Novo estudo liga o eritritol aos coágulos sanguíneos — profissionais de nutrição sobre o que você precisa saber — 2024
Hoje em dia parece que todo mundo está querendo reduzir o consumo de açúcar. Isso é ótimo, considerando os danos que o excesso de açúcar pode causar ao corpo. Mas ainda queremos desfrutar de um doce de vez em quando. É aí que entram os substitutos do açúcar com ou sem calorias. Existem tantos por aí, desde os nossos antigos favoritos aspartame, sucralose e sacarina até aos mais recentes, como o eritritol e a estévia. Tal como os adoçantes mais antigos, o eritritol e a estévia oferecem o sabor do açúcar sem as calorias – e não aumentam os níveis de glicose no sangue. Mas existem diferenças importantes entre esses adoçantes. Continue lendo para determinar qual adoçante é a melhor escolha para você: eritritol versus estévia.
elenco de los pequeños bribones originales
O que é eritritol?
O eritritol é um álcool de açúcar produzido a partir de açúcares simples do milho. É considerado um adoçante artificial, embora seja encontrado naturalmente em pequenas quantidades em frutas como uva, pêssego, melancia e pera; vegetais como cogumelos; e alguns alimentos e bebidas fermentados como queijo, cerveja, saquê e molho de soja. Mas também é adicionado aos alimentos como adoçante em níveis muito mais elevados . O adoçante de baixa caloria é cerca de 70% tão doce quanto o açúcar de mesa, por isso é preciso mais para criar o mesmo nível de sabor doce.
O que é estévia?
A estévia é um adoçante natural e substituto do açúcar, sem calorias, derivado das folhas da espécie vegetal. Stevia rebaudiana , também conhecida como folha-doce, nativa do Brasil e do Paraguai. Os compostos ativos da estévia são glicosídeos de esteviol , que têm até 150 vezes mais doçura do açúcar. Esses compostos são estáveis ao calor, ao pH e não fermentam, o que os torna úteis em alimentos embalados.
Imagens Westend61/Getty
Onde você encontrará eritritol e estévia
Você pode comprar os adoçantes sozinhos em diversas formas, desde produtos líquidos e em pó até cubos e pacotes individuais para usar na panificação e adoçar café e chá. Mas também são encontrados em milhares de alimentos processados, como refrigerantes, águas aromatizadas, iogurte, barras de proteínas, gomas de mascar, doces e molhos para salada rotulados como com baixo teor de açúcar, sem açúcar, cetônicos ou adequados para diabéticos. De fato, quase metade de todos os lares americanos têm produtos contendo estévia em suas despensas .
Alguns produtos incluem estévia e eritritol, diz Elizabeth Dunford, PhD, consultor de projetos de política alimentar no Instituto George para Saúde Global, professor sênior na Faculdade de Medicina da Universidade de Nova Gales do Sul e professor assistente adjunto de nutrição na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.
Surpreendentemente, mesmo muitos dos próprios adoçantes naturais, incluindo a estévia e a fruta do monge, adicionam eritritol ao seu produto. A razão? Um pacote de estévia não serve da mesma forma que um pacote de açúcar, explica Debbie Petitpain, MS, RDN , porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. Para superar esse obstáculo, os fabricantes adicionarão enchimentos como o eritritol para ajudar a melhorar o volume e a textura. Dessa forma, o produto adoçado se assemelha melhor ao açúcar de mesa em volume ou toque. Portanto, se você comprar um pacote de estévia, também poderá receber eritritol, o que torna a leitura dos rótulos fundamental (mais sobre isso mais tarde).
O eritritol e a estévia são seguros para consumo?
Os adoçantes de estévia são feitos de componentes da folha de estévia e são considerados 'geralmente reconhecido como seguro' (GRAS) pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, que não garantia que um produto é 100% seguro, mas reconhece que há um consenso entre os especialistas de que o produto não causará danos quando usado conforme pretendido.
Em 2001, o FDA classificou o eritritol como GRAS . Mas uma pesquisa publicada na revista Medicina da Natureza em fevereiro de 2023 descobriu que pessoas que sofreram derrame ou ataque cardíaco tinham níveis mais elevados de eritritol em seus corpos do que aqueles que não sofreram um evento cardíaco. Estudos subsequentes em humanos e ratos sugeriram que consumir eritritol pode aumentar a formação de coágulos sanguíneos . Isto, por sua vez, poderia aumentar a probabilidade de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, de acordo com uma declaração dos Institutos Nacionais de Saúde, que financiaram a investigação.
Mas alguns dizem que ainda é muito cedo para fazer recomendações abrangentes sobre o eritritol.
