William Frawley: 15 fatos sobre a amada estrela de ‘I Love Lucy’ e ‘My Three Sons’ — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você procurasse a palavra mesquinho, não há dúvida de que encontraria uma foto do ator William Frawley. E a verdade é que sua personalidade na vida real alimentou diretamente seus dois personagens mais famosos da televisão, Fred Mertz, em um dos maiores sucessos clássicos da TV, Eu amo Lucy ; e Michael Francis Bub O’Casey no programa de longa data de Fred MacMurray, Meus três filhos .





Ao mesmo tempo, foi essa parte de sua personalidade que acabou encantando o público e o manteve no ar de forma bastante consistente entre Lúcia a estreia em 1951 e sua saída do Meus três filhos em 1965. E, no entanto, apesar desses sucessos, havia muito mais em sua vida e carreira do que a maioria das pessoas provavelmente imagina. Para corrigir isso, verifique os 15 fatos a seguir sobre William Frawley.

(DEVE LER: Seriados de TV dos anos 1950 - 40 programas clássicos (e não tão clássicos) e onde transmiti-los )



1. Sua mãe acreditava que o mundo da atuação igualava o pecado

William Frawley

William Frawley, por volta de 1951Imagens Getty



Nascido William Clement Frawley em 26 de fevereiro de 1887 em Burlington, Iowa, ele cantou no coro da Igreja Católica de St. Paul, o que o levou a buscar papéis em shows apresentados em teatros locais. Isso enfureceu sua mãe, pois ela acreditava que o mundo da atuação era o caminho para o pecado.



Para acalmá-la, ele conseguiu um emprego como estenógrafo na Union Pacific Railroad, em Omaha, Nebraska. Depois disso, mudou-se para Chicago, onde trabalhou como repórter judicial e ao mesmo tempo conseguiu ser contratado para cantar em uma comédia musical teatral. A princesa paquera . No entanto, ainda procurando fazer sua mãe feliz, ele encontrou emprego em outra empresa ferroviária e mudou-se para St. Louis, Missouri.

2. As coisas começaram para ele no vaudeville

Por um breve período, William e seu irmão Paul criaram um vaudeville ato, que terminou quando Paul foi chamado para casa pela mãe. William, no entanto, decidiu seguir em frente, escrevendo um roteiro intitulado Diversão em uma agência de vaudeville , que foi vendido por US$ 500. Sem dúvida serviu como prova de que ele tinha talento, mas só precisava provar isso para o resto do mundo.

3. Ele se casou com sua única esposa em 1914

William Frawley com a ex-esposa Edna Louise Broedt

William Frawley com a ex-esposa Edna Louise Broedt, 1917Cortesia de Geoffrey Mark



Enquanto trabalhava no vaudeville, Frawley conheceu e se casou com a mulher que acabaria sendo sua única esposa: Edna Louise Bloedt. Eles decidiram criar o que foi descrito como uma comédia leve, com canto, dança e tamborilar, sob o nome de Frawley e Louise, que se apresentaram por todo o país. As coisas não deram certo para eles quando se separaram em 1921 e se divorciaram em 1927.

Isso é apenas uma suposição, mas a causa pode muito bem ser um problema crescente com a bebida por parte de Frawley. Na verdade, ele foi demitido do show da Broadway Esse é meu bebê depois de dar um soco no nariz do ator Clifton Webb. Uma coisa nós fazer O que sabemos é que quando ele apareceu em um episódio de 1961 de Esta é sua vida , eles a trouxeram de surpresa e ele ficou absolutamente furioso.

4. Broadway foi um objetivo que ele alcançou

William Frawley, 1938

Bing Crosby, com William Frawley e John Gallandeth em uma partida de futebol, 1938Arquivo Hulton/Imagens Getty

Ele continuou a cantar, conseguindo um emprego em um café em Denver. Foi lá que conheceu um pianista chamado Frank Rather, a dupla decidindo ir para São Francisco com uma banda chamada A Man, a Piano and a Nut. Então, em 1925, ele se viu na Broadway no show Feliz, feliz seguido pela Século XX em um papel dramático.

