Fisioterapeutas: mais da metade de nós ‘anda torto’ – como isso nos prepara para quedas, dores nas articulações e como consertar — 2024



Que Filme Ver?
 

Caminhar é algo natural para nós, como seres humanos. Basta colocar um pé na frente do outro e seguiremos caminho. Portanto, a maioria de nós não se preocupa muito em como andamos, a menos que estejamos feridos ou com dor. Mas os especialistas dizem que nós deve preste atenção à forma como nos movemos de um lugar para outro porque uma marcha irregular – também conhecida como assimetria de marcha – pode ter efeitos surpreendentes na nossa saúde e bem-estar.





A assimetria de caminhada é surpreendentemente comum: em um estudo com pessoas saudáveis, mais da metade dos indivíduos sofreram com isso . Isso é um problema, pois a assimetria da caminhada pode aumentar o risco de perder o equilíbrio e cair. Igualmente importante, se você não estiver andando uniformemente, isso pode causar problemas em todo o corpo - você pode sentir dores em várias articulações, incluindo dores nas costas, no quadril, nos joelhos, nos pés e nos tornozelos, diz Erica Fritz Eannucci, PT, gerente de fisioterapia do Hospital de Cirurgia Especial da cidade de Nova York. Quanto mais dor a pessoa sente, maior é a assimetria.

Se você tem assimetria de caminhada, com o tempo o esforço e a energia necessários para caminhar podem se tornar exponencialmente maiores, diz Eileen Duffy, PT, MPT , coordenador local de educação clínica no Rush Oak Park Hospital em Oak Park, Illinois. Este aumento no consumo de energia tem um impacto negativo na qualidade de vida, pois muitas vezes leva a menos energia para participar em atividades sociais e de lazer, bem como ao aumento de peso e ao declínio do humor geral.



Aqui está o que você precisa saber sobre a assimetria do caminhar e como lidar com isso.



O que é assimetria de caminhada?

Resumindo, significa que os passos que você dá com cada perna são um pouco diferentes. Pode ser que existam diferentes comprimentos de passada entre a perna direita e a esquerda, que uma perna saia mais rápido ou mais alto do que a outra ou que você não fique em pé sobre uma perna enquanto a outra caminha. .



A essência: sua caminhada parece desequilibrada porque o que a perna direita está fazendo, a perna esquerda não, explica Eannucci. Em alguns casos, a assimetria do caminhar pode até parecer uma leve claudicação ou uma gagueira nos passos. (Se você também estiver sentindo dores nas costas, pode ser um problema no quadril. Clique para ver exercícios de quadris irregulares que alivia a dor.)

Amy Bastian, PhD, PT , diretor do Laboratório de Análise de Movimento do Instituto Kennedy Krieger examina as diferenças entre caminhada simétrica e assimétrica neste vídeo:

Como saber se você tem assimetria de caminhada

Você pode notar isso se se sentir um pouco desequilibrado enquanto caminha ou se estiver mancando ou gaguejando. Às vezes, as pessoas com uma assimetria de caminhada pronunciada sentem que estão andando na diagonal ou podem realmente tropeçar nas coisas, enquanto outras sentem que é difícil subir escadas, diz Theresa Marko, DPT , fundador e proprietário da Marko Physical Therapy na cidade de Nova York e porta-voz da American Physical Therapy Association



Mas, em muitos casos, os entes queridos tendem a perceber isso antes da pessoa, diz Eannucci.

Para descobrir se você tem assimetria de caminhada, você pode usar seu smartphone para filmar-se andando e depois desacelerar o vídeo enquanto assiste para focar em seu padrão de marcha, sugere Eannucci. Ou você pode usar um aplicativo de análise de marcha no seu telefone (como FisioU e StepLab ). Alternativamente, você pode até usar o Aplicativo de saúde em iPhones para obter uma análise detalhada do comprimento do passo, velocidade, simetria e outras métricas de caminhada.

Principais causas da assimetria da caminhada

A assimetria de caminhada é especialmente comum entre pessoas que têm uma condição neurológica – como acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, esclerose múltipla ou neuropatia diabética – ou uma lesão ortopédica, como fratura de tornozelo, osteoartrite do joelho ou quadril, ligamento cruzado anterior ( LCA) ou fascite plantar, que causa dor na parte inferior do calcanhar, diz Eannucci. (Clique em nosso site irmão para ver como uma bola de tênis pode aliviar a dor da fascite plantar. )

Também pode ser devido a diferenças no comprimento das pernas. Ou pode ser que alguém tenha uma articulação, músculo ou fáscia tensa, o que leva à diminuição da mobilidade articular ou da amplitude de movimento ao caminhar, explica Marko. Isso acontece frequentemente nos quadris, nos flexores do quadril ou nos isquiotibiais.

