Isso é o que aconteceu com a estrela 'enfeitiçada' Elizabeth Montgomery, sua vida mágica e morte prematura — 2024



Que Filme Ver?
 
enfeitiçada por elizabeth-montgomery

No mundo da televisão seriados , os anos 1960 foram uma época estranha com cavalos falantes, freiras voadoras, marcianos presos e monstros (Munsters) vivendo entre nós, mas nenhum deles - talvez com exceção de Barbara Eden Eu sonho com a jeannie - poderia ser comparada a Elizabeth Montgomery como Samantha Stephens em Enfeitiçado .





Enfeitiçado , é claro, é a série de sucesso de 1964 a 1972 que realmente colocou a ABC no mapa da transmissão e foi seu primeiro grande sucesso. Nele, Samantha é uma bruxa que se casa com o mortal Darrin Stephens (primeiro interpretado por Dick York e, mais tarde, por Dick Sargent) e revela a ele o que ela realmente é em sua lua de mel. Inicialmente chocado, ele percebe que um detalhe como ela ser uma bruxa realmente não importa; esta ainda é a mulher por quem ele se apaixonou. À medida que o casamento continua e Darrin insiste continuamente que eles levam uma vida normal, sua família mágica sempre consegue virar as coisas de cabeça para baixo. Além disso, eles têm dois filhos: Tabitha ( Erin Murphy ) e Adam (David Lawrence), respectivamente uma bruxa e feiticeiro.

O que aconteceu com Elizabeth Montgomery?

elizabeth-montgomery-and-father-robert-montgomery

Elizabeth Montgomery fez sua estreia como atriz em um episódio do programa de TV de seu pai, ‘Robert Montgomery Presents’ (NBC)



A pessoa que realmente teve que vender tudo - e isso não é um desrespeito a ninguém mais envolvido - foi Elizabeth, e ela acertou em cheio.



RELACIONADOS: Os créditos de abertura de ‘Bewitched’ e ‘The Flintstones’ foram feitos pelo mesmo estúdio de animação

Nascido em 15 de abril de 1933, seu pai era o ator de cinema e TV Robert Montgomery, bastante exigente e que criou uma relação difícil entre os dois que durou toda a vida. Ela fez sua estreia como atriz em um episódio de 1951 de sua popular série de antologia, Robert Montgomery apresenta , o que levou a aparições em outras antologias e programas episódicos. Durante a década de 1950, ela também estava na Broadway em Amor tardio e The Loud Red Patrick , e fez sua estreia no cinema em Gary Cooper's A Corte Marcial de Billy Mitchell .



Filmes, Amor e 'Feiticeira'

elizabeth-montgomery-whos-sleep-in-my-bed-poster-dean-martin

Elizabeth Montgomery co-estrela com Dean Martin em 'Who’s Been Sleeping In My Bed?' (Paramount Pictures)

Em 1963, Elizabeth apareceu com Dean Martin e Carol Burnett dentro Quem está dormindo na minha cama e Johnny Cool , que é onde ela trabalhou com o diretor William Asher, se apaixonou por ele (eventualmente) e que os levaria a Enfeitiçado . Explica Herbie J Pilato, autor de Twitch Upon a Star: The Bewitched Life and Career of Elizabeth Montgomery e Enfeitiçado para sempre (ambos podem ser ordenado diretamente dele ), “Foi ódio à primeira vista, porque ela estava atrasada para a audição. Mas então eles se apaixonaram e queriam trabalhar juntos. Eles queriam uma série regular, porque uma série lhes daria a oportunidade de trabalharem juntos no dia a dia de uma forma mais rotineira, em vez de um longa-metragem aqui e ali ”.

Acontecimentos estranhos

elizabeth-montgomery-in-enfeitiçada

Elizabeth Montgomery, como todo mundo, foi pega de surpresa pelo sucesso de ‘Bewitched’ (Columbia Pictures Television)



Falando com a mídia no início do show, Elizabeth pensou: “Não é adorável interpretar uma bruxa? Imagino que as piadas não terão fim. Eu sei que quando estávamos filmando o piloto, uma luz soprava todos os dias. Nada assim havia acontecido antes. E cada vez que uma luz soprava, a tripulação se virava e olhava para mim, como se eu realmente fosse uma bruxa. Eu disse a Bill que estou esperando o dia em que ele parabenizar o homem de efeitos especiais por um truque particularmente bom, apenas para ter o homem dizer: ‘Mas eu nem estava lá’ ”.

