Mel picante é a cura doce para tosse, congestão e dor de garganta, dizem os médicos — 2024



Que Filme Ver?
 

Para nariz entupido, dor de garganta ou tosse persistente, o remédio caseiro preferido de muitas pessoas é uma colher de mel para acalmar os sintomas. Mas você sabia que dar um empurrãozinho no adoçante natural pode acelerar drasticamente o processo de cura do seu corpo? É verdade! E o mel picante traz uma série de benefícios à saúde além de acalmar os sintomas do resfriado: ajuda na digestão, protege o coração e até melhora o humor! Aqui, os especialistas explicam o que é o mel picante, como prepará-lo em casa e os benefícios desse mashup doce e picante para a sensação de bem-estar.





O que é mel picante?

Alimentos suculentos, ou doces + picantes, são A última tendência do TikTok. O aplicativo traz postagens com milhares de cliques sobre formas de fazer e saborear mel picante, inclusive como complemento de camarão, frango, asas, sushi e até ovos. Os restaurantes também estão adotando a tendência do mel picante. De acordo com QSR revista, o aparecimento de mel quente nos cardápios dos restaurantes cresceu 187% apenas entre 2016 e 2020.

Então, o que exatamente há no mel picante? Basicamente, é exatamente o que parece. O mel picante é feito pegando mel comum e adicionando pimenta, pimenta vermelha em flocos, pimenta caiena ou um molho picante como o Tabasco. Há uma série de variações de receitas online, com algumas pessoas adicionando um terceiro ingrediente, como vinagre de maçã ou suco de limão, para obter uma acidez doce e equilibrar os sabores de mel e pimenta. Mas não importa como você aquece o seu mel, o combo é um ótimo condimento para ter ao seu alcance. Além de agradar o paladar, o mel picante traz benefícios de longo alcance à saúde.



O mel picante é rico em compostos curativos

Cada um dos dois ingredientes principais do mel picante apresenta benefícios únicos. Primeiro, vamos pegar o mel. Tem uma longa história não apenas como adoçante, mas também como medicamento natural. Alguns dos primeiros benefícios do mel para a saúde foram documentados pelos antigos gregos, especificamente com sua capacidade de ajudar a curar feridas ou queimaduras, diz Michael S. Fenster, MD , cardiologista e professor de medicina culinária na Faculdade de Saúde da Universidade de Montana, em Missoula, Montana.



Nos tempos modernos, sabemos agora que o mel contém uma combinação de compostos bioativos , minerais, probióticos , enzimas e antioxidantes , o que pode fazer muito mais para melhorar nossa saúde, explica o Dr. Fenster. Ele acrescenta que os bioativos podem, em essência, ativar o gene que nos permite aumentar a nossa capacidade inata de produzir antioxidantes e reduzir a inflamação. Além disso, diz ele, os probióticos são necessários para uma boa saúde intestinal e essenciais para um sistema imunológico saudável. (Clique para saber como mel e limão acalmam a tosse .)



Em seguida, temos pimenta. Pimenta contém capsaicina , o componente natural que dá à pimenta seu ardor. Além de trazer calor, a capsaicina também é antioxidante, explica internista e especialista em medicina culinária Jaclyn Albin, médica , professor associado e diretor do programa de medicina culinária do UT Southwestern Medical Center em Dallas, Texas.

Quando a pimenta malagueta é combinada com mel, você tem uma mistura potente que pode mantê-lo saudável. Tanto o mel quanto a capsaicina demonstraram em pequenos estudos terem propriedades antivirais ou antibacterianas, diz o Dr. E os antioxidantes nos alimentos têm um efeito anti-inflamatório, portanto podem ajudar a neutralizar estresse oxidativo , um tipo de radical livre que causa danos celulares.

