O que são superalimentos? (E 7 para começar a comer regularmente se você tiver mais de 50 anos) — 2024



Que Filme Ver?
 

Superalimentos: você provavelmente já ouviu falar deles e de seu status de santo graal na pirâmide alimentar. Mas o que são exatamente os superalimentos e como você pode adicioná-los à sua dieta? Experimentei quase todos os superalimentos do mercado, desde couve a algas e tudo o que existe entre eles, e descobri que melhoram substancialmente o meu bem-estar – tanto físico como mental. Continue lendo para obter mais informações sobre superalimentos, desde como eles ajudam a retardar o processo de envelhecimento aos sete você deve comer pelo menos uma vez por semana.





O que são superalimentos?

Abacates, mirtilos, quinoa – esses alimentos provavelmente vêm à mente quando você pensa em superalimentos. Mas por que? O que torna um superalimento, bem, super ? Esta categoria de alimentos inclui uma grande fatia da pirâmide alimentar, com muitas frutas, vegetais e alguns laticínios e peixes fazendo parte do corte. Mas todos esses alimentos estão ligados por alguns atributos comuns que os transformam em potências nutricionais.

Em primeiro lugar, os superalimentos ajudam aumentar sua função imunológica e diminuir o risco de doenças . Eles estão repletos de vitaminas, minerais e aminoácidos importantes, bem como antioxidantes , gorduras saudáveis ​​para o coração, ácidos graxos ômega-3 e fibras, todos que promovem a saúde do coração , reduzir o risco de câncer , e diminuir inflamação e colesterol . E embora nenhum alimento possa reverter completamente o processo de envelhecimento, incorporar superalimentos em uma dieta bem balanceada é o mais próximo possível. Comer alimentos nutricionalmente densos, como folhas verdes escuras, grãos inteiros e frutas vermelhas ajuda reduzir o risco de inúmeras doenças , especialmente aqueles cujas chances aumentam à medida que envelhecemos. No entanto, nem todos os alimentos (nem mesmo todos os superalimentos) são criados iguais. Aqui estão sete superalimentos que você deve adicionar à sua dieta agora.



Folhas verdes escuras para a saúde do coração

Folhas verdes escuras, como couve, acelga, espinafre e couve, são excelentes fontes de minerais importantes, incluindo zinco, potássio, magnésio, cálcio, folato, ferro e vitamina C. Eles também contêm fibras e carotenóides, que têm efeitos anti-inflamatórios. Todos esses nutrientes são estrelas do rock quando se trata de saúde do coração e a prevenção de outras doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer . Folhas verdes como couve e acelga são frequentemente descritas como amargas, mas acredite em mim quando digo que, quando preparados corretamente, esses ingredientes essenciais para uma alimentação saudável podem ser deliciosos, especialmente com a salada certa (ou sanduíche, ou smoothie, ou tigela de grãos com doce batatas e arroz integral…).



Existem muitas maneiras de incorporar verduras escuras em uma dieta saudável. Uma das mais fáceis é misturar a couve com azeite, alho e pimenta vermelha em flocos e depois assar no forno. (Acredite em mim, você não provou a couve como deveria antes de assá-la!) Independentemente de como você faz isso, certifique-se de incluir essas verduras escuras em sua dieta - elas são uma das melhores maneiras de apoiar a saúde do coração e reduzir o risco de doenças.



Bagas para antioxidantes

Quer se proteger do impactos do envelhecimento dos radicais livres e inflamação? Comece o dia com uma tigela de frutas vermelhas no café da manhã. Esses alimentos saudáveis, incluindo framboesas, mirtilos, amoras, morangos e cranberries, são repletos de antioxidantes (que nutricionistas e médicos especialistas consideram a chave secreta para o antienvelhecimento). Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e reduzir o risco de desenvolver condições inflamatórias , incluindo câncer e doenças cardíacas. Em outras palavras, eles são super-heróis nutricionais.

As frutas vermelhas podem ser um pouco mais fáceis de incorporar à sua dieta do que as folhas verdes, mas não tenha medo de ser criativo ao colher seu valor nutricional. Adicione-os às saladas, incorpore-os nas sobremesas e, claro, misture-os no seu mingau de aveia ou smoothie matinal. Eles vão encher sua barriga enquanto alimentam seu sistema imunológico.

