Primeira lenda da Motown e cantor de “Money” Barrett Strong morre aos 81 anos — 2024



Que Filme Ver?
 
  • Barrett Strong morreu em 28 de janeiro aos 81 anos.
  • Ele foi o primeiro artista a lançar um hit para a Motown graças ao grande sucesso “Money”.
  • Strong também foi um compositor premiado que escreveu para os Temptations.





Em 28 de janeiro, Barrett Strong morreu . O cantor e compositor tinha 81 anos quando faleceu. A notícia de sua morte foi confirmada pela conta do Motown Museum no Twitter no domingo. No momento da redação deste artigo, nenhuma causa oficial de morte foi compartilhada.

Graças em parte à sua célebre canção “Money (That’s What I Want)”, Strong é lembrado como o primeiro artista a gravar um hit para Motown , a gravadora de propriedade de afro-americanos que desempenhou um papel crucial na integração racial na cena musical. Em colaboração com o produtor Norman Whitfield, Strong também escreveu vários sucessos para os Temptations.

Morreu a lenda da Motown, Barrett Strong

Por meio da conta do Motown Museum no Twitter, o fundador da Motown, Berry Gordy, divulgou uma declaração sobre Strong. “Estou triste ao saber da morte de Barrett Strong, um dos meus primeiros artistas , e o homem que cantou meu primeiro grande sucesso 'Money (That's What I Want)' em 1959', o comunicado . “Barrett não era apenas um grande cantor e pianista, mas ele, junto com seu parceiro de composição Norman Whitfield, criou um corpo de trabalho incrível, principalmente com os Temptations. Suas canções de sucesso eram revolucionárias no som e capturavam o espírito da época, como 'Cloud Nine' e a ainda relevante, 'Ball of Confusion (That's What the World is Today)''.

RELACIONADO: Todas as estrelas que perdemos em 2022: In Memoriam

Conclui: “Minhas sinceras condolências vão para sua família e amigos. Barrett é um membro original da família Motown e fará falta para todos nós”. De acordo com O jornal New York Times , informações específicas sobre sobreviventes não estão prontamente disponíveis.



Um forte legado

  Barrett Strong é o cérebro por trás"Money" and other big hits

Barrett Strong é o cérebro por trás de “Money” e outros grandes sucessos / Amazon

Barrett Strong nasceu em 5 de fevereiro de 1941, em West Point, Mississippi. No final das contas, ele foi criado em Detroit, cidade motorizada e local de nascimento da Motown. Ainda muito jovem, o pai de Strong trouxe para casa um piano velho e embora seu pai não pudesse jogar, Strong sabia desde muito jovem que queria. A casa deles recebia muitos visitantes e quando Strong tinha apenas 14 anos ele conheceu Gordy, para quem tocava piano imitando Ray Charles. Ambos estavam nos estágios iniciais de suas carreiras na indústria musical e depois que Gordy recrutou Strong, “Money” se tornou uma das primeiras canções em que trabalharam.

  Depois que a Motown se mudou e evitou a política, ele começou uma carreira solo

Depois que a Motown se mudou e evitou a política, ele iniciou uma carreira solo / Wikimedia Commons

Assim que tocou no rádio, os telefonemas continuaram chegando. Outras bandas, como Rolling Stones, Beatles e Flying Lizards, gravariam suas próprias versões também.

Em 73, Strong foi premiado com um Grammy de melhor música de rhythm and blues por seu trabalho em 'Papa Was a Rollin 'Stone' dos Temptations. Ele ficou com a Motown o tempo suficiente para escrever 'I Heard It Through the Grapevine' para Marvin Gaye e Gladys Knight & the Pips, em seguida, embarcou em uma carreira solo depois que a Motown se mudou para Los Angeles. Isso combinava muito bem com Strong; quando a América participou da Guerra do Vietnã, a Motown queria ficar longe da política na música, mas Strong e Whitfield queriam desafiar esse tabu, resultando em sucessos como “Ball of Confusion” e “War”.

Em 2004, Barrett Strong foi introduzido no Songwriters Hall of Fame. Strong foi uma parte instrumental da história da música cujo legado perdura até hoje. Descanse em paz.

  Strong foi introduzido no Songwriters Hall of Fame

Strong foi introduzido no Hall da Fama dos Compositores / mjt/AdMedia

RELACIONADO: Just In: lenda da guitarra Jeff Beck morre aos 78 anos

Que Filme Ver?