‘Milagre na Rua 34’: 10 fatos pouco conhecidos sobre o clássico de Natal — 2025



Que Filme Ver?
 

Se você classificasse seus filmes de Natal favoritos, provavelmente a lista incluiria É uma vida maravilhosa, Uma história de Natal e Milagre na Rua 34 . Esse último filme, lançado originalmente em 1947, resistiu absolutamente ao teste do tempo como os outros e é tão encantador para as famílias hoje quanto era há tantos anos.





Milagre na Rua 34 se passa entre o Dia de Ação de Graças e o Natal na cidade de Nova York, com a Macy's - incluindo seu desfile anual do Dia de Ação de Graças - servindo como pano de fundo. Nele, um homem se identificando como Kris Kringle ( Edmundo Gwenn ) acaba bancando o Papai Noel no desfile e é então bom nisso, que a loja de departamentos o contrate para ser o Papai Noel da loja para interagir com as crianças.

Isso cria um relacionamento entre ele, a diretora do evento Doris Walker (Imagem: Twitter) Maureen O’Hara ), sua filha, Susan ( Natalie Madeira ) e vizinho de apartamento (e advogado) Fred Gailey ( John Payne ). À medida que as coisas se desenrolam, Kris é levado a julgamento e Fred tem que refutar a ideia de que o homem é não Papai Noel, enquanto Kris tenta simultaneamente fazer Susan acreditar.



Pode não garantir lágrimas da mesma forma que a conclusão do É uma vida maravilhosa faz, mas este absolutamente faz sua mágica, e agora é sua chance de aprender algumas coisas sobre Milagre na Rua 34 que você talvez não soubesse antes.



1. Origem de Milagre na Rua 34

Maureen O.

Maureen O'Hara, John Payne e Edmund Gwenn, 1947©20th Century Fox/cortesia MovieStillsDB.com



Ao discutir o filme, AMCs História de fundo ofereceu esta inspiração para o filme: A história de Milagre na Rua 34 começou, apropriadamente, na véspera de Natal de 1944. Naquela noite, o roteirista Valentim Davies percorreu uma loja de departamentos lotada em Los Angeles, em busca de um presente de Natal para sua esposa. O comercialismo era tão pesado e desenfreado que ele pensou: ‘Puxa, foi isso que aconteceu com o Natal? Eu me pergunto o que o Papai Noel pensaria se tivesse visto tudo isso.’ Isso despertou a ideia, que ele compartilhou com o diretor George Selton, que achou que daria um ótimo filme. Um ano depois, em julho de 1946, a história deles foi escolhida por 20ºSéculo Fox.

2. Filmado no local do Desfile do Dia de Ação de Graças da Macy's

Edmund Gwenn como Kris Kringle

Edmund Gwenn como Kris Kringle.©20th Century Fox/IMDB

Ao contrário de muitos filmes que teriam simplesmente reencenado um evento ocorrido em sua história, os produtores de Milagre na Rua 34 decidiu filmar em locações na cidade de Nova York durante o Desfile do Dia de Ação de Graças da Macy's de 1946 como estava acontecendo. Em seu livro de memórias, ' Ela mesma: uma autobiografia , Maureen O’Hara escreveu: Foi uma luta louca conseguir todas as fotos que precisávamos, e conseguimos fazer cada cena apenas uma vez. Estava muito frio naquele dia e Edmund e eu invejamos Natalie e John Payne, que assistiam ao desfile pela janela. Nove câmeras ao todo foram usadas para capturar rapidamente as imagens necessárias do desfile.



3. Havia títulos alternativos para Milagre na Rua 34

Maureen O.

Um momento de bastidores entre Maureen O’Hara e Edmund Gwenn.©20th Century Fox/cortesia MovieStillsDB.com

Durante o período de desenvolvimento do filme, o projeto passou por vários títulos antes de chegar ao Milagre na Rua 34 . Não temos tanta certeza de que os sentimentos que ele gera teriam sido os mesmos se o filme tivesse sido chamado O grande coração, é apenas humano ou Encontre-me ao amanhecer .

4. O roteiro trouxe Maureen O’Hara de volta à América

Natalie Wood e Maureen O

Um verdadeiro vínculo foi criado entre Natalie Wood e Maureen O’Hara.©20th Century Fox/cortesia MoveiStillsDB.com

Tendo desfrutado de uma carreira cinematográfica de sucesso antes de Milagre na Rua 34 , Maureen O’Hara tomou a decisão de voltar para sua Irlanda natal, o que ela fez. Eventualmente, porém, ela leu o roteiro do filme e sabia que o papel de Doris Walker era perfeito para ela e voltaria aos EUA para as filmagens.

