Tony Randall: muito mais da metade de ‘The Odd Couple’ — 2024



Que Filme Ver?
 

Se o nome Tony Randall só traz à mente Felix Unger em O casal esquisito , então você está em boa companhia. Mas o que muitos não sabem é que ele foi um ator que teve uma carreira de 60 anos de trabalho consistente que abrangeu tudo, desde o rádio ao cinema, à televisão e ao palco.





Ele nasceu Anthony Leonard Randall em 26 de fevereiro de 1920 em Tulsa Oklahoma e frequentou a Tulsa Central High School, onde já havia desenvolvido interesse em atuar, mas, de acordo com uma história de 1951 em Mundo de Tulsa , nunca tive a chance de explorá-lo. Muito raramente eu passava nos testes para as peças da turma, observou ele. Eles não achavam que eu era bom o suficiente. [Mas] Senhorita Isabelle Ronan, uma de minhas professoras, é uma das pessoas mais maravilhosas que alguém poderia conhecer. Ela foi minha inspiração. Foi através dela que me interessei pelo teatro.

Adiciona Mundo de Tulsa , Tony tinha 18 anos quando deixou Tulsa para estudar na Northwestern University em Chicago. Mais tarde, ele veio para Nova York para estudar teatro no Neighborhood Playhouse e era um aluno tão bom que o nomearam professor.



Ele apareceu em vários shows, creditados como Anthony Randall, entre eles George Bernard Shaw é Cândida , que levou O item diário Para observar a crítica de 19 de agosto de 1941, Anthony Randall, jovem recém-chegado, parecia viver o papel de Eugene Marchbanks, o poeta patético que se apaixona pelo fascínio ridículo de um menino por uma mulher casada mais velha. Ele deixou uma impressão profunda em seu público e ganhou um lugar em nosso livrinho azul como um jovem ator destinado a coisas maiores.



A caminho de coisas maiores

Eu amo um mistério

Foto publicitária em jornal de Tony Randall e outros do drama de rádio Eu amo um mistério , 1949©NBCUniversal/Newspapers.com



Durante a Segunda Guerra Mundial, Randall foi convocado para o Exército e serviu no Corpo de Sinalização do Exército dos EUA até sua dispensa, quando trabalhou no Olney Theatre no condado de Montgomery, Maryland. Ele voltou para Nova York, onde participou de uma produção em turnê de Os Barretts da Rua Wimpole em 1946, e na Broadway em Antônio e Cleópatra (1947 a 1948) e César e Cleópatra (1949 a 1950).

Nesse meio tempo, ele se envolveu com o rádio, interpretando Reggie York de 1949 a 1952 no drama Eu amo um mistério , sobre três amigos que dirigem uma agência de detetives que viajaram pelo mundo em busca de aventura.

Tony Randall

1952: Folheto publicitário de Tony Randall para a série de televisão de 1952, Mr.(FotoColeção John Springer/CORBIS/Corbis via Getty Images



Sua primeira série de televisão chegou na forma de comédia Senhor espiadores , que durou de 1952 a 1955 e o viu interpretando o professor de história Harvey Weskit, melhor amigo de Wally Cox 's (a voz de Azarão ) professor de ciências Robinson J. Peepers.

O programa, descreve a Wikipedia, muitas vezes envolvia Peepers lidando com objetos inanimados que se comportavam mal ou momentos embaraçosos. Em uma cena típica, Peepers vê uma amarelinha marcada com giz na calçada e, pensando que está sozinho, joga o jogo com abandono, apenas para descobrir que sua namorada Nancy esteve observando em silêncio o tempo todo.

Sr. é bom, porque na base disso está um desejo honesto e humano de ser realmente interessante e divertido para as pessoas, e não apenas provocar risadas fáceis, disse Randall à mídia na época.