A fraqueza muscular também pode desempenhar um papel. Muitas vezes vemos assimetrias de marcha quando se tem uma fraqueza [muscular] que não permite que uma perna funcione adequadamente, observa Marko. Os culpados mais comuns incluem fraqueza nos músculos laterais do quadril (glúteo médio ou abdutores do quadril), glúteo máximo (ou nádegas) e músculos da panturrilha.

A assimetria de caminhada é mais provável à medida que envelhecemos

Envelhecer pode aumentar o risco de desenvolver assimetria na marcha, principalmente se você desenvolver osteoartrite ou perder força muscular em uma perna. Na verdade, a investigação mostra que a a prevalência aumenta em 500% à medida que envelhecemos . Adicional pesquisar descobriu que mulheres com idades entre 65 e 80 anos que apresentavam força assimétrica nos extensores do joelho (o grupo muscular do quadríceps) apresentavam maior variabilidade e assimetria da marcha – e a assimetria da marcha aumentava quando aumentavam o ritmo.

Outro fator relacionado à idade: à medida que envelhecemos, a produção de fluidos nas articulações diminui, observa Marko. Além de reduzir a lubrificação das articulações, essa perda de fluido articular leva à diminuição da flexibilidade dos músculos, o que pode levar ao encurtamento adaptativo dos músculos, explica ela. Essas [mudanças] tornam mais difícil para nossas articulações e músculos atingirem uma amplitude completa de movimento enquanto caminhamos.

Como prevenir a assimetria do caminhar

Como a tolerância à caminhada é um forte indicador da saúde geral, a simetria da caminhada deve ser uma prioridade em qualquer idade, diz Duffy. A chave é desenvolver um bom regime de condicionamento físico – com exercícios de fortalecimento e alongamento, bem como caminhadas – e segui-lo regularmente, dizem os especialistas. Faça exercícios de treinamento de força – com pesos, faixas de resistência ou seu próprio peso corporal – para desenvolver a força muscular nas pernas e trabalhe na manutenção da flexibilidade e mobilidade com alongamentos regulares. (Clique para ver 5 exercícios para fortalecer as pernas.)

Também é importante fazer um esforço concentrado para controlar o peso porque a obesidade está diretamente ligada ao desenvolvimento da osteoartrite, diz Eannucci, e a osteoartrite pode levar à assimetria da marcha.

Se você estiver desenvolvendo alterações no alinhamento ósseo devido à artrite reumatóide ou osteoartrite, consulte seu médico ou reumatologista para discutir órteses ou órteses para apoiar o alinhamento das articulações, aconselha Duffy.

Como corrigir a assimetria do caminhar

Como ponto de partida, pode ajudar ficar mais atento ao seu padrão de caminhada, diz Eannucci. Tente dar cada passo com um padrão de marcha calcanhar-dedo do pé e tente combiná-lo em ambos os lados.

Confira este vídeo para aprender a mecânica adequada de caminhada:

Também ajuda fazer exercícios de fortalecimento e alongamento – principalmente para os quadríceps, isquiotibiais e glúteos (pense: estocadas, agachamentos e similares) – uma vez que a assimetria da caminhada geralmente decorre de fraquezas ou desequilíbrios musculares. (Clique para ver exercícios direcionados aos glúteos.)

Se a assimetria for pronunciada e/ou estiver afetando o equilíbrio, considere marcar uma consulta com um fisioterapeuta, um cinesiologista ou um fisiatra, aconselha Eannucci. Na verdade, trata-se de chegar à fonte do motivo da assimetria. Uma vez que um profissional identifica a causa precisa do seu Assimetria de caminhada, eles podem determinar os melhores exercícios de fortalecimento e alongamento para ajudá-lo a corrigi-la.

Vale a pena fazer o que puder para corrigir o problema, para que ele não prejudique sua qualidade de vida ao longo do tempo. Tenha em mente que esses problemas não aconteceram da noite para o dia, diz Duffy, e exigirão tempo e esforço para serem corrigidos. O investimento na sua saúde tem sempre um retorno positivo.


Para mais artigos sobre caminhada, confira estes artigos:

Andar descalço ao ar livre pode aliviar tudo, desde dores crônicas até insônia – a melhor maneira de fazer isso

Tentamos todos os acessórios de caminhada para melhorar nossas caminhadas na queima de gordura, e este é o vencedor

Caminhar dessa maneira pode ajudá-lo a queimar mais gordura da barriga

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Que Filme Ver?