Pimentas em um pote de mel usadas para fazer mel picante

Fudio/Getty

Relacionado: Especialistas: Este mel pode ajudar as mulheres a aliviar as ondas de calor, aumentar a libido e muito mais

Como o mel picante cura rapidamente resfriados e vírus

Embora os dois ingredientes contenham compostos que podem melhorar a sua saúde da cabeça aos pés, onde eles realmente brilham são os sintomas calmantes de uma infecção do trato respiratório superior como dor de garganta, tosse crônica e congestão. Veja como o mel picante beneficia o processo de cura do seu corpo.

1. Mel picante acalma a tosse

Quando você tem uma tosse incômoda que simplesmente não para, o mel picante pode te ajudar! Mel reduz a frequência e a gravidade da tosse , de acordo com pesquisas em Medicina Baseada em Evidências do BMJ . O estudo sugere ainda que o mel pode ser superior aos antibióticos, proporcionando uma alternativa mais amplamente disponível e menos dispendiosa aos medicamentos prescritos para infecções do trato respiratório superior.

E quando você adiciona pimentas ricas em capsaicina, você apenas aumenta os benefícios. Pesquisa em OTO aberto descobriram que quando as pessoas tomavam um spray oral de capsaicina quatro vezes ao dia, elas experimentavam até um Redução de 75% na tosse crônica depois de duas semanas. Os cientistas suspeitam que a capsaicina pode reiniciar os nervos reflexos da tosse excessivamente sensibilizados, impedindo-os de falhar e desencadeando uma tosse crónica. (Precisa de ajuda extra? Clique para encontrar o direito pastilha para garganta pode ajudar a aliviar a tosse.)

2. Mel picante acalma dor de garganta

Um dos sintomas mais comuns (e mais irritantes) de um vírus respiratório superior ou infecção bacteriana é uma garganta persistentemente áspera, seca e inflamada. Entra querido. O mel tem efeitos analgésicos naturais, diz o Dr. Fenster, referenciando um estudo no Revista Brasileira de Otorrinolaringologia . Os pesquisadores descobriram que pessoas que gargarejavam e depois engoliam mel a cada 6 horas durante 10 dias tinham significativamente menos dor de garganta do que aqueles que pularam o doce swish. Eles também reduziram a necessidade de analgésicos para aliviar a dor de garganta. O crédito vai para as habilidades de cicatrização de feridas do mel, juntamente com seu efeito hidratante e de revestimento na garganta.

A capsaicina também é um analgésico natural, frequentemente usado como ingrediente em cremes tópicos para dores articulares e musculares. Mas consumir pimentas pode proporcionar os mesmos resultados calmantes. Veja como funciona: as moléculas da capsaicina dessensibilizam os receptores que transmitem sinais de dor ao cérebro, suprimindo a dor de garganta. Além disso, a capsaicina pode conter a inflamação que causa dor.

Um vírus de resfriado ou gripe, bronquite , infecção de garganta e infecções sinusais podem causar irritação e inflamação na garganta. Grande parte da dor de garganta decorre da inflamação, diz Lauri Wright, PhD, RDN , professor associado e diretor de programas de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa, Flórida. A combinação de mel e pimenta traz propriedades antiinflamatórias que podem reduzir o inchaço e ajudar no alívio da dor, afirma Wright, presidente da Academia de Nutrição e Dietética.

Mulher com as mãos tocando a dor de garganta enquanto está sentada no sofá

Estúdio Moyo/Getty

Relacionado: Alho e mel são a dupla doce e saborosa que acalma dores de garganta e acelera a recuperação do resfriado

3. Mel picante limpa a congestão nasal

Se você já mordeu uma pimenta e ficou com o nariz escorrendo ou sentiu os seios da face limpos, você tem que agradecer à capsaicina. A capsaicina inicialmente irrita ou estimula as terminações nervosas, essa é a sensação de queimação, muitas vezes causando coriza ou olhos lacrimejantes, diz o Dr.

