Furacão Irma e a Waffle House: um indicador de desastre para a FEMA — 2024



Que Filme Ver?
 

Em uma época de desastre natural, o governo federal usa um medidor simples para determinar o preço que a Mãe Natureza cobrou em uma área local.





É o chamado teste Waffle House, que usa as condições operacionais dos restaurantes resilientes do sul como um barômetro de quão bem uma área se recuperará de um furacão, tornado ou outros perigos.

Ciência popular



Para abrigo e suprimentos após uma tempestade devastadora, as comunidades recorrem à Federal Emergency Management Agency (FEMA). Mas para ter uma ideia clara de como as coisas estão ruins, a FEMA recorre à Waffle House. Quase uma década atrás, o chefe de gerenciamento de emergência da Flórida, W. Craig Fugate, notou que quando as informações eram escassas após um desastre, o status de um restaurante Waffle House 24 horas geralmente indicava se uma área tinha eletricidade, gás e estradas transitáveis. Então, ele criou uma classificação de três cores: verde (totalmente aberto), amarelo (menu limitado) e vermelho (fechado). Em seguida, ele o trouxe para seu cargo atual como administrador da FEMA.



Fugate não é o primeiro a extrapolar grandes tendências de indicadores não convencionais. Economistas da Universidade de Vanderbilt recentemente usaram os preços do Big Mac para avaliar as diferenças econômicas entre os países que usam o euro e aqueles que usam sua própria moeda. Os fundos de investimento que negociam petróleo supostamente contratam aeronaves para sobrevoar o Porto de Cingapura (por meio do qual metade do petróleo bruto do mundo é embarcado) para coletar dados anedóticos sobre o número de navios-tanque. Na China, as autoridades empregam um índice de vendas de tubérculos de mostarda em conserva (um alimento preferido pela classe trabalhadora) para rastrear seus trabalhadores migrantes no país com mais precisão do que as estatísticas oficiais. “A ideia comum e subjacente é que existem boas medidas, ou proxies, para fenômenos que podem levar muito tempo para serem avaliados com rigor”, diz David Lazer, um cientista da computação e político da Northeastern University.

Os Hurricane Hunters voam até o olho do furacão Irma para continuar a fornecer dados valiosos sobre a tempestade para os meteorologistas. Relatórios USA TODAY .



Vida no campo

“O teste da Waffle House não nos diz com que rapidez uma empresa pode se recuperar - também mostra como a comunidade em geral está se saindo”, disse uma postagem no blog da FEMA de 2011, quando Craig Fugate era administrador do ex-presidente Obama. “Quanto mais cedo os restaurantes, mercearias e lojas de esquina ou bancos puderem reabrir, mais cedo as economias locais começarão a gerar receita novamente - sinalizando uma forte recuperação para essa comunidade.”

FEMA.org

Fugate disse que o sistema 'saiu dos furacões de 2004', quando ele era o diretor de gerenciamento de emergência da Flórida. Veja como Fugate descreveu o teste em um episódio de 2016 do podcast de comédia da NPR Espere, espere ... Não me diga:

“Eles ficam abertos na maior parte do tempo. E esse foi o índice. Se uma Waffle House for fechada porque houve um desastre, é ruim. Chamamos isso de vermelho. Se eles estiverem abertos, mas tiverem um menu limitado, é amarelo ”, disse ele. “Se eles são verdes, estamos bem, continue. Você ainda não encontrou as coisas ruins. ”

Poucos dias depois que o furacão Harvey devastou a costa leste do Texas, muitas casas Waffle permaneceram abertas.

Veja as imagens no Twitter:

Lazer e seus colegas trabalham em um campo conhecido como ciência de rede, que examina fenômenos correlacionados para encontrar significado. Os cientistas de redes geralmente trabalham em problemas que envolvem grandes conjuntos de dados. Por exemplo, da mesma forma que o Google Tendências da Gripe analisa dados de pesquisa (em vez de dados médicos) para tentar prever surtos de gripe mais rápido do que o CDC, a equipe de Lazer desenvolveu algoritmos que vasculham texto móvel e dados de voz (em vez de dados meteorológicos ou sismológicos dados) para padrões gerados por emergências em tempo real, como terremotos, bombardeios e blecautes, geralmente detectando-os antes das autoridades locais. Correlações úteis também podem ser derivadas de pequenos conjuntos de dados, diz Lazer, desde que cada ponto carregue um sinal forte. Essa é a virtude do Índice Waffle House: em vez de destilar um sinal significativo de um grande conjunto de dados barulhento, ele usa alguns pontos de dados com sinais de alta qualidade.

Business Insider

Então, o que torna as Waffle Houses tão reveladoras? Por um lado, a cadeia tem 500 locais semelhantes em todas as zonas de furacões na Costa do Golfo e na Costa Leste, bem como centenas mais em todo o meio-oeste, sujeito a enchentes e tornados. Mais importante, a Waffle House é líder em preparação para desastres. Ela mantém sua própria frota de geradores portáteis, opera um centro de comando móvel para auxiliar na recuperação de desastres e treina funcionários em gerenciamento de crises para garantir que possa retomar as operações o mais rápido possível - geralmente em poucas horas. E desde 2012, reporta todas essas informações diretamente para a FEMA por e-mail.

Twitter

O Índice Waffle House não é de forma alguma um indicador científico (um tornado de 2011 destruiu ou danificou um terço de Joplin, Missouri, mas as duas casas Waffle da área permaneceram abertas), mas sua precisão continua a melhorar. No ano passado, a empresa começou a usar um software de rastreamento de tempestades tropicais para ajudá-la a prever - até o minuto - quando qualquer Waffle House será afetada e quando será seguro reabrir. Isso permite que a rede passe seu status operacional para a FEMA mais cedo, o que ajuda a FEMA a responder mais rapidamente. Também ajuda a Waffle House a fornecer refeições quentes e café para as vítimas e socorristas cansados.

A Ciência do Sul

“Nos últimos anos, houve uma mudança real em direção ao setor privado e ao setor público trabalhando juntos para colocar as comunidades de pé após uma tempestade”, disse o vice-presidente de cultura da Waffle House, Pat Warner. “Estamos muito felizes em fazer uma parte.

(Fonte: Ciência popular E EUA hoje)

Que Filme Ver?