‘My Mother the Car’: a sitcom dos anos 60 que deu tão errado — 2024



Que Filme Ver?
 

Existem artistas cômicos que provaram ser mais do que capazes de liderar uma sitcom, sendo alguém como Dick Van Dyke e o ainda memorável O show de Dick Van Dyke . Por outro lado, há alguns que fazem brilhante apoiando jogadores, mas deveria não esteja na frente e no centro. Esse caso em questão, infelizmente, é o irmão de Dick, Jerry Van Dyke , que teve um desastre em suas mãos na forma da sitcom de 1965 a 1966 Minha mãe o carro .





Agora, a década de 1960 foi, reconhecidamente, uma época para sitcoms excêntricos. Tínhamos um cavalo falante ( Perdido ), um estrangeiro visitante ( Meu marciano favorito ), uma bruxa ( Enfeitiçado ), gênio ( Eu sonho com Jeannie ), um casal de famílias assustadoras e esquisitas ( Os Munsters, A Família Addams ) e então uma mãe reencarnou como seu carro (o já mencionado Minha mãe o carro ). Talvez você não se lembre bem deste último?

Se um cavalo pode falar, por que um carro não pode? perguntou a atriz Ann Sothern , voz da Mãe, do Despacho do Richmond Times em 1965.



Por que de fato.



Jerry Van Dyke interpreta um advogado de uma pequena cidade que um dia visita uma loja de carros usados ​​e fica intrigado com um Porteiro de 1928 , ofereceu a mesma publicação. Quando ele se senta ao volante, uma voz diz: ‘Olá, filho’. O Porter é a reencarnação da mãe de Dave Crabtree (que é Jerry). Ela explica-lhe que “foi a única forma que encontrei para me trazer de volta”. Naturalmente, ele compra o carro e, tal como o cavalo de Alan Young, o Sr. Ed, o carro fala apenas com o seu dono.



As críticas foram duras

Jerry Van Dyke em Minha Mãe, o Carro

Jerry Van Dyke e uma foto de My Mother the Car©NBCUniversal/IMDb

Existem muitos programas que são avaliados negativamente e conseguem prosperar de qualquer maneira, apesar das críticas - Ilha de Gilligan é um exemplo perfeito - mas Minha mãe o carro estava em uma classe por si só.

Idéias selvagens e excêntricas não são necessariamente ruins, desde que Notícias do Vale 'Ernie Kreiling em uma crítica datada de 7 de outubro de 1965. A comédia oculta é popular hoje em dia e possui uma linhagem orgulhosa que remonta pelo menos a Chapéu de coco . Mas as ideias por si só não fazem um programa. A execução é a chave, e para Minha mãe o carro é a única resposta. O facto de se basear apenas em problemas galopantes de Édipo não me incomoda, mas o facto de ser simplesmente estúpido é indesculpável.



Ai .

Minha Mãe, o Carro, estrelado por Jerry Van Dyke e Maggie Pierce

Folheto publicitário de My Mother the Car, série de televisão de 1965.Imagens Getty

Certamente não começou assim, de acordo com Allan Burns, que co-criou este programa, bem como Os Munsters e eventualmente, O show de Mary Tyler Moore . Chris Hayward e eu tivemos o que acabou sendo a pior ideia para uma série na história do mundo, disse ele ao Academia de Televisão . Nossa ideia era que marciano e Enfeitiçado e todas essas coisas eram tão populares, então por que não fazemos algo que tire sarro delas? Então escrevemos o roteiro e alguém deve ter achado engraçado, mas, cara, os críticos com certeza não acharam. Provavelmente passei o resto da minha vida vivendo esse confronto. Eu prometo a você, queríamos que fosse uma sátira e acabou sendo o pior de todos os programas que pensávamos que estávamos satirizando.

Minha mãe o carro : Conheça o elenco

Jerry Van Dyke é Dave Crabtree

Jerry Van Dyke, Mary Tyler Moore e Jimmy Durane

(Legenda original) O irmão de Dick Van Dyke, Jerry (à esquerda), e seus colegas de elenco da série de televisão, Mary Tyler Moore, aceitam o prêmio Emmy de Dick aqui, em 12 de setembro, de Jimmy Durante.Imagens Getty

Com a série vendida, os produtores começaram a montar seu elenco. Jerry Van Dyke estava no radar deles para o papel principal (e, deve-se notar, porque ele estava empatado com Minha mãe o carro , Sherwood Schwartz diz que não poderia escalar o ator como Gilligan).