Os personagens crescem à medida que trabalhamos com eles e se tornam cada vez mais reais. Por exemplo, quando o Sr. Weskit apareceu pela primeira vez, ele era o estereótipo de uma camisa de pelúcia impossível, o homem bem vestido - o tipo de cara que usaria um weskit. Agora ele é um ser humano. Aposto que todo homem se considera um bom dançarino, um ótimo atleta e extremamente atraente para as mulheres. Eu sei que sim, de qualquer maneira. Então, deixei essas características aparecerem no Weskit. As pessoas apenas riem deles porque são verdadeiros.

O elenco de Mister Peepers

O elenco da série de televisão Sr. , Da esquerda para a direita: (sentado) Pat Benoit, Wally Cox, (em pé) Georgiann Johnson, Tony Randall e Marion Lorne, 1953NBC Televisão/Getty Images

Quando o show terminou, Randall, que ainda estava no palco, estava pronto para uma mudança e a encontrou no sucesso da Broadway Herdar o Vento , que durou de 1955 a 1957. Eu estava começando a me identificar demais com Wes, mas os três anos que passei no Senhor Peepers Show foram os anos mais lindos da minha vida. Não porque tenha sido o maior programa da história da TV, mas porque foi muito bom trabalhar com pessoas tão maravilhosas.

Marilyn Monroe e Tony Randall

Marilyn Monroe e Tony Randall em Vamos fazer amor , 1960©20th Century Fox/IMDB

Como dominós caindo (no bom sentido), Senhor espiadores levou a Herdar o Vento , que levou o ator a Hollywood para três filmes em 1957 que consolidaram seu estrelato: Oh cara! Ah, mulheres! (estrelando Gengibre Rogers e David Niven), O sucesso estragará Rock Hunter? (oposto Jayne Mansfield ) e um papel de liderança Sem adiantamento (também estrelado por Joanne Woodward e Sheree North). E então foi de volta à Broadway, antologia televisiva e um retorno a Hollywood co-estrelando com Debbie Reynolds em O jogo de fazer (1959), apoiando Dia de Dóris e Rock Hudson em Conversa travesseiro (1959), e com Marilyn Monroe em Vamos fazer amor (1960).

Talvez seu papel mais desafiador naquela época tenha sido em 1964 7 Faces do Dr. , que o vê interpretando o Dr. Lao chinês, Merlin, o Mágico, o profeta grego Apolônio, um Abominável Homem das Neves, a mitológica Medusa, uma serpente marinha e um personagem que é meio homem, meio cabra.

Na verdade, eu toco sete papéis, mas uso apenas seis faces, disse Randall O examinador de São Francisco . Minha outra ‘cara’ é uma cobra; Eu sou a voz da cobra. Estas são criaturas de um circo e projeções da personalidade do Doutor Lao. É baseado em um livro maravilhoso, O Circo do Dr. Lao . Foi lançado em 1935 e teve um grupo pequeno, mas dedicado de leitores desde então. Demora quase duas horas por dia para fazer uma cara.

Tony Randall

Tony Randall em As 7 Faces do Dr.©MGM/cortesia MovieStillsDB.com

As diferentes partes do meu rosto estão coladas e pode ser doloroso, acrescentou. Não só uso rostos diferentes, como também tenho perucas e corpos diferentes. Como a Medusa, sou uma senhora. Usarei cascos como o personagem da cabra. Eu realmente pulei nessa parte. É o sonho de um ator.

O casal esquisito

O casal esquisito

Tony Randall e Jack Klugman em O Casal Estranho©Paramount Pictures/cortesia MovieStillsDB.com

Embora Tony Randall ainda estivesse fazendo sucesso no cinema e na Broadway, é provável que ele tenha encontrado o atrativo da versão para TV de O casal esquisito irresistível demais para ignorar. Criado por Neil Simão , estreou na Broadway em 1965 com Walter Matthau como o jornalista esportivo e super-desleixado Oscar Madison e Os recém-casados ' estrela Arte Carney como o meticuloso Felix Unger, ambos divorciados e optando por dividir um apartamento, mas acabam enlouquecendo um ao outro.

