Dick Gregory, ativista dos direitos civis e comediante stand-up, morre aos 84 anos — 2024



Que Filme Ver?
 

Richard Claxton Gregory nasceu em 12 de outubro de 1932, em St. Louis. Criado por sua mãe solteira, Lucille, ele fazia biscates para ajudar no sustento da família e usava o humor como defesa contra os valentões da vizinhança.





Pinterest

Ele freqüentou a Sumner High School e, em seguida, ganhou uma bolsa de estudos para a Southern Illinois University, onde correu 800 metros e recebeu o prêmio de atleta excepcional da escola. Enquanto estudante, ele foi convocado para o Exército dos EUA em 1954 e fez rotinas de comédia em programas militares. Dois anos depois, ele voltou à escola após sua alta, mas partiu sem se formar.



Gregory começou sua carreira profissional como comediante em Chicago em 1958, servindo como mestre de cerimônias de boate no Herman Roberts Show Bar, de propriedade de negros, enquanto mantinha um emprego diurno nos Correios dos EUA.



https://youtu.be/1M267xj8THk



Depois de seus shows que mudaram sua vida no Playboy Club, Gregory escreveu uma profunda autobiografia de 1964 intitulada Negro , que descreveu sua infância pobre e o racismo que experimentou. Ele escreveu uma nota no prefácio: “Querida mamãe, onde quer que você esteja, se ouvir a palavra‘ negro ’novamente, lembre-se de que eles estão anunciando meu livro.”

Ele então tocou um saxofonista alto chamado Richie “Eagle” Stokes em Doce amor amargo (1967), uma história vagamente baseada na vida de Charlie “Bird” Parker

Dick Gregory (à esquerda) e Richard Pryor na gravação de um programa de TV (Seattle PI)



Em 1973, Gregory parou de se apresentar em clubes porque fumar e beber eram permitidos (seu ativismo certamente lhe custou trabalho), e levaria mais de duas décadas até que ele retornasse aos palcos. Até recentemente, ele fazia mais de 200 shows e palestras por ano.

O comediante também publicou um livro de 1973, Dieta natural de Dick Gregory para pessoas que comem: cozinhando com a mãe natureza ; fundou a Health Enterprises, que comercializava produtos para perder peso; e introduziu o Slim / Safe Bahamian Diet Mix. Ele foi diagnosticado com câncer em 2001, mas superou-o.

Galeria U * Space

Em 2016, o ator vencedor do Emmy Joe Morton ( Escândalo ) retratou Gregory na peça off-Broadway Me deixe solto , produzido por John Legend.

Joe Morton como Dick Gregory em “Turn Me Loose”. Crédito Sara Krulwich / The New York Times

Os sobreviventes incluem sua esposa Lillian, uma secretária que ele conheceu em um clube em Chicago. Eles se casaram em 1959 e tiveram 11 filhos (um morreu ao nascer).

FONTE: The Hollywood Reporter

Páginas: Página1 Página2 Página3 Página4
Que Filme Ver?