Nascido em 27 de julho de 1931 em Danville, Illinois, Jerry começou sua carreira no entretenimento como comediante stand-up, atuando em bares de strip-tease e casas noturnas. Ele se juntou ao Tops in Blue da Força Aérea dos EUA em 1954 e se apresentou em bases militares ao redor do mundo.

Fazendo algumas aparições em O show de Dick Van Dyke e atuando em O programa de Ed Sullivan levou a que ele se tornasse um dos membros do elenco de O programa de Judy Garland em 1963, embora sua passagem por lá não tenha durado a única temporada do programa.

Dois anos depois, é claro, ele conseguiria Minha mãe o carro , e funcionaria de forma bastante consistente nos anos que se seguiram. Ele era um frequentador assíduo do Andy Griffith's Diretor (1970), apareceu em nove episódios de 13 Queens Boulevard (1979) e é mais conhecido por interpretar o assistente técnico Luther Van Dam em Treinador (1989 a 1997).

Jerry Van Dyke posa com My Mother the Car

Jerry Parris com ‘My Mother the Car’ em 1965Arquivo Hulton/Imagens Getty

Em 1965, ele falou ao Imprensa e Boletim Solar , compartilhando seus sentimentos sobre Minha mãe o carro : Ainda estamos tateando nosso caminho. Tentamos uma comédia ampla, voltada para o nosso público infantil, o que parece ser considerável. Também tentamos situações familiares para agradar aos adultos, estratégia que defendo. Não estou envolvido em decisões políticas. Eu apenas trabalho aqui.

Anos depois de My Mother the Car, Jerry Van Dyke estrelou Coach

Treinador estrela Craig T. Nelson como técnico de um time de futebol universitário, com Jerry Van Dyke como seu assistente técnico e Bill Fagerbakke como seu segundo assistente técnico.Imagens de Craig Sjodin/Getty

Mas, você sabe, acrescentou ele, eu poderia aprender a odiar essa coisa [o carro]. É difícil falar com um carro. Quero dizer, quando você está falando com um objeto inanimado, você é forçado a se animar para manter a cena viva. Eu fiz tudo, menos ficar de cabeça para baixo. Outra coisa difícil é filmar com uma câmera, como um filme. Toquei para públicos ao vivo durante toda a minha vida; Eu prospero com a reação da multidão para acompanhar minha comédia. Eu preferiria um show de três câmeras diante de um público, como Dick faz. Acho que ele é melhor nessas condições do que nos filmes. .Você pode vê-lo responder ao público.

Casado duas vezes e com três filhos, Jerry morreu em 5 de janeiro de 2018, aos 86 anos, de insuficiência cardíaca.

Ann Sothern como a Voz da Mãe (anteriormente Gladys Crabtree)

Ann Sothern

A atriz americana Ann Sothern (1909 – 2001) atende um telefonema na cama em uma cena do filme da MGM ‘Velozes e Furiosos’, de 1939.Arquivar fotos/imagens Getty

Antes de dar voz ao Porter de 1928 (também conhecido como Gladys Crabtree), a atriz Ann Sothern teve uma carreira incrível. Nascida em 22 de janeiro de 1909 em Valley City, Dakota do Norte, ela apareceu em nove filmes em papéis não creditados entre 1927 e 1927. Noites da Broadway e 1933 Broadway através de um buraco de fechadura , mas entre 1933 Vamos nos apaixonar e 1987 As baleias de agosto ela apareceu em mais de 60 outros.

Fazendo muitas aparições na televisão, ela teve papéis principais na série Secretária particular (1953 a 1957) e O show de Ann Sothern (1958 a 1961). Ela se apresentou no palco em 17 shows diferentes, entre eles De Ti Eu Canto, The Glass Menagerie, Cigano, Mame, Descalço no Parque e A Duquesa de Pasadena .

Ann Sothern

A atriz Ann Sothern em uma cena da peça teatral O zoológico de vidro em 1966Imagens de Ray Fisher/Getty

O que levou muitos a se perguntarem por que ela concordou em dar voz à mãe. Estou interessada em dinheiro, ela disse ao Despacho do Richmond Times na verdade, em 12 de setembro de 1965. De qualquer forma, sou atriz e quero atuar. Não quero ficar sentado esperando pelas grandes coisas que nunca acontecem. Eu a interpreto como uma personagem muito descolada, embora até agora deva admitir que meu diálogo não foi surpreendente.

Casada duas vezes e com um filho, ela morreu em 15 de março de 2001, aos 92 anos, de insuficiência cardíaca.