Leguminosas para perder peso

As leguminosas, também conhecidas como leguminosas, são um grupo de alimentos que inclui ervilhas, feijões, amendoins e lentilhas. Eles estão repletos de vitaminas B e proteínas, e é por isso que são tão úteis para manter um peso saudável – esses alimentos ricos em fibras mantêm você saciado e satisfeito muito depois de terminar de comer . Mais, foi demonstrado que eles reduzem o colesterol e a pressão arterial e ajudam a controlar o diabetes tipo 2 . São muitos benefícios para alimentos que são literalmente do tamanho de uma ervilha! Uma maneira fácil de incorporar legumes em sua dieta é fazer uma farta sopa minestrone. Simplesmente jogue os restos de vegetais, feijão e macarrão em uma panela e deixe ferver. Suas papilas gustativas e seu cós vão agradecer!

Nozes e sementes para proteção contra doenças cardíacas

Boas fontes de gorduras monoinsaturadas e proteínas vegetais são nozes e sementes, incluindo:

  • Amêndoas, pistache, nozes, nozes, pistache, castanha do Brasil, pinhões
  • Sementes de cânhamo, sementes de abóbora, sementes de chia, linhaça, sementes de girassol

Nozes e sementes são calóricamente densas (leia-se: recheio) e repleto de compostos nutricionais importantes, incluindo fitoquímicos, carotenóides e antioxidantes. Esses compostos oferecem proteção contra estresse oxidativo e inflamação , que se acumulam à medida que envelhecemos e podem levar a doenças crónicas, incluindo doenças cardíacas. Uma dieta rica em uma variedade de nozes e sementes são uma das melhores maneiras de promover a saúde do coração.

Se você não está acostumado a comer nozes e sementes, não se preocupe – há muitas maneiras de adicioná-los à sua dieta sem nem perceber. As nozes são um ótimo complemento para salada e combinam bem com muitas sobremesas; sementes podem ser facilmente adicionadas a receitas de muffins – sementes de cânhamo e sementes de papoula, por exemplo, combinam bem com limão; e nozes e sementes são um ótimo complemento para iogurte, smoothies e aveia.

Alho para apoiar seu sistema imunológico

Não consigo contar quantas das minhas receitas preferidas começam com o aquecimento de azeite e alho numa frigideira, o que torna super conveniente que este tempero às vezes vegetal (dependendo de quem você perguntar) seja um dos alimentos mais saudáveis no supermercado. Alho é repleto de vitaminas e minerais importantes , incluindo vitamina C, vitamina B6, manganês, selênio e fibra.

Graças a estes nutrientes, consumir alho é uma das melhores coisas que você pode fazer para apoiar sua saúde imunológica e reduzir sua chance de adoecer. Também já foi demonstrou reduzir a pressão arterial e o colesterol e diminuir ainda mais o risco de desenvolver câncer. O alho pode ser notoriamente fedorento, mas, neste caso, o mau hálito vale a pena.

Chá verde: também ótimo para antioxidantes (e perda de peso)

O chá verde é um amplificador testado e comprovado para perda de peso. É rico em polifenóis e antioxidantes, incluindo catequinas, que – em combinação com a cafeína do chá – têm sido mostrado para promover a perda de peso em algumas pessoas. Mais, antioxidantes e polifenóis são ricos em compostos antiinflamatórios , o que pode ajudar prevenir câncer, diabetes e outras doenças crônicas combatendo os radicais livres.

Se você adora café, experimente substituir sua segunda xícara do dia por chá verde. Provavelmente irá ajudá-lo a se sentir mais relaxado – sem reduzir seu foco – e também fornecerá uma porção saudável de antioxidantes. Ao incorporar o chá verde em sua rotina matinal, você colherá os benefícios desse superalimento que virou bebida.

Gengibre para alívio de dores e náuseas

Ruivo foi usado medicinalmente e em aplicações culinárias há séculos. Embora os cientistas não tenham certeza de como funciona no corpo, está comprovado eficaz no tratamento da dor aguda e crônica . É provável que o gingerol, um dos antioxidantes encontrados no gengibre, seja responsável pelos muitos benefícios da especiaria. Você pode encontrar gengibre fresco ou no corredor de especiarias do supermercado. É um ótimo complemento para sopas, chás e refogados. Na próxima vez que você tiver dor de estômago, experimente preparar chá de gengibre e observe esse superalimento derreter seus problemas estomacais.

A última palavra

Esses superalimentos saudáveis ​​são o segredo para um super você , e eles são tão fáceis de incorporar em sua dieta. Então, o que você está esperando?

Que Filme Ver?