Uma revisão da Cochrane sugere sprays nasais contendo capsaicina melhorar sintomas como congestão nasal e espirros ainda melhor do que um esteróide nasal comum ( budesonida ), graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Mas o mel também pode ajudar quando se trata de eliminar congestionamentos. Inflamação do revestimento da cavidade nasal (também conhecida como sinusite ) restringe o fluxo de ar, dificultando a respiração e a expulsão do muco. A combinação de tecidos inchados e inflamados, além de muco acumulado, é o que faz com que seu nariz fique entupido, explica o Dr. Albin. O mel antiinflamatório ajuda a conter o inchaço e afina o muco para que seja mais fácil de expelir. (Clique em nossa publicação irmã para mais receitas picantes para limpar seus seios da face e para óleos essenciais que aliviam o congestionamento .)

Uma ilustração de sinusite ou cavidades nasais inchadas e inflamadas

sabelskaya/Getty

Mais 3 benefícios para a saúde do mel picante

O mel picante pode fazer mais do que apenas aliviar os sintomas do resfriado. Veja por que você pode querer incluí-lo em sua dieta diária muito depois do final da temporada de doenças.

1. Ajuda na digestão

Alimentos como o mel são poderosos agentes adjuvantes que ajudam a manter microbioma intestinal saudável, diz o Dr. Fenster. A pesquisa descobriu que o mel pode funcionar como um simbiótico , que contém probióticos, colônias de bactérias benéficas ativas e prebióticos , fontes alimentares, como certos tipos de fibras, que ajudam bactérias saudáveis ​​a crescer no intestino, acrescenta. (Clique para saber como comer aveia pode promover uma digestão saudável .)

O mel também contém oligossacarídeos , carboidratos compostos de açúcares únicos que passam para o intestino e ajudam a alimentar biomas intestinais saudáveis, diz Wright. Um microbioma saudável leva a uma melhor digestão. Sabemos que o intestino está ligado e faz parte do sistema imunológico. Portanto, um intestino saudável ajuda muito mais o sistema imunológico, acrescenta ela.

A capsaicina também pode alterar o microbioma intestinal no bom sentido, um estudo na revista Moléculas mostra. Aumenta as bactérias benéficas para o equilíbrio da flora e diminui um tipo de bactéria que pode induzir inflamação. Observação: Se você tem estômago sensível ou problemas gastrointestinais, como úlcera, síndrome do intestino irritável (SII) , ou doença inflamatória intestinal (DII) , você pode querer pular a capsaicina. Seu sabor picante pode provocar dores abdominais. (Clique em nossa publicação irmã para ver por que o iogurte é um dos melhores tratamentos naturais para SIBO ou supercrescimento bacteriano no intestino delgado.)

2. Mantém seu coração saudável

Os ingredientes mais importantes do mel picante ajudam a evitar doença cardiovascular . De acordo com a American Heart Association, o mel ácidos fenólicos e flavonóides ajuda melhorar os níveis de colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Como? reduz o colesterol total e o colesterol LDL ruim, enquanto aumenta o colesterol HDL bom. E um estudo da Universidade de Toronto descobriu que o mel reduz triglicerídeos , um tipo de gordura no sangue que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

A capsaicina da pimenta também protege o seu relógio. Um estudo no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia descobriram que pessoas que comem pimenta regularmente (mais de 4 vezes por semana) são 33% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas fatais do que aqueles que raramente ou nunca comeram pimentas picantes. Os pesquisadores acreditam que a capsaicina ajuda a reduzir a inflamação e outros processos prejudiciais envolvidos no acúmulo de placas de gordura nas artérias.

3. Melhora o seu humor

O mel picante não só estimula a comida, mas também melhora o humor. Pesquisa em Investigação Psiquiátrica sugere capsaicina desencadeia a liberação de endorfinas e dopamina , dois hormônios do bem-estar que levantam seu ânimo. O mel também demonstrou melhorar o seu humor, de acordo com uma pesquisa em Fronteiras no Envelhecimento . Isto diminui os níveis de ansiedade e depressão em parte estimulando a liberação de sentimentos edificantes serotonina . (Clique para ver de que outra forma você pode aliviar rapidamente a ansiedade.)