Três anos depois, foi adaptado para um filme de sucesso, com Matthau reprisando seu papel e Jack Lemmon se juntando a ele como Felix. Para a televisão, os criadores da série Garry Marshall e Jerry Belson queriam Jack Klugman como Oscar e Randall como Felix, e embora tenham sido necessárias negociações pesadas, eles os conseguiram.

O casal esquisito

O casal esquisito ©Paramount Pictures/cortesia MovieStillsDB.com

Nunca foi um sucesso durante sua execução original (embora tenha se tornado um megasucesso em reprises), O casal esquisito conseguiu passar cinco temporadas de 1970 a 1975 e 114 episódios. Em uma situação com a qual Marshall teria que lidar novamente com Dias felizes , a primeira temporada foi filmada como um filme com uma câmera, enquanto a segunda temporada em diante foi filmada com três câmeras e um público de estúdio ao vivo, da maneira que Desi Arnaz foi pioneiro com Eu amo Lucy na década de 1950.

Óscar

Quarto de Oscar em O casal esquisito ©Paramount Pictures/cortesia MovieStillsDB.com

Antes da estreia do programa, Randall deu uma entrevista ao Tribuna Estelar e comentou: É estranho a maneira como todo mundo fala conosco sobre o programa ser um sucesso antes mesmo de ir ao ar. Mas existe esse sentimento no estúdio e acho que tem a ver com a qualidade dos roteiros que fizemos.

Fizemos 12 roteiros até agora, e não acho que tenhamos feito nenhum ruim ainda, porque jogamos fora os ruins, Klugman e eu. Jack interpretou Oscar em tantas produções da peça original , e interpretei Felix em tantas produções que sentimos que conhecemos esses caras. Quando eles chegam com roteiros que são uma falsificação de qualquer personagem, nós sabemos disso. E sempre concordamos.

O casal esquisito

Um túmulo para Felix em O casal esquisito ©Paramount Pictures/cortesia MovieStillsDB.com

Se Jack não gosta de alguma coisa, elaborou ele, inevitavelmente é algo que eu também não gosto, e vice-versa. Até agora jogamos fora quatro roteiros e isso é muito caro, porque eles investiram muito dinheiro neles. Agora, talvez se o programa durar muito tempo, não seremos capazes de manter esses padrões e teremos que começar a fazer alguns desses outros, mas espero que não. Os novos escritores, em particular, chegam com roteiros cheios de piadas, piadas, piadas, porque querem impressionar os produtores. Não estou tão interessado em ser engraçado o tempo todo. São personagens realmente muito tristes, esses homens divorciados morando juntos, e quando perdemos essa qualidade, acho que perdemos a série.

O show de Tony Randall

Quando chegar a hora O casal esquisito estava terminando, Jack Klugman ficou feliz em passar para Quincy, M.D. , enquanto Randall teria ficado feliz em continuar com o show, pois acreditava que havia mais histórias de Oscar e Felix para contar. Você podia sentir sua decepção no Emmy Awards de 1976, quando ele ganhou por sua interpretação do personagem e seus comentários foram para agradecer à academia enquanto lamentava: Eu só queria ainda ter um show.

Bem, em 1976 ele fez isso na forma de O show de Tony Randall . Criado por Tom Patchett e Jay Tarses, foi produzido pela MTM ( Maria Tyler Moore ) Produções e funcionaria de 1976 a 1978 com um total de 44 episódios. Nele, Randall interpreta o juiz da Filadélfia Walter Franklin, um juiz talentoso que é viúvo e enfrenta a vida como pai solteiro de sua filha e filho.