Eu estava no primeiro avião que pude embarcar para voltar à Irlanda e ver minha mãe e meu pai, explicou O’Hara. Cheguei em Dublin e o telefone tocou. Foram 20ºCentury Fox e eles disseram: ‘Você precisa voltar para Nova York imediatamente, porque vai começar um filme chamado Milagre na Rua 34 .’ Fiquei absolutamente furioso. Voltei para Nova York, louco pra caramba, e li o roteiro. Eu soube imediatamente: ‘Oh, esta é uma história maravilhosa, sentimental, calorosa e linda’.

5. A 20th Century Fox tinha pouco interesse em Milagre na Rua 34

Poster do filme Milagre na Rua 34

Cartaz do filme O Milagre na Rua 34.©20th Century Fox/cortesia MovieStillsDB.com

Ao contrário de O’Hara, a 20th Century Fox não compartilhou seu entusiasmo, apesar de terem financiado a produção. Explica AMC História de fundo , O estúdio meio que o considerou um filme ‘B’ de baixo orçamento. Eles não tinham ideia do que tinham em mãos. Escusado será dizer que os resultados os fariam engolir as palavras, mas para mostrar o quanto eles lidaram mal com o filme, ele foi lançado no verão sem qualquer menção ao Natal na campanha publicitária.

6. Dois futuros rostos famosos estavam no filme

William Frawley e Jack Albertson

William Frawley e Jack Albertson em Milagre na Rua 34 .©20th Century Fox/IMDB

Nós todos sabemos isso Milagre na Rua 34 é estrelado por Maureen O’Sullivan, Natalie Wood e Edmund Gwenn, entre outros, mas há alguns atores lá que estavam destinados à grandeza clássica da TV. Para começar, isso é William Frawley visto repetidamente no tribunal durante o julgamento de Kris, e ele, é claro, interpretaria Fred Mertz em Eu amo Lucy e Bub em Meus três filhos.

Relacionado: As estrelas de ‘My Three Sons’ Stanley e Barry Livingston revelam 10 segredos dos bastidores da sitcom clássica

Então, na sequência dos correios de Nova York, Jack Albertson é um dos carteiros que tem a ideia de encaminhar toda a correspondência do Papai Noel para o tribunal. Mais tarde, ele seria conhecido por seu papel como Vovô Joe em 1971 Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate e estrelando como Ed Brown ao lado de Chico Rodriguez, de Freddie Prinze, na sitcom dos anos 1970 Chico e o Homem .

7. Grande parte da Macy's era um estúdio

Nos bastidores de Miracle at 34th Street

Nos bastidores em Milagre na Rua 34. ©20th Century Fox/cortesia MovieStillsDB.com

Curiosamente, quando se tratou do apartamento onde Kris Kringle estava hospedado, os cineastas decidiram filmar em um prédio de apartamentos real para transmitir uma maior sensação de realismo. Mesmo assim, muitas seções da Macy's foram recriadas em palcos sonoros de filmes. A razão é que a loja de departamentos estava sempre tão movimentada que o diretor queria ter mais liberdade de filmagem do que teria no local.

8. Edmund Gwenn tinha 70 anos quando foi escalado

Emund Gwenn como Kris Kringle Milagre na 34th Street

Edmund Gwenn como Kris Kringle, o papel que realmente o apresentou à América.©20th Century Fox/cortesia MovieStillsDB.com

Edmund Gwenn nasceu em 26 de setembro de 1877 na Inglaterra e atuou por 52 anos antes de as pessoas realmente o reconhecerem, e isso foi por seu papel como Kris Kringle em Milagre na Rua 34 , que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e um Globo de Ouro na mesma categoria. Mas embora o conheçamos como Kris, havia muito mais nele, como apontado por Elizabeth Liademan no Richmond Times-Despacho em 1º de julho de 1947.

Edmundo Gwenn

O ator britânico Edmund Gwenn sem a barba e a fantasia de Kris Kringle no set de Milagre na Rua 34 .(Coleção PhoJohn Springer/CORBIS/Corbis via Getty Images

Seu pai era um sujeito severo que desconfiava profundamente dos atores, escreveu Liademan, fornecendo algumas informações sobre ele. A Gwenn mais velha era um homem de carreira no serviço público britânico e planejava que seu filho seguisse seus passos, mas Edmund indignou sua família quando, aos 17 anos, declarou sua intenção de se tornar ator. O padre Gwenn o deserdou e possivelmente se sentiu justificado quando os próximos 10 anos se passaram e seu filho errante não avançou além de pequenos papéis em pequenas companhias de turismo que tocavam nas províncias inglesas.

Mas então o dramaturgo George Bernard Shaw pegou o ator em dificuldades em uma peça de um ato e, como resultado, ofereceu-lhe o papel de motorista na próxima produção de Homem e Super-Homem . A partir daí, observa o jornalista, o processo foi simples. Gwenn não apenas agradou o público britânico crítico, mas também conseguiu não desagradar Shaw, um feito muito maior.

