Beber café poderia beneficiar a saúde do seu coração? Um novo estudo diz que sim — 2024



Que Filme Ver?
 

Um coração saudável pode ajudar a evitar derrames e doenças crônicas. Esses benefícios são normalmente alcançados por meio de uma dieta balanceada e exercícios regulares. No entanto, um novo estudo prova que beber café também protege a saúde do coração (boas notícias para os viciados em cafeína!). A pesquisa revelou que beber duas a três xícaras de java por dia está associado a um risco reduzido de doenças cardíacas e insuficiência cardíaca.





Pesquisa emocionante

Esta pesquisa consiste em três estudos apresentados na Sessão e Expo Científica Anual do American College of Cardiology de 2022. Aqui está uma visão geral de cada estudo liderado por Peter M. Kistler, MD .

O primeiro estudo

Dr. Kistler e sua equipe de pesquisa olhei as conexões entre a ingestão de café e a arritmia incidente ( arritmia cardíaca ), doenças cardíacas e mortalidade. Utilizando dados do UK Biobank, 382.535 pessoas (metade das quais são mulheres) com idade média de 57 anos foram incluídas neste estudo.



Os participantes não foram diagnosticados com doenças cardíacas no início do estudo. Os pesquisadores acompanharam após 10 anos para ver se o consumo de café impactava o desenvolvimento de doenças cardíacas ou o risco dos participantes.



Os resultados? Beber duas a três xícaras diariamente reduziu o risco de doenças cardíacas, arritmia, insuficiência cardíaca e morte em até 15%. Os pesquisadores também descobriram que o risco de acidente vascular cerebral era menor entre as pessoas que bebiam pelo menos uma xícara por dia.



O Segundo Estudo

O próximo estudo envolveu 34.279 pessoas que tinham algum tipo de doença cardíaca. Os autores seguiram os mesmos procedimentos de coleta de dados do primeiro estudo.

As descobertas mostraram que duas a três xícaras de café por dia estavam associadas a uma menor chance de morte em comparação com não beber café. Além disso, nenhum nível de ingestão de café aumentou o risco de arritmia.

Os médicos geralmente têm alguma apreensão sobre pessoas com doenças cardiovasculares conhecidas ou arritmias que continuam a beber café, por isso muitas vezes erram por excesso de cautela e os aconselham a parar de beber por medo de que possa desencadear ritmos cardíacos perigosos, explicou o Dr. em um comunicado de imprensa . Mas o nosso estudo mostra que a ingestão regular de café é segura e pode fazer parte de uma dieta saudável para pessoas com doenças cardíacas.



O Terceiro Estudo

O objetivo de este estudo estava vendo o efeito que beber instantâneo, moído, com cafeína ou descafeinado tinha no risco de doenças cardíacas. Aqui estão os tipos de consumidores de café incluídos no estudo, que utilizou os dados do UK Biobank:

  • 73.027 bebedores de café moído
  • 167.399 consumidores de café instantâneo
  • 57.615 bebedores de café descafeinado
  • 84.494 não bebedores de café

Em última análise, duas a três xícaras de café moído ou instantâneo foram relacionadas a uma menor chance de insuficiência cardíaca, arritmias e acidente vascular cerebral. Além disso, taxas mais baixas de mortalidade foram observadas em todos os tipos de café. Dr. Kistler observou que esses resultados sugerem que o café com cafeína é mais favorável do que o descafeinado para obter benefícios para a saúde cardíaca.

Limitações desta pesquisa

Esses estudos são promissores, mas têm limitações. Primeiro, os autores não conseguiram explicar os fatores dietéticos dos participantes que poderiam impactar o risco de doenças cardíacas.

O possível consumo de cremes, leite ou açúcar no café também não foi medido. Além disso, os participantes relataram a ingestão diária de café por meio de um questionário – ajudando os pesquisadores a determinar a quantidade certa de bebida para a saúde do coração. Isto deve ser considerado ao interpretar os resultados, pois é difícil verificar a precisão da ingestão diária de café de cada participante.

O que isso significa para você

Esta pesquisa oferece ótimas notícias para os amantes do café. O café é carregado com compostos bioativos, incluindo cafestol e kahweol, que Tem sido mostrado para reduzir o estresse oxidativo e a inflamação. Esses benefícios são fundamentais para evitando insuficiência cardíaca .

Mas o Dr. Kistler aconselha contra aumentar a ingestão de café se duas a três xícaras lhe causarem sentimentos de ansiedade ou desconforto. (Sempre fale com seu médico antes de fazer qualquer mudança na dieta.)

Os consumidores de café devem sentir-se seguros de que podem continuar a desfrutar do café mesmo que tenham doenças cardíacas, disse ele. O café é o melhorador cognitivo mais comum – ele acorda, faz você se sentir mentalmente mais aguçado e é um componente muito importante da vida diária de muitas pessoas.

Que Filme Ver?