Mary Quant, designer revolucionária da minissaia dos anos 60, morre aos 93 anos — 2024



Que Filme Ver?
 
  • Mary Quant morreu em 13 de abril aos 93 anos.
  • Ela é uma das estilistas que inventaram a minissaia.
  • O estilo de Quant definiu os anos 60 Swinging.





Moda a estilista Mary Quant morreu. Ela tinha 93 anos quando faleceu em 13 de abril em sua casa em Surrey, Inglaterra. A notícia da morte de Quant vem de uma declaração de sua família, fornecida à agência de notícias britânica PA. No momento da escrita, nenhum detalhe específico adicional está disponível, por Washington Post .

Quant, diz a diretora de moda do International New York Times, Vanessa Friedman, “libertou a perna feminina”, uma libertação possibilitada pela famosa invenção da minissaia de Quant. Seus designs acabaram definindo o estilo do balanço anos 60 , impulsionada por seu desejo de dar às mulheres roupas elegantes, mas quase confortáveis, práticas e empoderadoras.



A vida revolucionária de Mary Quant

  Mary Quant em'66

Mary Quant em 66 / Coleção Everett



A designer Mary Quant nasceu em 11 de fevereiro de 1930, em Woolwich, Londres, Inglaterra. Nada sobre seu passado disse imediatamente designer de moda ; seus pais vieram de famílias mineiras e acabaram trabalhando como professores. Quant quebrou o molde novamente quando procurou seguir moda na faculdade, embora tenha pesquisado ilustração e educação artística. Ao sair da faculdade, ela foi aprendiz de um designer de chapéus e chapelaria e fabricante.



  Cores ousadas, conforto e amor pela vida definem Quant's fashion style

Cores ousadas, conforto e amor pela vida definiram o estilo de moda de Quant / Flickr

RELACIONADO: Todas as estrelas que perdemos em 2022: In Memoriam

Quant cresceu em uma época que a tornou perfeita para preencher uma lacuna significativa entre as roupas utilitárias da Grã-Bretanha durante a guerra e as revoluções culturais deliberadas que começaram nos anos 50. Ela encontrou um meio feliz, mas muito revolucionário. Isso é em parte porque, escreve Bazar do harpista , Quant não gostou totalmente do que estava saindo da moda dos anos 50; as tendências de espartilhos da Dior e similares eram restritivas e contrárias ao tipo particular de feminismo que estava surgindo naquela época.

  Quanto a

Quant / Wikimedia Commons



Para criar as roupas que Quant queria ver, ela abriu sua própria loja, a Bazaar, e a encheu de tops de colarinho, meias-calças de cores vivas, vestidos retos com estampas ousadas e, o mais importante, minissaias plissadas.

Mary Quant criou um legado ainda hoje em cabides

Foi atenção de Bazar do harpista e suporte de um fabricante americano que ajudou a visão de Quant a ganhar força. A minissaia, considerada um dos itens de moda definidores dos anos 60, tem alguns inventores creditados e é mais comumente associada ao Quant. Embora as saias estivessem ficando cada vez mais curtas desde os anos 50, Quant tinha um objetivo muito específico em mente para sua versão. Em , o autor Barry Miles escreve que “Quant os queria mais altos, então eles seriam menos restritivos –eles permitiam que as mulheres corressem para pegar um ônibus– …e eram muito, muito mais sexy.”

  Alexander Plunkett Greene e Quant

Coleção Alexander Plunkett Greene e Quant/Everett

“Eu estava fazendo roupas fáceis, jovens, simples, nas quais você podia se mover, correr e pular e nós as fazíamos no comprimento que o cliente queria. Eu os usava muito curtos e os clientes diziam: 'Mais curto, mais curto'”, disse Quant.

Em 1957, Quant casou-se com o parceiro de negócios Alexander Plunket Greene. Os dois tiveram um filho, Orlando, em 1970, e o casal ficou junto até a morte dele em 1990. Ela deixa um filho, um irmão e três netos. Descanse em paz, Mary Quant.

  A Quant queria roupas elegantes e confortáveis, para melhor aproveitar a vida

A Quant queria roupas elegantes e confortáveis, para melhor aproveitar a vida / Captura de tela do YouTube

RELACIONADO: Estilista icônica Vivienne Westwood morre aos 81 anos

Que Filme Ver?