Edmund Gwenn e Natalie Wood Milagre na 34th Street

Edmund Gwenn e Natalie Wood em Milagre na Rua 34 Imagens Getty/Imagens Getty

Seguiram-se mais uma dúzia de papéis no palco, depois ele se alistou no Royal Army Service Corps e retornou à vida civil em 1919 com o posto de capitão. Ele voltou aos palcos, depois mudou para o cinema - trabalhando, mas sem ser notado pelo público. Até, isto é, Milagre na Rua 34 . Escreve Liademan em 1947, Edmund Gwenn fará 70 anos em agosto. George Bernard Shaw o descobriu há mais de 40 anos. Já era hora de os fãs de cinema americanos fazerem o mesmo.

Bem, eles fizeram, e não o esqueceram desde então.

9. Natalie Wood já era uma atriz veterana

James Dean e Natalie Wood

James Dean e Natalie Wood em Rebelde sem causa, 1955©Warner Bros. Discovery/cortesia MovieStillsDB.com

Quando Natalie Wood passou a interpretar Susan em Milagre na Rua 34 , ela já havia se estabelecido como uma jovem artista. Nascida em 20 de julho de 1938 em São Francisco, ela teve uma cena de 15 segundos em 1943 Lugar feliz que, apesar de sua brevidade, chamou a atenção do diretor Irving Pichel, que a escalou para contracenar com Orson Welles em 1946 Amanhã é para sempre . De lá ela passou A noiva usava botas e a versão cinematográfica de O Fantasma e a Sra. Muir , ambos lançados em 1947, mesmo ano de Milagre na Rua 34 .

Depois disso, os papéis continuaram surgindo, já que ela era uma das poucas atrizes infantis que conseguia fazer a transição para papéis adolescentes e depois adultos. Ela seria indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em 1955. James Dean filme Rebelde sem causa . Em 1961, ela estrelou a adaptação cinematográfica de Robert Wise do espetáculo teatral História do lado oeste . Tragicamente, ela se afogaria em circunstâncias misteriosas em 29 de novembro de 1981.

Membros do elenco de Milagre na Rua 34 Milagre na Rua 34

Uma verdadeira ligação ocorreu entre os vários membros do elenco no set de Milagre na Rua 34 .©20th Century Fox/cortesia MovieStillsDB.com

Em sua autobiografia, Maureen O’Hara refletiu calorosamente sobre como trabalhar com Natalie. Fui mãe de quase 40 crianças no cinema, escreveu ela, mas sempre tive um lugar especial no meu coração para a pequena Natalie. Ela sempre me chamava de Mamma Maureen e eu a chamava de Natasha. Quando Natalie e eu filmamos as cenas na Macy’s, tivemos que fazê-las à noite porque a loja estava cheia de pessoas fazendo compras de Natal durante o dia. Natalie adorou isso, porque significava que ela poderia ficar acordada até tarde. Eu realmente gostei desse tempo com Natalie. Adorávamos passear pela loja silenciosa e fechada e ver todos os brinquedos, vestidos e sapatos de menina.

10. Existem várias outras versões de Milagre na Rua 34

Sir Richard Attenborough e Mara Wilson Milagre na 34th Street

Sir Richard Attenborough e Mara Wilson no remake de 1994 de Milagre na Rua 34. ©20th Century Fox/cortesia MovieStillsDB.com

O filme foi tão cativante que realmente houve bastante de versões alternativas inspiradas nele. Em dezembro de 1947, o elenco do filme reprisou seus papéis por um Lux Rádio Teatro versão de uma hora, que foi apresentada em três ocasiões distintas. Em 1949, duas versões, encenadas em uma peça de meia hora, foram transmitidas em séries de rádio e televisão Teatro dos Diretores de Tela, e uma peça de uma hora transmitida em 21 de dezembro de 1950. Notavelmente, Edmund Gwenn interpretou Kris Kringle em cada uma dessas versões.

Mas espere, tem mais! Adaptação para TV exibida em 1955, 1959 e 1973, esta última apresentando Sebastian Cabot (Sr. French da sitcom Assunto de família ) como Kris. E em 1994 houve um remake de longa-metragem estrelado por Mara Wilson como Susan, Elizabeth Perkins como Doris, Dylan McDermott como Fred e Sir Richard Welcome to Jurassic Park Attenborough como Kris Kringle.


Para mais programas de TV e filmes clássicos, continue lendo!

Filmes clássicos no Amazon Prime, classificados – perfeitos para uma noite de felicidade nostálgica

Filmes do Superman: todos os 9 filmes estrelados pelo Homem de Aço, classificados

Filmes de John Wayne: 17 dos melhores filmes do duque, classificados

Que Filme Ver?