5. William Frawley queria entrar em Hollywood

John Wayne e William Frawley

John Wayne, Russell Hicks e William Frawley em Chama de Barbara Coast, de 1945©Republic Pictures/cortesia MovieStillsDB.com

Aparecendo em diversos curtas-metragens, em 1933 participou do musical Universal Luar e pretzels . Isso resultou em sua mudança para Los Angeles, onde assinou um contrato de sete anos com a Paramount Pictures e se viu imerso em Hollywood. Entre 1933 Inferno e águas altas e 1951 Ruibarbo , ele trabalhou como ator em mais de cem filmes (incluindo o original Milagre na Rua 34 ). Ele nunca foi uma estrela, mas trabalhou de forma bastante consistente.

(DEVE LER: Milagre na Rua 34 - 10 fatos pouco conhecidos sobre o clássico de Natal )

6. No início da década de 1950, ele estava em uma encruzilhada na carreira

William Frawley como Michael ‘Bub’ O’Casey no seriado de TV ‘ Meus três filhos , por volta de 1963Coleção Silver Screen / Imagens Getty

Apesar do número de créditos que acumulou, no início da década de 1950 sua carreira cinematográfica desacelerou, o que é a principal razão pela qual ele começou a olhar para a televisão como uma possibilidade. Com William Frawley na época, o historiador da cultura pop e O livro de Lucy autor Geoffrey Mark, temos um homem de 60 e poucos anos. Ele esteve em cem filmes. Ele esteve no palco do vaudeville. Ele era um belo cantor e dançarino que apresentou as canções ‘Carolina in the Morning’ e ‘My Melancholy Baby’.

Ele acrescenta: Ele tinha acabado de fazer um grande filme de Bob Hope na forma de O garoto gota de limão , mas ele está começando a ganhar a reputação de ser alcoólatra e pouco confiável. As peças não são tantas como costumavam ser, o que acontece de qualquer maneira. No show business; você chega a uma certa idade e eles simplesmente não têm tantas partes de velho quanto de jovem.

7. Ele teve que negociar para ingressar Eu amo Lucy

William Frawley e Desi Arnaz

William Frawley e Desi Arnaz em um momento colorido de I Love Lucy, 1953©CBS;/cortesia MovieStillsDB.com

Lendo sobre Eu amo Lucy nos negócios de Hollywood, e reconhecendo que foi baseado no programa de rádio Meu marido favorito, ele presumiu que precisariam de um casal mais velho para contracenar com Lucille Ball e Desi Arnaz.

Ele se encontrou com Arnaz e perguntou: O que esses outros caras que você está considerando têm e eu não? Ao que, segundo Marcos, ele respondeu: Não é o que eles têm que você não tem, é o que eles têm. não tem o que você faz: seu alcoolismo. Estou investindo meu dinheiro nisso e não posso me dar ao luxo de errar.

Eles chegaram a um acordo, diz Mark, de que William Frawley poderia interpretar Fred Mertz, mas na primeira vez ele perdeu qualquer coisa porque ele estava bêbado - poderia ser uma linha de diálogo, uma deixa, aparecer bêbado no ensaio - ele perderia o pagamento daquela semana pela primeira infração. Se houvesse um segundo, ele seria demitido e Desi garantiu-lhe que faria com que Bill fosse rejeitado em Hollywood.

(DEVE LER: Segredos dos bastidores dos 10 mais engraçados Eu amo Lucy Episódios)

8. William Frawley contranegociou com Desi Arnaz

William Frawley com Abbott e Costello e Joe DiMaggio

Joe DiMaggio retratado com a equipe de comédia Abbott e Costello e o ator William Frawley, nesta foto sem data(Fotos do estúdio esportivo/Getty Images

Rindo Geoffrey Mark, Bill disse: 'Aqui está minha contraproposta: eu concordo com tudo isso, mas se enquanto eu trabalhar para você o New York Yankees estiver na World Series, você tem que me conseguir ingressos, você tem que me enviar lá na primeira classe e me hospedaram.' Eles apertaram as mãos e os Yankees estavam na World Series todos os anos Eu amo Lucy estava.

