Estrela de ‘Mork and Mindy’ Pam Dawber sobre Robin Williams, Mark Harmon e seu retorno à TV — 2024



Que Filme Ver?
 

Pam Dawber sempre será lembrada por seu papel de destaque como a adorável, engraçada e realista Mindy McConnell - a contraparte do alienígena zaney do falecido Robin Williams, Mork - na peculiar e icônica sitcom, Mork e Mindy , que durou de 1978 a 1982. Ela então cativou o público como Samantha Russell em Minha irmã Sam entre 1986 e 1988, estabelecendo-a como um nome familiar e conquistando-lhe um lugar permanente na história da televisão.





Mas depois do trágico tiroteio de um Minha irmã Sam co-estrela, Dawber mudou de direção para se concentrar no ativismo enquanto aparecia esporadicamente em vários filmes de TV, trabalhando como dubladora e reservando um tempo para criar seus dois filhos... até 2021, quando ela finalmente concordou em um papel recorrente em NCIS ao lado de seu marido há 35 anos, o ator Mark Harmon.

Aqui, conversamos com Pam Dawber, agora com 71 anos, enquanto olhamos para seu passado, o que ela está fazendo agora e o que o futuro reserva para nosso Little Pooter favorito.



O início da carreira de Pam Dawber

Dawber nasceu em Detroit e foi para a Reid Elementary School em Goodrich. Ela foi para a escola secundária da região e depois para o Oakland Community College com a intenção de se transferir para uma faculdade de quatro anos.



Mas o trabalho de modelo em meio período acabou fazendo com que Dawber desistisse para seguir como modelo em tempo integral e isso significou uma mudança para a cidade de Nova York, onde se juntou à prestigiada Wilhelmina Models antes de começar a atuar. Fotomat, Noxzema, Neet e outros comerciais de televisão viram um sorridente Dawber promovendo seus diversos produtos.



Pam Dawber, 1979Alan Houghton/Shutterstock

Em 1977, Dawber foi derrotado por Lisa Hartmann para o papel-título na sitcom Tabatha , mas os executivos da ABC perceberam e a inscreveram em seu programa de desenvolvimento de talentos. Nesse mesmo ano, Dawber conseguiu seu primeiro papel como a ex-namorada do noivo que faz uma entrada memorável montada em um cavalo. Robert Altman Um casamento .

Depois que Dawber foi escalado para o papel principal em um piloto da ABC fracassado Irmã Terri , o diretor Garry K. Marshall viu seu potencial feminino americano e a recrutou para o show que a lançaria ao estrelato (se não às estrelas).



Pam Dawber sobre seu amor por Robin Williams

Marshall viu algo em uma jovem Dawber, embora ela tivesse pouca experiência em atuação e nem tenha feito o teste para o papel. O acordo de desenvolvimento de Dawber com a ABC significava que eles pagariam para mantê-la sob contrato até que encontrassem um projeto para ela ou o contrato expirasse.

Depois Irmã Terri que fracassou - Eu interpretei uma freira que costumava ser líder de gangue mas ela encontrou Deus, então ela está lá para consertar a vizinhança, explicou Dawber no livro Dias mais felizes - as cenas que ela filmou foram posteriormente combinadas com cenas de Robin Williams em sua aparição em Dias felizes .

O exemplo remendado funcionou, e Mork e Mindy foi pego sem sequer um piloto.

Robin Williams e Pam Dawber em Mork e Mindy , 1979Alan Houghton/Shutterstock

Dawber descobriu isso quando seu agente descobriu um relato do programa em Variedade . Eu não tinha feito o teste e não sabia de nada. Quando li o roteiro pela primeira vez, pensei que a premissa era a coisa mais estúpida, disse Dawber. Lembro-me de perguntar: ‘E quem diabos é Robin Williams?’

Mas, para alegria dos telespectadores, Dawber retratou Mindy McConnell para o extraterrestre Mork, interpretado por Robin Williams, do planeta Ork, com facilidade. Parecia que a única dificuldade que Dawber enfrentou foi manter a compostura diante do talento cômico de Williams.

Ao conhecer seu colega de elenco pela primeira vez, Dawber disse: No minuto em que o conheci, pensei: Oh, ele é tão fofo. E ele é tão estranho e tão engraçado e cara, cara, eu tenho sorte! E assim foi a partir daí. O casal da TV ficou próximo no set. Em 2014, Pam disse Clube AV , Eu simplesmente o amei em um nível muito profundo . Depois que o show terminou, os dois seguiram caminhos separados, mas cerca de 30 anos depois, Pam estrelou como convidada no seriado de curta duração de William, Os loucos .

Quando Williams sucumbiu ao suicídio em 2014, Dawber prestou homenagem a ele no documentário Robin Williams: Entre na minha mente . Robin era um gênio da comédia, e ele fez tantas pessoas felizes , ela disse. Acho que é por isso que todo mundo quer continuar revisitando sua vida.

O casamento de Pam Dawber com Mark Harmon

Por mais de três décadas, o papel principal de Dawber também foi o de esposa amorosa de NCIS estrela Mark Harmon. Os dois se conheceram em uma festa organizada por um amigo em comum, mas antes do encontro fofo, Dawber fez uma lista de qualidades que procurava em um homem: força, inteligência, independência, sensibilidade, sensualidade, cordialidade e senso de humor. .

Mark Harmon e Pam Dawber, 1989Em/Shutterstock

Verificando todas as caixas, Pam se casou com Mark em 21 de março de 1987, em uma cerimônia privada com apenas alguns familiares e amigos presentes. Nessa época, cada um estava desfrutando de carreiras importantes: Mork e Mindy e Santo em outro lugar , respectivamente.