Houve muita turbulência nos bastidores com Randall não querendo trabalhar com Patchett e Tarses, e eles não querendo realmente trabalhar com ele. Os criadores também não negociaram com a emissora (ABC na 1ª temporada) e o programa foi cancelado. Mas então Grant Tinker, da MTM, convenceu a CBS a adotá-lo e os escritores juniores tornaram-se editores de histórias: Gary David Goldberg (que mais tarde criaria Laços familiares , Cidade giratória e Ponte do Brooklyn ) e Hugh Wilson (criador de WKRP em Cincinnati e Casa do Frank ).

Tony Randall

O show de Tony Randall ©20th Television/cortesia MovieStillsDB.com

Ao detalhar o processo de criação, Randall disse A Chamada da Manhã em 23 de setembro de 1976, Grant Tinker reuniu os escritores e nos sentamos para discutir conceitos - um professor, um professor universitário, um treinador de futebol profissional. O juiz venceu e os escritores partiram daí. Pessoalmente, me opus à ideia de ver outra comédia baseada em Los Angeles. Eu queria mostrar uma América mais velha. Nós nos estabelecemos na Filadélfia e voltamos para lá para filmar cenas de locação.

Ele continua: O importante é que eu não queria ser palhaço. Então a credibilidade sai pela janela. Meu personagem é um homem que manda um cara para a prisão perpétua e depois vai para casa, onde não pode cuidar dos próprios filhos. Haverá risadas no programa, mas elas virão para casa e vamos dar o máximo que conseguirmos.

Quando O Sol da Tarde Quando questionado sobre sua preferência, Felix Unger ou Juiz Franklin, ele respondeu: Nenhum dos dois. Sou ator e adorei fazer os dois. Eu não me importo se estou interpretando uma comédia ou papéis heterossexuais. É tudo atuação e nunca deixei de trabalhar.

Com amor, Sidney

E isso é não um exagero: sempre houve filmes de TV, papéis em filmes, participações especiais, talk shows, game shows – a lista continua. E em 1981, houve o filme da NBC TV Sidney Shorr: o melhor amigo de uma garota , no qual ele interpretou um ilustrador recluso cuja mãe faleceu recentemente e cujo amante que morava com ele, Martin, o deixou (para não ser muito claro, mas Sidney Shorr é gay).

Ele faz amizade com Laurie Morgan (Lorna Patterson), que eventualmente se muda para que os dois possam pagar um apartamento em Nova York. Quando Laurie fica grávida, ela, Sidney e sua filha Patti (Kaleena Kiff) se tornam uma verdadeira família, mas quando ela fica noiva e vai se mudar para Los Angeles, ele pede a custódia.

Elenco de Sidney Shorr

Elenco de Sidney Shorr©WBDiscovery/IMDb

Obviamente bastante dramático, mas então a NBC de alguma forma viu na configuração a possibilidade de uma versão de sitcom, que eventualmente se tornaria Com amor, Sidney , que durou de 1981 a 1983 e 44 episódios.

Tony Randall reprisou seu papel de Sidney Shorr e a sitcom acabou sendo uma continuação do filme, pois o casamento de Laurie (agora interpretada por Swoosie Kurtz) desmoronou, resultando no retorno dela e Patti (Kaleena Kiff reprisando o papel) para Nova York e voltando a morar com Sidney. Enquanto sua orientação sexual era abordada no filme para TV, a série semanal tornava tudo muito mais ambíguo, embora isso tenha começado a mudar na segunda temporada.

Swoosie Kurtz e Tony Randall

Swoosie Kurtz e Tony Randall apaixonados, Sidney©WBDiscovery/Wikipédia

O golpe duplo da derrota O casal esquisito e O show de Tony Randall ao longo de alguns anos, ele se afastou da ideia de outra série, disse Randall. A razão pela qual ele mudou de ideia? Como ele contou A Estrela Padrão em 1981, eu certamente gostei Sidney Shor . Acabou sendo um filme realmente maravilhoso. Fiquei convencido de que era bom e estava pronto para abandonar isso. Mas então eles vieram até mim e me fizeram uma oferta que não pude recusar. Disseram que se eu fizesse a série, filmariam em Nova York e me dariam o controle artístico. Há vários anos venho tentando organizar um teatro de repertório clássico em Nova York e tive muito pouca sorte em arrecadar dinheiro. Isso me deu o dinheiro inicial para esse projeto.

