Veja como 'Dancing Queen' do ABBA ainda é um sucesso 45 anos após a primeira gravação — 2024



Que Filme Ver?
 
Várias décadas depois, o ABBA

Nada resume melhor o gênero Europop do que 'Dancing Queen' do ABBA. De certa forma, este gênero e canção em particular, atuar como a resposta da Europa à discoteca da América. No final das contas, a banda fez tudo certo, já que a música se tornou uma sensação internacional. Até hoje, ele permanece como um clássico amado. Mas como surgiu esse favorito? Nada - mesmo algo tão bom como “Dancing Queen” simplesmente surge.





“Dancing Queen” não é diferente. A música foi gravada há 45 anos, mas foi lançada em 1976. Desde então, superou gráficos em todo o globo. A casa do ABBA na Suécia manteve a música no topo das paradas por 14 semanas inteiras. Mas ficou além de sua contraparte americana, em termos de gênero. Quão?

Uma canção nasce

Mesmo depois de uma turnê de sucesso, o ABBA teve muito trabalho a fazer

Mesmo depois de uma turnê de sucesso, o ABBA tinha muito trabalho a fazer / Wikimedia Commons



De acordo com o oficial do ABBA local , muito contexto vem da era em que 'Dancing Queen' existia. A banda acabou de terminar uma grande turnê de sucesso em 1975, mas as demandas da década exigiram que eles continuassem trabalhando. Naquela época, era esperado que grandes sensações musicais sempre funcionassem em novos conteúdos. Para atender a essa demanda, o grupo saltou bem de volta ao estúdio de gravação .



RELACIONADOS: ASSISTIR: Este vídeo é o mashup perfeito da festa dançante dos anos 60



Sentado no Glen Studios, situado em um subúrbio de Estocolmo, a equipe se concentrou em um punhado de faixas ao mesmo tempo. Eles compilaram melodias para três canções, dando a cada uma um nome de espaço reservado: 'Tango', 'Olle Olle' e 'Boogaloo'. “Tango” passou a ser “Fernando” e “Olle Olle” acabou não sendo lançado. Mas e o “Tango?” Com base no nome, a banda queria que essa música - na época, apenas palavras sem sentido no lugar da letra - dê um toque de dança nisso . Apropriadamente, eles olharam para 'Rock Your Baby' de George McCrae. Isso, em última análise, ajudou a dar à luz “Dancing Queen” e sua inconfundível sensação de disco.

A “Dancing Queen” reina suprema para sempre

Analistas musicais elogiam a habilidade do Dancing Queen de tocar no fascínio eterno de nossos anos de juventude

Analistas musicais elogiam a capacidade do Dancing Queen de tocar no fascínio eterno de nossa juventude / captura de tela do YouTube

Embora tenha se inspirado no disco, 'Dancing Queen' parecia sobreviver ao gênero - e a duplicação Europop. Por quê? Donald A. Guarisco de Todas as músicas acredita, 'a sinceridade e a musicalidade absoluta permitiram que ele sobrevivesse ao boom da discoteca e se tornasse um padrão do dance-pop'.



O maior sucesso do ABBA cresceu tanto que outros músicos queriam explorar esse poder sozinhos. “Dancing Queen” gerou dezenas de covers, tributos e inclusões em filmes. Em 2015, a 'Dancing Queen' encontrou-se no Grammy Hall of Fame da Recording Academy . Se alguém se perguntar por quê, Tim Jonze explicou para O guardião , explicou. Em suma, sempre amaremos 'Dancing Queen' porque 'é lindamente produzida: cativante e eufórica, o cenário perfeito para uma música que encapsula a felicidade despreocupada da juventude.'

Clique para ver o próximo artigo
Que Filme Ver?