Mas a verdade é que Bill Frawley era um Tremendo homem talentoso e Desi sabia que ele seria um trunfo para seu show. Seu ponto de vista sardônico da vida era perfeito para Fred Mertz. Ao mesmo tempo, ele não era um homem fácil de trabalhar. Ele era muito obstinado, não se importava particularmente com as pessoas. Ele gostava de sair com seus amigos irlandeses de bebida e de jogo. Ele era totalmente misógino, mas se houvesse uma garota bonita por perto, ele se tornava charmoso. Caso contrário, ele não poderia ser incomodado. Então, os escritores escreveram muito disso em Fred Mertz, que se desenvolveu com base nas características reais de personalidade que Bill Frawley tinha.

(DEVE LER: Desi Arnaz - Eu amo Lucy Biógrafo lembra ‘O Príncipe de Cuba’, EXCLUSIVO)

9. Ele odiado Viviane Vance

Não é nenhum segredo que William Frawley odiava Vivian Vance, a mulher que retratou seu Eu amo Lucy esposa Ethel Mertz. Mas o motivo desse ódio? Explica Mark: Essa antipatia começou na primeira chegada de Vivian ao estúdio, onde lhe disseram que Bill interpretaria seu marido, ao que ela comentou: ‘Marido? Aquele velho idiota pode ser meu avô!

Querendo provar a todos que seria confiável, Frawley foi o primeiro a chegar naquele dia e a ouviu. Ele pegou aquele comentário, diz Mark, e acabou odiando Vivian Vance com uma vingança que durou o resto da vida.

(DEVE LER: Vivian Vance e Lucille Ball quase não eram a dupla icônica de que nos lembramos )

10. Uma série semanal foi um desafio para ele

Para um homem de 60 anos que bebia demais, era um desafio conseguir um roteiro na segunda-feira e memorizá-lo na quinta-feira com bloqueios e, ocasionalmente, músicas e danças que precisavam ser bem executadas.

Ele os executou lindamente, opina Mark, mas foi difícil para ele se concentrar. Havia semanas em que ele estava olhando para um roteiro e Vivian dizia: 'O que você está fazendo?' e ele dizia: 'Estou olhando minhas falas.' E Vivian se virava e dizia: 'Bill , esse foi o roteiro da semana passada. Seguimos em frente, garoto.

11. William Frawley parou de gostar Eu amo Lucy

Um ponto que Mark ressalta é que, com o passar do tempo, ele sentiu Eu amo Lucy estava se repetindo; que as primeiras temporadas foram engraçadas, mas depois de um tempo para ele, como ator, ele ficou entediado com seu trabalho. Ele estava ganhando um bom dinheiro; tanto ele quanto Vivian obtiveram aumentos tremendos conforme o show avançava e eles estavam fazendo comerciais e ganhando dinheiro extra por isso, mas ele estava tão cansado desse show e de estar tão ligado a Vivian.

12. Vivian Vance torpedeou um possível spin-off com Fred e Ethel

William Frawley e Vivian Vance

William Frawley e Vivian Vance frequentemente batiam de frente em I Love Lucy, década de 1950George Rinhart/Corbis via Getty Images

Como Eu amo Lucy estava entrando em seus últimos dias, a produtora Jess Oppenheimer teve a ideia de um spinoff que focaria em Fred e Ethel. Frawley gostou da ideia porque queria o dinheiro, mas Vance não queria nada com isso ou ele . Ela não suportava trabalhar com a negatividade e a boca suja dele, ressalta Mark, então ele ficou ressentido ainda mais com isso.

13. William Frawley tornou-se Bub em Meus três filhos

O elenco de Meus Três Filhos

Parte do elenco do seriado de TV americano ‘My Three Sons’, por volta de 1963Coleção Silver Screen / Imagens Getty

Mesmo que o spin-off de Mertz não tenha acontecido, seu tempo Eu amo Lucy tornou mais fácil encontrar seu próximo emprego, interpretando Bub, avô dos meninos Douglas em Meus três filhos . A premissa da série - que durou de 1960 a 1972 - é que o viúvo Steve Douglas (Fred MacMurray) está criando seus três filhos Mike (Tim Considine), Robbie (Don Grady) e Chip (Stanley Livingston), eventualmente adotando Ernie Thompson ( Barry Livingston). O show apenas acompanhou a família em suas aventuras suavemente cômicas.