Como fazer mel picante

Pronto para aproveitar o poder de bem-estar do mel picante? Embora existam alguns produtos de mel quente pré-fabricados, é melhor (e mais barato!) Prepará-los em casa. Se for simples de fazer, recomendo sempre fazer você mesmo em casa porque permite controlar os ingredientes, diz o Dr. Albin. O mel quente engarrafado pré-fabricado que você pode comprar tem menos probabilidade de ser de origem local e você pode melhorar o frescor enquanto minimiza aditivos e conservantes se fizer o seu próprio.

Wright concorda, acrescentando que fazer seu próprio mel picante lhe dá a opção de quão doce ou picante você deseja. Quando você mesmo prepara mel picante, você tem a oportunidade de criá-lo ao seu gosto, decidindo se vai menos ou mais intenso na quantidade de pimenta ou flocos de pimenta que adiciona.

Receita de mel doce e picante

Fazer mel picante não poderia ser mais fácil, graças à receita simples de Lauri Wright.

Ingredientes:

  • 1 a 1 ½ xícara de mel
  • 3 – 5 pimentas frescas

Instruções:

  • Despeje o mel em uma panela média e adicione os pimentões. Deixe ferver em fogo médio.
  • Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo ocasionalmente.
  • Deixe o mel esfriar e retire os pedaços de pimenta. Se tiver sementes soltas, coe o mel para removê-las.

Guarde o mel picante em uma jarra hermética e leve à geladeira. Deve durar pelo menos um mês.

Como usar mel picante para aliviar os sintomas do resfriado

Para aliviar um resfriado, vírus ou infecção do trato respiratório superior, sua melhor aposta é saborear mel picante em uma xícara de chá quente. Embora algumas pessoas combinem pimenta caiena, mel e água morna, o Dr. Albin sugere que adicionar mel picante ao chá é uma maneira mais fácil e agradável de aproveitar seus benefícios. Mel quente combina bem com chás de ervas como camomila ou chá de açafrão e gengibre para aliviar dores de garganta, observa ela. Um para experimentar: chá de cúrcuma e gengibre de medicamentos tradicionais ( Compre na Target, $ 5,79 ).

Uma xícara de chá com mel, gengibre e limão

Dmitrii Ivanov/Getty

Mais maneiras de usar mel picante

Eu pessoalmente usei e gostei de mel picante em muitas formas culinárias, diz o Dr. Fenster. Você pode adicionar mel quente ao café, usá-lo para finalizar uma sobremesa como pudim de pão ou bolo de mel, ou com alguns queijos envelhecidos naturalmente, como cabra ou queijo azul. Todas essas são uma ótima maneira de terminar uma refeição.

Dr. Albin também elogia a saborosa combinação de mel picante com queijo. Recentemente experimentei mel picante regado com queijo de cabra e servido com biscoitos de trigo integral e descobri que é uma ótima combinação de doces e salgados. Outras opções? O mel quente também seria saboroso em salmão ou peixe assado e combina bem com vegetais assados, como batata doce, abóbora e couve de Bruxelas para adicionar complexidade ao sabor, diz o Dr.

Wright sugere o uso de mel picante como cobertura para sorvete, iogurte ou frutas frescas. Você pode até usá-lo para fazer um molho para servir junto com queijo e biscoitos, sugere ela. Precisa de mais ideias? Pessoas ligadas Reddit postaram algumas maneiras criativas de usar mel picante, incluindo usá-lo para dar sabor a grão de bico, pizza, frango frito e waffles, aveia, queijo cottage ou até mesmo regar um sanduíche de manteiga de amendoim. (Clique para ver uma versão de dar água na boca receita de frango com mel quente .)

Queijo brie com mel, nozes e figo fresco

Alexandr Vorontsov/Getty


Continue lendo para saber mais maneiras de enganar resfriados e vírus:

MD: O ingrediente ativo do anis estrelado é o mesmo que alimenta o Tamiflu - veja como colher os benefícios de aumento do sistema imunológico

4 suplementos acessíveis que aumentam a imunidade que os médicos tomam para se manterem saudáveis

Que Filme Ver?