Jane Seymour fala sobre ‘invisibilidade’, envelhecendo com alegria, defendendo a si mesmo e muito mais — 2025



Que Filme Ver?
 

É difícil acreditar que o vencedor do Emmy e do Globo de Ouro Jane Seymour experimentou o fenômeno atual de invisibilidade nas práticas médicas, onde preconceitos de gênero e idade podem fazer com que os pacientes se sintam ignorados ou ignorados. Jane diz que isso pode moldar dramaticamente as decisões de saúde das mulheres – especialmente aquelas com mais de 40 anos.





Eu acho que quando você envelhece, eles olham para você como: ‘Oh, bem, ela já passou do seu auge. Ela é uma velhinha; ela não é importante”, diz Seymour.

Jane Seymour, 2019

Jane Seymour, 2019Paul Archuleta/Getty Images



O invisibilismo não ocorre apenas no consultório médico. Lembro-me de ter comprado um carro para mim, acrescenta ela, mas um amigo estava comigo e o vendedor ficava falando com ele e era eu quem comprava o carro para mim. Tive problemas em minha casa e ligo e digo: ‘Você pode me ajudar com isso?’ O homem vai realmente olhar por cima da minha cabeça e encontrar o homem mais próximo na sala com quem conversar sobre isso. É como se eu não fosse visto. Eu digo a eles: ‘Com licença, esta casa é minha, eu pago por ela. Por favor me respeite.'



Jane Seymour fala sobre o invisível

Recentemente, a premiada atriz, artista, filantropa e empresária de sucesso Jane Seymour falou em um painel para uma empresa biofarmacêutica global Insmed é Fale em BE campanha para ajudar a aumentar a conscientização sobre uma condição chamada Bronquiectasia (BE) uma doença em que as vias respiratórias ficam permanentemente alargadas, tornando mais difícil a eliminação de muco e bactérias, e o invisível através da educação e do incentivo às mulheres para falarem e serem elas mesmas.



Jane Seymour, 2024

Jane Seymour, 2024Paul Archuleta/Getty Images

Seja você mesmo, proclama Seymour, aprecie este corpo, esta psicologia, esta atitude mental e esta criatura espiritual que somos. Quero trazer um sentimento de pertencimento a esse assunto sério.

Seymour é franca em sua nova campanha, admitindo que encontrou preconceito de idade não apenas em Hollywood, mas também em situações médicas privadas. Infelizmente, experimentei doenças médicas que não foram tratadas pelo médico e desde então mudei de médico. Disseram-me que estou envelhecendo, então acostume-se.



Tenho 73 anos e não me sinto velho

Jane Seymour, 1972

Jane Seymour, 1972J. Wilds/Keystone/Arquivo Hulton/Imagens Getty

O que intrigou Seymour nesta campanha foi duplo; uma era filha de um médico e a outra tinha seus próprios problemas médicos.

Tenho 73 anos e não me sinto velha, diz ela. Acho que aprender a se defender é extremamente importante em qualquer idade. Pessoalmente, como atriz, vou por aí fazendo filmes que considero importantes e interessantes para mulheres da minha idade. Adoro interpretar mulheres mais velhas, falar sobre relacionamentos em diferentes idades.

O conselho de Seymour antes de consultar seu médico

Jane Seymour, 2019

Jane Seymour, 2019Emma McIntyre / Getty Imagens para SiriusXM

A Insmed conduziu uma pesquisa com pacientes com bronquiectasia (BE), uma doença pulmonar crónica e muitas vezes progressiva, com 79% dos inquiridos com a doença a dizerem que se sentem mais invisíveis à medida que envelhecem. Seymour está bem ciente das restrições de tempo de um médico, então ela sugere que você esteja bem preparado antes de entrar em um consultório médico.

Faça sua lição de casa antes de ir e saiba que terá tempo com aquele profissional de saúde naquele ambiente. Tenha algumas anotações e perguntas em mãos e quando você olhar para suas anotações e realmente não precisar delas, diga: 'Ok, acho que já abordamos isso.'

A atriz em 2020

Jane Seymour, 2020Pablo Cuadra/WireImage/Getty Images

Ela continua: Não perca tempo. Ouça o que eles têm a dizer, mas também certifique-se de que ouçam o que você sabe sobre seu próprio corpo. E se você não consegue lembrar de tudo, pergunte ao médico se você pode registrar sua consulta. Eu faço. Eu tenho meu iPhone e gravo ou tiro uma foto das informações na tela.

Outra sugestão é trazer um amigo para fazer anotações para você, já que todo mundo fica ansioso ao ir ao médico.

Saiba seu valor

Jane Seymour, 2022

Jane Seymour, 2022Axelle/Bauer-Griffin/FilmMagic/Getty Images

Uma grande percentagem de mulheres que se sentem negligenciadas também sofre de baixa autoestima e falta de confiança.

Sentir-se confortável em sua própria pele e sentir que você realmente importa é algo que só você pode fazer, diz Jane, que admite que se sente muito confortável em sua idade e estágio de vida como mãe e avó.

A atriz em 2022

Jane Seymour, 2022Stéphane Cardinale – Corbis/Corbis via Getty Images

Mas a vida de ninguém é perfeita. Minha mãe sempre disse que todos na vida têm desafios. A maioria de nós esconde isso e não quer que ninguém saiba de nossa dor particular, mas conversar com um grupo de apoio, um amigo ou até mesmo com você mesmo pode ser muito fortalecedor. Diga a si mesmo: ‘Eu mereço me sentir o melhor que posso, mereço saber por que isso está doendo… minha opinião pode ser útil e é importante’.

Para mais informações sobre a campanha Speak Up in BE, visite SpeakUpinBronchiectasis.com .


Para mais de suas mulheres fortes favoritas, clique abaixo!

De ‘Cheers’ a ‘Barbie’, relembre a vida e a carreira de Rhea Perlman

A estrela de ‘Ted Lasso’ Hannah Waddingham compartilha suas dicas contra o estresse e como ela torna a vida doce… com biscoitos! (EXCLUSIVO)

A matriarca da ‘Duck Dynasty’ Kay Robertson conta como Deus salvou seu casamento (EXCLUSIVO)

Que Filme Ver?