William Frawley e Stanley Livingston

William Frawley e Stanley Livingston no início dos anos 1960Cortesia de Stanley Livingston

Disse Stanley Livingston sobre trabalhar com ele, quando fui contratado Meus três filhos e depois descobri que ele seria o avô, fiquei maravilhado. Eu não tinha certeza de como ele ficaria; Eu simplesmente sabia que gostava dele. Na verdade, ele era meu personagem favorito em Eu amo Lucy — Eu só gostei do mau humor estranho dele, que achei engraçado. E o que você viu no programa refletia muito bem como ele era na vida real. Menos as palavras de quatro letras.

Barry Livingston, William Frawley e Stanley Livingston

Hora da festa para Barry Livingston, William Frawley e Stanley Livingston, início dos anos 1960Cortesia de Stanley Livingston

Adiciona Barry Livingston: Ele era um cara que saiu da Depressão. Ele era um maluco duro e não aceitava nenhuma grosseria de ninguém, e foi chocante que ele tenha escapado impune de muitas das travessuras que aconteceram assim que ele atingiu a maioridade. Isso se devia principalmente ao consumo de álcool, mas ele também era um grande brincalhão e era genuinamente divertido.

(DEVE LER: Meus três filhos As estrelas Stanley e Barry Livingston revelam 10 segredos dos bastidores da sitcom clássica )

14. O declínio da saúde resultou na saída de William Frawley do programa

Stanley Livingston não tem nada além de boas lembranças do homem que jogou

Um belo momento entre William Frawley e Stanley Livingston, início dos anos 1960Cortesia de Stanley Livingston

Cinco temporadas depois, William Frawley teve que sair Meus três filhos , principalmente porque sua saúde estava em declínio e ele não conseguia passar no exame físico do estúdio para que o seguro permanecesse. Bill teve um derrame e foi decidido mutuamente que o trabalho era demais para ele. Ele ainda conseguia andar e falar, mas seu ritmo e energia de comédia estavam fracos, diz Mark. Você pode ver na tela que Bill está mais lento. Ele não está caído, não está pronunciando as palavras, mas a casca não estava mais lá. Dava para ver isso, então eles trouxeram William Demarest como seu irmão, que deveria ajudar enquanto Bub estivesse na Irlanda.

Observa Stanley Livingston: O que fiquei pensando é que Bill não era casado. Ele não tinha filhos ou netos. Tudo o que ele realmente tinha naquela época era Meus três filhos , e quando eles tiraram isso dele, ele realmente não tinha motivos para viver.

15. A última aparição de William Frawley na tela foi com Lucy

Frawley fez sua última aparição na tela em um episódio de O show de Lucy , Acompanhamento de Lucille Ball para Eu amo Lucy , e uma cena com ela e Ann Sothern. Detalhes Mark, O episódio envolve um cavalo de corrida e eles vão para a pista. Eles se aproximam de um cara que está de costas para eles e dizem: ‘Com licença, senhor, estamos procurando...’, e o cara se vira e é Bill Frawley, apoiado em uma vassoura para se manter firme.

Lucille Ball (1911 – 1989) abraça o americano William Frawley (1887 – 1966) em 1953Arquivo Hulton/Imagens Getty

Ele tem algumas falas e parece ótimo; ele não parece doente e o público adorou vê-lo. Lucille Ball se vira para Ann Sothern e diz: 'Sabe, ele me lembra alguém que eu conhecia.' Portanto, a piscadela para o público sobre Fred Mertz está lá e até mesmo nos créditos finais, em vez de dizer, 'com William Frawley ,' diz: 'Nosso próprio William Frawley.' E essa foi a última coisa que ele fez. Ele literalmente morreu passeando pelo Hollywood Boulevard.

Ele faleceu em 3 de março de 1966, aos 79 anos.

Que Filme Ver?