A estrela da Era de Ouro Hedy Lamarr fugiu de seu marido pró-nazista e ajudou a inventar o Bluetooth — 2024



Que Filme Ver?
 

Quando as pessoas se referem a um homem da Renascença, estão se referindo a alguém com muitos talentos, geralmente em áreas de especialização muito diferentes. Talvez um dos exemplos mais notáveis ​​disso esteja incorporado em Hedy Lamarr, descrita como uma das maiores Hollywood atores de todos os tempos e um revolucionário inventor que lançou as bases valiosas para a tecnologia usada hoje.





Lamarr nasceu em 9 de novembro de 1914, em Viena, Áustria. Tudo sobre sua infância e educação tinha um ar de esplendor, até mesmo romance no significado original da palavra. Seu pai era diretor de banco e sua mãe pianista. Desde jovem, Lamarr mostrou afinidade com os holofotes e até ganhou um concurso de beleza quando tinha apenas 12 anos. Seu pai também complementava o fascínio pela tecnologia e juntos faziam caminhadas para que ele explicasse como funcionavam as diferentes engenhocas usadas todos os dias. Lamarr utilizaria esses dois interesses com grande efeito em sua vida adulta.

Hedy Lamarr estava pronta para uma abordagem prática

  Lamarr's life would imitate aspects of Ecstasy

A vida de Lamarr imitaria aspectos de Ecstasy / Everett Collection



Embora seus primeiros amores tenham sido o teatro e o cinema, Lamarr não se limitou a trabalhar apenas na frente de uma câmera. Na verdade, por meio de um pouco de decepção, ela conseguiu um emprego para si mesma como roteirista, responsável por supervisionar a continuidade de uma tomada; isso significava levar em conta figurinos, adereços, poses e todos os outros detalhes. Seu 1931 estreia no cinema foi seguido no ano seguinte com um papel de liderança Não é necessário dinheiro . Então em 33 veio o famoso e escandaloso Êxtase , no qual Lamarr interpretou uma jovem esposa negligenciada em busca de fuga de um casamento infeliz.



  Sua vida sempre foi uma mistura de atuação e invenção

Sua vida sempre foi uma mistura de atuação e invenção / Robert Coburn, 1938 / Coleção Everett



Mais grandeza, desta vez do tipo cansado, logo a encontrou quando Lamarr conquistou a atenção de numerosos pretendentes, dos quais o mais insistente era Friedrich Mandl. Mandl era um fabricante e distribuidor de armas da Áustria. Embora Mandl fosse descendente de judeus, ele tinha laços com o partido nazista e Adolf Hitler, já que ambos ganharam mais destaque. Quando ele tinha 33 anos e ele 18, os dois se casaram, mas elementos de sua ficção Êxtase a vida encontraria o caminho para Lamarr, pois ela era negligenciada e vivia como uma verdadeira prisioneira em sua casa palaciana. Quando Lamarr podia sair, era para acompanhar Mandl a festas ilustres onde os melhores da comunidade científica discutiam os últimos desenvolvimentos; isso pelo menos poderia nutrir a engenhosidade duradoura de Lamarr. Logo, ela usou um pouco dessa criatividade para garantir sua liberdade para sempre.

Uma fuga inventiva e avanços vitais

  TORTILLA FLAT, Hedy Lamarr

TORTILLA FLAT, Hedy Lamarr, 1942 / Coleção Everett

RELACIONADO: Podemos não ter Wi-Fi se não fosse pela atriz dos anos 40 Hedy Lamarr

Existem algumas versões da fuga de Lamarr no ar, mas ambas mostram sua criatividade na frente e no centro. Uma versão diz que ela escapou da propriedade vestindo-se como sua própria empregada. Outro sugere que ela usou todas as suas lindas – e valiosas – joias para uma festa e fugiu para o oeste e ainda mais para o oeste, promovido como a mulher mais bonita do mundo. Mas Lamarr não terminou de desafiar o que seriam as forças do Eixo. Zelosa em ajudar quando os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial, Lamarr foi encorajada a promover laços de guerra, embora seu objetivo real fosse para ajudar através da invenção . Ela teve sua chance depois que soube dos planos de usar torpedos controlados por rádio. Diante do potencial bloqueio das forças inimigas, Lamarr sugeriu um sinal de salto de frequência.



  Lamarr estava sempre inventando

Lamarr estava sempre inventando / Coleção Everett

Completando o círculo com sua formação única, essa ideia surgiu graças à sua criatividade e ao trabalho de um pianista amigo dela. Em 1941, Lamarr solicitou esta patente de salto de frequência. Foi arquivado sob a Patente dos EUA 2.292.387. De fato, embora a inventividade de Lemarr não tenha sido amplamente divulgada, aqueles que a conheciam o suficiente estavam lá para encorajar esse lado dela. Ela tinha uma mesa de trabalho montada em casa e até uma área para trabalhar em invenções entre as cenas de filmagem de seu último projeto. Howard Hughes até a levara a fábricas de aviões para complementar seu conhecimento. Algumas de suas criações incluem uma aba solúvel que imitava a Coca-Cola e até um semáforo. Suas inovações destinadas aos militares viram ação anos depois como a base para a tecnologia GPS e Bluetooth.

Hedy Lamarr morreu em 2000 aos 85 anos, uma mulher de muitos títulos, desde uma ilustre bomba até uma inventora apelidada de “a mãe do Wi-Fi”, que ganhou o Prêmio Pioneiro da Electronic Frontier Foundation. Esse é um excelente exemplo de sucesso artesanal.

  Por seu trabalho, Hedy Lamarr foi premiada e é a mãe da tecnologia utilizada hoje

Por seu trabalho, Hedy Lamarr recebeu um prêmio e é a mãe da tecnologia usada hoje / Coleção Everett

RELACIONADO: Cientistas inventaram um capacitor de fluxo da vida real, mas não o trará de volta ao futuro

Que Filme Ver?