Tal como acontece com quase tudo o que é consumido em excesso, os adoçantes têm sido associados a efeitos negativos para a saúde, diz Dunford, que não esteve envolvido na investigação. O recente Medicina da Natureza estudo descobriu que níveis mais elevados de eritritol estavam associados a um maior risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte. É importante notar que a maioria das pessoas no estudo já apresentava maior risco de doenças cardíacas e derrames. No entanto, mesmo em participantes saudáveis, descobriram que o consumo de grandes quantidades de eritritol de uma só vez elevava os níveis sanguíneos a um nível indesejável, explica ela.
Finalmente, tanto o eritritol quanto a estévia são geralmente bem tolerados, diz Vandana Sheth, RDN, proprietária da VandanaSheth. com , uma empresa de consultoria nutricional em Los Angeles. Mas em altas doses, eles podem causar problemas intestinais. Precisamos de pesquisas mais abrangentes para analisar o efeito dos adoçantes não nutritivos e seus efeitos na saúde intestinal. Petitpan acrescenta que é possível desenvolver tolerância a esses efeitos gastrointestinais e sugere começar com pequenas doses e ver como você se sente antes de adicionar mais à sua dieta.
Stevia pode ser a melhor opção para pessoas com diabetes
Se você está preocupado com seus níveis de açúcar no sangue, a estévia é sem dúvida a escolha mais saudável, especialmente se você tem diabetes, diz especialista em nutrição Fred Pescatore, MD . A estévia não causa distúrbios de açúcar no sangue. Na verdade, um estudo publicado na revista Apetite mostrou que diabéticos que usaram estévia tiveram níveis mais baixos de açúcar no sangue do que aqueles que usaram adoçantes artificiais. (Clique através para obter mais informações sobre estévia e diabetes. )
Adiciona Sheth: Existem alguns dados que sugerem que a estévia pode ajudar a reduzir os triglicerídeos, a pressão arterial e o colesterol. Também foi demonstrado que acelera a perda de peso: em um estudo, 77% das pessoas que substituíram o açúcar de mesa pela estévia perderam uma quantidade significativa de peso.
cuantos años tienen los gemelos kenny rogers
Melhores usos para eritritol e estévia
Ambos os adoçantes podem ser usados no café e no chá ou adicionados a alimentos como smoothies, iogurte ou cereais, diz Sheth. Eles também podem ser usados na panificação, mas com base na doçura, principalmente na estévia, pode ser necessário ajustar a quantidade. (Esse gráfico de conversão pode ajudá-lo a determinar a quantidade de estévia e eritritol para substituir o açúcar de mesa.)
Muitas pessoas usam adoçantes na panificação, mas nem sempre é uma troca perfeita, diz Petitpain. Do ponto de vista da ciência alimentar, o açúcar pode dourar e caramelizar, enquanto o eritritol e a estévia não passam pela mesma reação química e não douram nem caramelizam, explica ela. Quando você adiciona açúcar aos ovos para fazer um merengue, o açúcar deixará a mistura fofa. Não terá o mesmo efeito com estévia ou eritritol. O resultado final? Se o açúcar desempenha outra função, então apenas a doçura, pode não haver uma mudança funcional se você usar estévia ou eritritol na receita.
Além do mais, diz Steth, a estévia pode ter um sabor residual que pode afetar o produto final. O eritritol pode não ser bom para fazer sorvete, pois não se dissolve como o açúcar de mesa e pode cristalizar.
O resultado final
É uma boa ideia observar exatamente o que você está comendo quando se trata de adoçantes artificiais e observar o tamanho das porções, diz Dunford. Aconselho os consumidores a lerem sempre o rótulo dos alimentos que compram. As empresas alimentícias devem listar os adoçantes na lista de ingredientes do produto. No entanto, eles não precisam mostrar a quantidade de adoçante incluída no produto. Como regra, os produtos que contêm adoçantes sem açúcar devem ser consumidos com moderação, sendo que a maior parte da dieta deriva de produtos minimamente processados e frescos.
Se você tem algum problema de saúde crônico, é sempre uma boa ideia discutir mudanças e dúvidas na dieta com seu profissional de saúde, diz Dunford. Sheth acrescenta: Se você vive com diabetes, considere consultar um nutricionista nutricionista registrado e um especialista em educação e cuidados em diabetes para obter orientação personalizada para melhor atender às suas necessidades nutricionais.
Claro, existem muitos outros adoçantes artificiais e naturais no mercado, todos com seus benefícios e desvantagens. Clique para ver como o adoçante natural alulose pode ajudá-lo a perder peso , além de como sucralose pode causar distúrbios gastrointestinais .
anillo de compromiso duquesa de york
Para saber mais sobre os benefícios e perigos dos adoçantes para a saúde:
5 adoçantes naturais que ajudarão a equilibrar o açúcar no sangue, reduzir o colesterol, queimar gordura e muito mais
Testamos dois adoçantes artificiais: este é o que mais gostamos