Maggie Pierce como Barbara Crabtree

Maggie Pierce e Jerry Van Dyke

Jerry Van Dyke e Maggie Pierce em Minha mãe o carro © NBCUniversal/cortesia MovieStillsDB.com

Maggie Pierce foi escolhida para interpretar a esposa de Dave, Barbara, que (é claro) começa a se perguntar o que há de errado com seu marido e sua obsessão por aquele carro velho na garagem (Wilbur Post teve o mesmo problema em relação ao seu garanhão que não parava de falar - para ele). Nascida em 24 de outubro de 1931 em Detroit, Michigan, antes de atuar ela se tornou enfermeira registrada em 1949, mas entre a dor da perda de pacientes e uma sugestão de um médico a levaram a deixar a área médica e ela começou a modelar.

Isso levaria a um teste de tela na Paramount Pictures e a ela ser contratada pela MGM. Embora nada de importante tenha acontecido em 1962 quando o contrato terminou ela começou a aparecer em uma grande variedade de programas de TV e claro Minha mãe o carro .

Tivemos uma verdadeira descoberta em Maggie, disse Jerry Van Dyke aos colunistas de jornais da época. Ela tem praticamente a mesma qualidade de Mary Tyler Moore no programa de Dick. Ela até se parece muito com a senhorita Moore.

Maggie Pierce e Guy Orbison

Joan Freeman, Roy Orbison e Maggie Pierce enchem seu vagão de roadshow com barras de ouro roubadas dos Yankees em uma cena do filme A guitarra mais rápida do mundo , 1967.Imagens Metro-Goldwyn-Mayer/Getty

Embora Minha mãe o carro na verdade, teve avaliações respeitáveis, os críticos foram simplesmente impiedosos e, apesar do fato de que desde o início ela foi muito positiva sobre isso, chegou a um ponto em que ela disse à mídia: Tudo o que me interessa é usar o programa com tanto valor publicitário quanto Eu posso conseguir. Claro, gosto do show. Mas isso não significa necessariamente que meu personagem seja maravilhoso. Ela não é. Meu papel está limitado. Jerry e o carro arrancam todas as risadas. Eu participei para ter sucesso neste negócio e para se tornar conhecido é preciso estar regularmente em uma série.

Maggie Pierce

Atriz Maggie Pierce comemorando o 4 de julho(Foto bColeção John Springer/CORBIS/Corbis via Getty Images

No final das contas esse foi seu último papel na televisão e ela só apareceu em mais um filme A guitarra mais rápida do mundo (1967). Depois disso, casou-se com o produtor e dono de teatro Jerome Minskoff e começou a se envolver na produção de peças. Ela foi casada com Minskoff de 1971 até sua morte em 1994. Ela mesma morreu em 5 de abril de 2010, aos 78 anos.

Avery Schreiber como Capitão Bernard Manzini

Avery Schreiber era o vilão de My Mother the Car

Avery Schreiber no The Muppet Show em 1979©EMI TV/cortesia MovieStillsDB.com

Embora estejamos falando de um programa de televisão com um carro falante, o elemento mais caricatural do Minha mãe o carro foi sem dúvida Avery Schreiber como Capitão Bernard Manzini, um colecionador de carros que passou 11 episódios da série tentando colocar as mãos no carro de Dave.

Burns e Schreiber

Burns e Schreiber no Palácio de Hollywood na década de 1960©ABC/cortesia MovieStillsDB.com

Avery nasceu em 9 de abril de 1935 em Chicago, Illinois. Na década de 1960, fez parte da equipe de comédia Burns e Schreiber (a outra metade composta pelo comediante Jack Burns). Embora ele fosse praticamente um vilão enrolador de bigode Minha mãe o carro , ele estrelou uma série de comerciais populares de Doritos e co-apresentou A hora da comédia Burns e Schreiber em 1973, não tão lembrado hoje como você pensa que ele receberia pela quantidade de seus créditos, ele apareceu em várias dezenas de filmes (entre 1969 Os monitores e 2001 Morrendo no limite ) e televisão (entre um episódio de 1964 de Lado Leste/Lado Oeste 1999 Becker ). Casado uma vez e com dois filhos, ele morreu em 7 de janeiro de 2002, aos 66 anos, de ataque cardíaco resultante de complicações de diabetes.

Um pensamento final

Allan Burns, co-criador de My Mother the Car

Produtor Allan Burns em 1984Bob Riha, Jr./Getty Images

Numa última retrospectiva Minha mãe o carro , Allan Burns refletiu: Achamos que era muito engraçado, mas todo mundo achou que era horrível. É bom saber que no momento da minha vida em que algumas pessoas pensam isso O show de Mary Tyler Moore é um dos melhores shows de todos os tempos, também fiz aquele que todo mundo tem certeza que é o pior.

Que Filme Ver?