Por que você deve parar de reaquecer seu café no micro-ondas o mais rápido possível – especialmente se você tiver mais de 65 anos — 2024



Que Filme Ver?
 

Beber lentamente uma xícara de café é um dos prazeres simples da vida. Nada supera o calor, o conforto e o aumento de energia que ele proporciona enquanto você mergulha na sua lista de tarefas do dia... isto é, até esfriar. Se você é o tipo de pessoa que fica intensamente focado em alguma coisa, é provável que você esqueça sua bebida até que ela esfrie e precise ir ao micro-ondas. Infelizmente, reaquecer o café no micro-ondas tem algumas desvantagens sérias.





Como todos sabemos por experiência própria, as microondas não aquecem os alimentos de maneira uniforme. Os pontos frios acontecem porque a comida aquece de fora para dentro, como O jornal New York Times aponta. Isso pode parecer um simples inconveniente, mas na verdade pode se tornar um perigo para a saúde.

Michigan State University relata que esses pontos frios na comida podem abrigar bolsões de bactérias que não morrem depois de alguns minutos no micro-ondas. Você pode ficar tentado a ignorar esses pontos frios. Afinal, você provavelmente ainda não ficou doente com eles, certo? No entanto, alimentos cozidos no micro-ondas têm sido associados a doenças de origem alimentar no passado.



Em um artigo do Jornal Americano de Epidemiologia , os pesquisadores investigaram a origem de um surto de salmonela em um piquenique comunitário em Juneau, Alasca. Eles descobriram que isso estava diretamente ligado à maneira como os festeiros preparavam o porco assado. Quem reaqueceu a carne de porco no micro-ondas adoeceu gravemente, enquanto quem reaqueceu no forno ou na frigideira não.



Uma infecção por salmonela ou qualquer outra infecção causada pelo café é rara, porque geralmente prepare-o fresco com água quente e beba imediatamente . Ainda assim, alguns tipos de bebidas com café podem colocar você em maior risco do que outros.



Bebida gelada, leite e cremes podem piorar as coisas.

Geralmente, o café preto puro é seguro para beber mesmo que esteja parado por algumas horas . Provavelmente não terá um sabor tão bom, mas não causará estragos no seu sistema imunológico. Os problemas começam quando você adiciona leite ou creme ao café ou opta por uma bebida gelada.

Leite e outros produtos perecíveis não deve ficar fora da geladeira por mais de duas horas . No verão, apenas uma hora fora da geladeira pode ser suficiente para o crescimento de bactérias. Assim, reaquecer café com leite no micro-ondas pode se tornar uma receita para o desastre. O laticínio pode dar origem a bactérias em sua caneca, e o micro-ondas não aquece aquela xícara de café de maneira uniforme o suficiente para destruí-la toda.

A bebida gelada vem com seu próprio conjunto de problemas. É feito por macerar café durante a noite na geladeira ou em temperatura ambiente. Como resultado, este tipo de café representa um risco de segurança porque a água não ferve e o café permanece à temperatura ambiente durante muito tempo. A bebida gelada também é um pouco menos ácida do que bebida quente. Alimentos ácidos tendem a ser mais resistentes à deterioração, enquanto alimentos com pH mais elevado estragam mais rapidamente. Se você gosta de fazer cerveja gelada e depois aquecê-la no micro-ondas, pode estar se expondo a uma série de bactérias.

Se você for mais velho, poderá correr mais risco do que outros.

A intoxicação alimentar pode acontecer a qualquer pessoa, independentemente da idade. No entanto, os adultos com mais de 65 anos são mais suscetível a doenças transmitidas por alimentos . O CDC adverte que os adultos mais velhos têm maior probabilidade de adoecer devido a intoxicações alimentares porque o seu sistema imunitário não é tão forte como antes. Seus corpos têm muito mais dificuldade em eliminar germes e bactérias prejudiciais. Além disso, os adultos mais velhos geralmente produzem menos ácido estomacal, o que significa que certas bactérias podem não morrer no estômago. Como resultado, quase metade dos adultos com mais de 65 anos acabam hospitalizados se contraírem uma doença de origem alimentar, como a salmonela ou a E. coli.

Isso não significa que você tenha que jogar fora o café depois de 30 minutos, mas significa que você deve praticar certas precauções de segurança para evitar ficar doente. Experimente aquecê-lo em uma panela no fogão, por exemplo. E se você ainda quiser reaquecer seu café no micro-ondas, certifique-se de que seja uma bebida quente e não fria. Se contiver laticínios, jogue-o fora em uma ou duas horas e comece de novo com uma xícara nova.

Você também pode evitar totalmente as bolsas frias do micro-ondas, investindo em uma caneca inteligente . As canecas inteligentes são xícaras com temperatura controlada que mantêm o café na temperatura exata que você deseja. Essas canecas podem ser lavadas à mão e normalmente têm bateria com duração de uma a duas horas, para que você possa desfrutar do seu café na temperatura perfeita por mais de meia hora. Se não quiser usar algo de alta tecnologia, você também pode invista em uma caneca de viagem bem isolada , que manterá seu café bem quente enquanto você está trabalhando ou em trânsito.

Acima de tudo, lembre-se de ter mais cuidado ao reaquecer o café. Pratique goles seguros!

Que Filme Ver?