou pentear o cabelo. Mas eles aparentemente não deixaram sair nenhum tipo de excremento. Em qualquer caso, os dois programas estavam indo ao ar ao mesmo tempo; uma estreou em 1969 e outra em 71. Então você teve duas visões da América, e duas visões do que fizemos no banheiro, transmitindo na televisão americana ao mesmo tempo. Uma era a versão antiquada e higienizada e a outra era mais ousada e mais honesta. ”

Humor de banheiro

carroll-o-connor completo

ALL IN THE FAMILY, Carroll O’Connor, 1971-1979

Jim continua: “Outra coisa interessante sobre Todos na família é que esses escritores não apenas colocaram a descarga do vaso sanitário para adicionar alguma verossimilhança ao show, mas também tocaram o vaso sanitário como um instrumento de percussão. Eles transformaram isso em uma piada. Assim como as novelas usariam música de órgão, Todos na família usaria 'música' de banheiro. E enquanto as novelas usariam a música do órgão para sintetizar o drama, Todos na família usaria o banheiro como uma piada para sintetizar a comédia. E há ótimos exemplos disso. ”

Um dos melhores, diz ele, aconteceu em um episódio da primeira temporada em que há uma série de piadas durante as quais Edith está ligando para Archie no banheiro, dizendo: 'Archie, você vai sair em breve?' ao que ele responde: 'Por que, você está vendendo a casa?' Há uma série de trocas nesse sentido antes de ouvirmos o som de descarga.

flashback-de-tudo-em-família-para-glorias-dia do casamento

ALL IN THE FAMILY, Carroll O’Connor, Sally Struthers, TV, 1971-1979.

Em outro episódio, há um flashback do casamento de Mike e Gloria na casa do Bunker. Edith está tocando piano e é a deixa de Gloria descer as escadas com seu pai para a sala de estar. Edith está tocando a música repetidamente e não há Gloria. Finalmente, ela chama escada acima e Gloria grita: 'Estou esperando o papai.' E então você ouve a descarga do banheiro.

The Perfect Flush

Jim explica: “O que um dos diretores assistentes do programa me disse para o meu livro é que eles queriam o efeito sonoro do autoclismo que escolheram ser o mais gigante possível, porque quanto maior, mais engraçado. Considerando que todos nós sabemos o que uma descarga de banheiro moderna soa, eles pensaram: 'Bem, podemos nos safar, porque em uma casa velha em Queens como essa, talvez eles tivessem um tipo de banheiro realmente antiquado com um tanque ligado o teto e você tem que puxar a corrente, a água desce correndo e faz aquele rugido gigante. então isso é o efeito sonoro que escolheram: o maior e mais ruidoso flush que puderam encontrar. ”

tudo-na-família-archie-and-baby-joey

ALL IN THE FAMILY, Carroll O’Connor, 1971-1983

Contrastando com isso, ele aponta para o episódio da sexta temporada em que o filho de Gloria e Mike, Joey, nasce, que também tem Archie em uma história insana de sua autoria. “Archie está evitando seus irmãos de loja, porque eles querem que ele participe do show de menestréis”, diz Jim. “Eles já apareceram de blackface e Archie não se opõe a blackface, ele está nervoso demais para subir no palco. Então ele está se escondendo no banheiro, fingindo estar doente. Nós o vemos parado ao lado do banheiro, dando descarga, e é um banheiro moderno e completamente típico. É a única vez que me lembro de ter visto o Todos na família banheiro.'

E tudo isso é algo que o público, e História da TV, nunca vou esquecer.

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?