Está tudo no Twitch

elizabeth-montgomery-dick-york-in-enfeitiçada

Elizabeth Montgomery com Dick York, o primeiro Darrin Stephens em ‘Bewitched’ (Columbia Pictures Television)

Nenhum efeito especial foi necessário para os meios de Samantha de fazer mágica: torcendo o nariz. Ela explicou: 'Bill me disse uma vez, antes de eu fazer Enfeitiçado , ‘Você faz uma coisa engraçada com o nariz sempre que fica impaciente.’ Então ele me pediu para fazer isso por ele. Eu não poderia. Eu não sei o que ele quis dizer. Então, uma noite, meu nariz se contraiu e Bill disse, ‘É isso!’ E então eu soube. Estivemos em um jogo do Dodger uma vez e as bases estavam carregadas, havia dois outs e Sandy Koufax estava chegando - ele não pode acertar - mas Bill me disse: 'Vamos, Liz, twitch', então eu fiz e Sandy caminhou e a corrida vencedora marcou. Então eu estava em um jogo do Chicago Cubs e torci meu nariz para Ernie Banks, que não tinha acertado em nada o dia todo. Quando eu me contorci, Ernie rebateu a bola direto do campo. ”

Oito anos e fora!

elizabeth-montgomery-back-in-time-on-enfeitiçada

Elizabeth Montgomery como Samantha Stephens viaja no tempo em ‘Bewitched’ (Columbia Pictures Television)

Infelizmente, a magia não poderia durar. Quando 1972 chegou, Enfeitiçado estava no ar há oito temporadas, e para Elizabeth - cujo casamento com William Asher estava desmoronando - isso era tempo suficiente. Ela queria sair. Detalhes Herbie, “ABC tinha realmente renovado Enfeitiçado por mais dois ou três anos, mas o casamento de Elizabeth não era o mesmo, o show não era o mesmo - se você olhar para a última temporada, ela está apenas arrastando os pés e entediada. '

Adiciona Ed Robertson, apresentador da longa Confidencial de TV podcast , “Perto do final do show, Elizabeth estava muito carrancuda. Especialmente no final de uma cena ou durante a tag final. Ela estava visivelmente descontente em fazer o show e, aparentemente, isso foi bem documentado. Uma atriz sempre gosta de fazer coisas diferentes. É assim que eles crescem e aprendem seu ofício. Portanto, o sucesso de um programa de televisão é uma faca de dois gumes, porque por um lado é um trabalho estável e por outro você quer interpretar Shakespeare ou algo assim, mas não é capaz. ”

carroll-o-connor-jean-stapleton-all-in-the-family

Carroll O’Connor e Jean Stapleton em ‘All in the Family’, contra o qual ‘Bewitched’ foi transmitido (Sony Pictures Television)

Herbie ressalta que, quando o programa acabou, a maioria das pessoas presumiu que era devido à baixa audiência, mas na verdade eles ainda eram respeitáveis ​​- principalmente considerando que foi colocado ao lado Todos na família , que estreou em 1971. “Não foi cancelado”, enfatiza. 'Ela Sair . Ela terminou o show. ”

Acontece que a ABC queria continuar e implorou para que ela o fizesse, mas ela simplesmente recusou e eles aceitaram (relutantemente) a decisão.

Queen Of The TV Movie

elizabeth-montgomery-robert-foxworth-mrs-sundance

Elizabeth Montgomery e Robert Foxworth no filme para TV ‘Mrs. Sunance ’(ABC)

Como ainda tinha contrato com a emissora, Elizabeth concordou em estrelar filmes para a TV A vítima (1972) e Sra. Sundance (1974), onde conheceu o ator Robert Foxworth, com quem ela acabaria passando o resto de sua vida. E a partir daí ela foi se fortalecendo: o aclamado pela crítica Um caso de estupro (1974) e A lenda de Lizzie Borden (1975), que seu pai se ofendeu, acreditando que Elizabeth como Lizzie parecia estar gostando demais de assassinar seu pai na tela. Ao todo, ela estrelou em cerca de duas dúzias de filmes de televisão, seu último sendo de 1995 Prazo final para assassinato: dos arquivos de Edna Buchanan. E o público adorou a diversidade de papéis que ela interpretou.