Tony Randall

Tony Randall por volta de 1982 na cidade de Nova YorkImagens Imprensa/IMAGES/Getty Images

Ao falar com a Television Academy, Tony Randall discutiu o que Com amor, Sidney estava lidando: No filme ele nunca disse: ‘Eu sou gay’, mas você entendeu perfeitamente que ele era gay por referência a Martin, cuja foto estava lá. Tudo isso foi mantido na série e fizemos 44 shows. E em cada um desses programas estava implícito, nunca explícito, mas sempre esteve lá.

Randall acrescenta: Não foi um programa sobre homossexualidade, mas fomos atacados pela maioria moral, fomos atacados pela direita, E fomos atacados pelos defensores dos homossexuais porque não fomos longe o suficiente. O que Com amor, Sidney O que estava em questão era a necessidade deste homem de ter uma família, e eles disseram: ‘Essa não é uma imagem honesta da homossexualidade. Nem todo homossexual quer uma família.’ Não acredito nisso. Eu acredito todo mundo quer uma família.

Os últimos anos

Harlan e Tony Randall

Heather Harlan e Tony Randall durante o Tribeca Film Festival de 2003Jim Spellman/WireImage

Em 1991, Tony Randall fundou o National Actors Theatre, com sede na Pace University e encenou 14 produções entre 1991 e 1991. O cadinho e 1997 Os meninos do sol , que co-estrelou Jack Klugman.

Antes disso, a dupla apareceu no filme para TV O casal estranho: juntos novamente , que, infelizmente, foi mal concebido e executado. No entanto, entre isso e várias apresentações da peça original, Randall ajudou e encorajou Klugman em sua batalha contra o câncer na garganta, os dois ficando mais próximos do que nunca.

Ele levou sua carreira até o fim, suas últimas aparições no palco e no cinema em 2003, Abaixo o amor representando o antigo e Você está certo esta última. Em sua vida pessoal, ele foi casado com sua namorada do ensino médio, Florence Gibbs, de 1938 até ela falecer em 1992.

Três anos depois, aos 75 anos, ele se casou com Heather Harlan, de 25 anos, que daria à luz dois filhos - Julia em 1997 e Jefferson em 1998 - e eles ficaram juntos até o próprio Randall morrer em 17 de maio de 2004, de pneumonia. contraído após uma cirurgia de revascularização miocárdica. Ele tinha 84 anos.

Jack Klugman e Tony Randall

Jack Klugman e Tony Randall durante o 75º aniversário da NBC no Rockefeller Plaza em Nova YorkKMazur/WireImage

Em 1983 ele deu uma entrevista com O Inquiridor da Filadélfia em que ele refletiu sobre seu trabalho na TV. Eles eram todos os tipos de programas que mais tarde as pessoas diriam: 'Oh, isso foi um clássico!' ele refletiu. Sr. não foi um sucesso – durou três anos. O casal esquisito nunca foi um sucesso - durou cinco anos porque um homem da emissora acreditou em nós. Ele disse: ‘Este é o melhor show que temos; Não vou deixar passar.’ E não tem mais gente assim nas redes. Então, nunca tive sucesso. Ganhei bem, mas nunca tive sucesso.

A vida e a carreira que ele compartilhou com todos nós ao longo de 60 anos seriam diferentes.


Desfrute de muito mais cobertura de TV clássica

Veja o elenco de ‘Happy Days’ antes e agora - e descubra o que eles estão fazendo hoje

Origem de ‘Nanu, Nanu’ e mais segredos pouco conhecidos sobre o elenco de ‘Mork & Mindy’

10 fatos mágicos dos bastidores sobre ‘I Dream of Jeannie’

Que Filme Ver?