Ao longo dos anos, o casal ultraprivado raramente aparece em público. Não estamos tentando manter algo em segredo , mas se você não quer que seja totalmente explorado pela imprensa, você precisa, disse Dawber ao Pessoas enquanto o casal ainda estava noivo.

Dawber e Harmon têm dois filhos, Sean Thomas Harmon, 34 anos, que interpretou o jovem Gibbs em vários NCIS episódios, e Ty Christian Harmon, 30.

(Leia mais sobre O segredo surpreendentemente simples de Mark Harmon e Pam Dawber para 35 anos de casamento )

Pam Dawber muda de foco após uma tragédia assustadora

Depois Mork e Mindy , Dawber passou a estrelar Minha irmã Sam de 1986 a 1988 interpretando Samantha Russell. Desfrutando do sucesso na primeira temporada, a audiência caiu quando a CBS mudou para a noite de sábado. Mas esse não foi o momento mais doloroso da vida de Dawber.

Rebecca Schaeffer e Pam Dawber em Minha irmã Sam , 1987Kobal/Shutterstock

Mais de um ano após o cancelamento do programa, Rebecca Schaeffer, co-estrela de Sam, foi baleada e morta na frente de seu apartamento em Los Angeles por um homem que a perseguiu por três anos. Este evento motivou Dawber e seus outros Minha irmã Sam co-estrelas, Joel Brooks, David Naughton e Jenny O'Hara para filmar um anúncio de serviço público sobre prevenção da violência armada .

Após o devastador assassinato de Rebecca Schaeffer, a vida de Dawber mudou drasticamente. Schaeffer não era apenas co-estrela, mas também morou com Pam e Harmon por um curto período de tempo e Dawber até conhecia bem os pais de Schaeffer.

Fiquei culpado durante anos porque estava muito arrasado, assim como todo mundo. Pensei em Rebecca todos os dias da minha vida, provavelmente durante dois anos. Mas eu não conseguia continuar mergulhando… Quase tive que abandonar meu relacionamento com os pais dela, disse Dawber em 20/20 em 2019. Há algo tão doloroso nesse pensamento… Eu não tinha falado com eles desde a morte dela e possivelmente do funeral, e me senti culpado por isso durante todos esses anos.

Em vez de voltar a atuar em tempo integral, Pam tornou-se uma ativista pelo controle de armas e até testemunhou perante o Congresso em Washington, D.C., fazendo lobby pelo que ela chamou de leis mais sensatas sobre armas.

Esse hiato também lhe deu tempo para dedicar sua vida ao casamento e à criação dos dois filhos. Eu queria levar meus filhos para a escola; Eu queria estar lá nos aniversários deles e trazer cupcakes e donuts e participar dos festivais escolares e tudo mais, e eu fiz. Fiquei muito feliz em fazer isso, ela disse Entretenimento hoje à noite .

Pam Dawber de volta à telinha

Para a alegria dos fãs, Dawber voltou à TV em 2016 para um papel especial em O casal esquisito reinicie em um episódio que homenageou o criador da série original, Garry Marshall, que também criou Mork e Mindy . Então o público ficou emocionado ao ver um Dawber de cabelos grisalhos em NCIS como jornalista investigativa Marcie Warren em 2021.

Mark Harmon e Pam Dawber em NCIS , 2021BILL INTOSHITA/CBS

Esta não foi a primeira vez NCIS pediu que ela aparecesse no programa ao lado do marido, mas ela sentiu que finalmente era hora de dizer sim. Já me pediram para fazer NCIS ao longo dos anos. Simplesmente não era o personagem certo ou a hora certa, disse Dawber Insider da TV . Eu li o roteiro e pensei, Ah, não. Meus foguetes de medo voaram. Faz muito tempo que não ajo. É também, na minha idade , você realmente quer estar em uma tela grande? Finalmente pensei que me sentiria pior se me acovardasse.

Então ela sabia que tinha que assumir o papel para sua própria satisfação pessoal. Eu respondi a muitas perguntas se seria um romance, mas pensei, não, isso não vai ser romântico. Eu conversei com os produtores e disse que se fosse um interesse romântico, não estou interessado.

O arco de sete episódios provou entusiasmar os fãs quanto a um possível papel recorrente de Dawber.

O que Pam Dawber fará a seguir?

Infelizmente, Dawber está gostando de estar semi-aposentado - junto com Harmon, que pendurou o chapéu após sua temporada de 20 anos como Gibbs no NCIS após a temporada 19 - e brinca que ela não gostaria de voltar como personagem regular em uma série de televisão. Há muita negatividade nas redes sociais, ela admite. E já passei do ponto de querer sentar na cadeira de maquiagem às seis da manhã!

Mas com Harmon assumindo a produção, manteremos os dedos cruzados. Dawber mudará de ideia.


Bonnie Siegler é um escritor internacional estabelecido que cobre o circuito de celebridades há mais de 15 anos. O currículo de Bonnie inclui dois livros que combinam seu conhecimento de entretenimento com saúde e boa forma de celebridades e escreveu histórias de viagens com foco na vida sustentável. Ela contribuiu para revistas, incluindo Mundo feminino e Primeiro para mulheres , Elle, InStyle, Shape, TV Guide e Viva . Bonnie atuou como Diretora de Entretenimento da Costa Oeste para Rive Gauche Media supervisionar o planejamento e desenvolvimento de conteúdo impresso e digital. Ela também apareceu em programas de notícias de entretenimento Extra e Edição Interna .

Que Filme Ver?