elizabeth-montgomery-the-legend-of-lizzie-borden

Elizabeth Montgomery no filme para TV ‘The Legend of Lizzie Borden’ (ABC)

Explica Michael McKenna, autor de O filme ABC da semana: grandes filmes para a telinha , “O que acontece com os filmes de TV é que eles deram às pessoas que estavam em séries de TV de longa duração uma espécie de segunda carreira. Você sempre vê o rosto mais familiar na televisão, porque eles está reconhecível. Você sabe, o público assiste a um clipe e diz: 'Oh, Samantha Stephens está em um filme de TV. Eu vou assistir isso. 'Então, de certa forma, torna-se muito isolado. Um bom exemplo é um filme de TV de 1971 chamado Talvez eu volte para casa na primavera , que estrela Sally Field como uma jovem que foge com seu namorado hippie para uma comuna. As avaliações notaram que as pessoas iriam sintonizar para ver Sally Field ser uma hippie e um pouco usuária de drogas quando a conheciam por Gidget e A freira voadora . '

elizabeth-montgomery-com-assassinato em mente

Elizabeth Montgomery no filme de TV de 1992 ‘With Murder in Mind’ (RetroVision Archive)

O sentimento de Ed é que Elizabeth sabia que seria difícil tirar a imagem de Samantha da mente do público, e é por isso que, de certa forma, ela voltou ao início ao abraçar diversos papéis desafiadores, assim como fazia em programas de TV como Robert Montgomery apresenta , The Twilight Zone e Os Intocáveis . “É interessante que eu não consigo me lembrar dela fazendo muitos papéis cômicos depois Enfeitiçado ,' ele diz. “Ela provou a si mesma; a maioria dos filmes de TV que ela fez foram bem divulgados, receberam números fantásticos e é uma das razões pelas quais ela fez tantos, porque seu 'Q para TV' era muito alto. As redes sabiam que ela era rentável e estava disposta a se esforçar. ”

Fora do foco

elizabeth-montgomery-negra-viúva-assassinatos

Elizabeth Montgomery no filme para TV de 1993 'Black Widow Murders: The Blanche Taylor Moore Story' (Warner Bros)

Elizabeth, que criou os três filhos que teve com William Asher, foi muito ativa politicamente, incluindo direitos das mulheres e dos gays, ativismo da AIDS, proteção animal e muito mais. Em sua vida privada, ela foi casada quatro vezes, com Frederick Gallatin Cammann de 1954 a 1955, o ator Gig Young de 1956 a 1963, William Asher de 1963 a 1973 e Robert Foxworth algum tempo depois de 1993, embora estivessem juntos por quase dois décadas antes disso.

Infelizmente, ela travou uma luta contra o câncer de cólon que parecia ter vencido, visto que a doença havia entrado em remissão, mas na primavera de 1995 ela voltou com força total e não havia nada que pudesse ser feito. Ela morreu em 18 de maio daquele ano e tinha apenas 62 anos. Herbie reflete: “Seu legado sempre será Enfeitiçado , mas as pessoas amavam a mulher que desempenhou esse papel. Elizabeth tinha coração e alma na vida real e eu sinto que isso é o legado dela. ”

elizabeth-montgomery-com-assassinato em mente

Elizabeth interpretou Gayle Wolfer no filme para TV ‘With Murder in Mind’ (RetroVision Archive)

Após sua morte, seus três filhos e Robert Foxworth emitiram esta declaração: A imagem de Elizabeth Montgomery é a imagem do próprio meio de televisão. Ela era uma amiga que esteve em nossa sala de estar milhares de vezes e causou um impacto em nossa vida de muitas maneiras. Como atriz, ela nos alegrou com Enfeitiçado e legislação de estupro inovadora com seu desempenho em Um caso de estupro . Como ativista, ela apoia há muito tempo os direitos civis de gays e lésbicas, as causas do HIV-AIDS e as organizações pelos direitos dos animais. Ela foi acima de tudo uma pessoa que amava a vida e seu trabalho e compartilhou ambos conosco com generosidade. ”

E ela sempre será lembrada por seus fãs com um sorriso e uma ... contração.

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?