Filmes de Kim Novak: uma olhada em nove dos papéis mais glamorosos da loira bombástica — 2024



Que Filme Ver?
 

Kim Novak é uma das estrelas mais atraentes de Hollywood de meados do século e, aos 90 anos, continua sendo um dos poucos ícones preciosos da Idade de Ouro que ainda está conosco. Nascida Marilyn Pauline Novak em 1933, ela estreou no filme noir de 1954. Flexão e teve sua estreia no ano seguinte, no drama romântico Piquenique . O estrelato de Novak cresceu à medida que os anos 50 continuavam, e seu desempenho inesquecível e multifacetado no filme de 1958 Alfred Hitchcock filme de ação Vertigem se tornaria sua conquista marcante.





A carreira de Novak sofreu uma desaceleração no final dos anos 60 e, embora ela tenha feito algumas aparições nos anos 70 e 80 (incluindo um papel recorrente na novela do horário nobre Crista do Falcão ) ela sempre será mais lembrada por sua filmografia dos anos 50. Novak se aposentou oficialmente em 1991, fazendo sua última aparição no thriller Sonho de Amor , e hoje ela vive uma vida tranquila, pintando e andando a cavalo em sua propriedade no Oregon. ( Você pode encontrar algumas de suas artes aqui !)

Em uma entrevista de 2023 com Pessoas , Novak admitiu que muitas vezes se sentiu incompreendida durante seu apogeu em Hollywood e acredita que o público passou a apreciá-la melhor com o tempo. Como ela disse, estou muito grato porque Me tornei mais respeitada como atriz . Acho que meu estilo de atuação é compreendido agora... em muitas das minhas performances, acho que eles esperavam ver o símbolo sexual e, em vez disso, dei a eles apenas o meu eu cru. Aqui está uma retrospectiva dos filmes de Kim Novak que melhor capturam o carisma singular da lenda viva.



1. Flexão (1954)

Ainda de divulgação da atriz norte-americana Kim Novak no filme

Kim Novak em Flexão (1954)Arquivo John Kisch / Getty



Em seu papel de estreia, Kim Novak interpreta a sensual namorada de um criminoso. Como este filme noir era de baixo orçamento, eles escalaram a atriz então desconhecida em vez de uma estrela estabelecida, e como O Nova-iorquino escreveu em uma crítica do filme em 2020, os gestos, olhares e inflexões de Novak expandem os momentos passageiros para proporções sinfônicas .



2. Piquenique (1955)

A atriz americana Kim Novak como ela aparece em

Kim Novak em Piquenique (1955)Coleção Silver Screen / Getty

Piquenique acontece durante o Dia do Trabalho no Kansas, onde o personagem de Novak chama a atenção de um belo andarilho ( William Holden ). O filme, conhecido por seu cena de dança romântica entre as duas estrelas, ajudou a estabelecer Novak como protagonista, e ela encarna perfeitamente o papel de uma jovem beldade de cidade pequena que espera ser apreciada por mais do que apenas sua aparência.

3. O Homem do Braço de Ouro (1955)

O ator e cantor americano Frank Sinatra (1915 - 1998) estrela com Kim Novak em

Frank Sinatra e Kim Novak em O Homem do Braço de Ouro (1955)Desfile pictórico/Fotos de arquivo/Getty



O Homem do Braço de Ouro estava à frente de seu tempo por seu retrato corajoso do vício em drogas. Frank Sinatra interpreta um viciado que foi recentemente libertado da prisão. Ele volta para sua esposa ( Leonor Parker ), mas as coisas ficam complicadas quando ele encontra Novak, sua antiga paixão, e volta ao mundo decadente do jogo e das substâncias ilegais.

4. Amigo Joey (1957)

Kim Novak segurando um cachorro de estimação em um retrato publicitário do filme de 1957

Kim Novak em Amigo Joey (1957)Arquivos de tela/Getty

Em Amigo Joey , um musical brilhante, Novak interpreta uma corista envolvida em um triângulo amoroso com um cantor mulherengo (Frank Sinatra, mais uma vez) e uma glamourosa ex-stripper que virou senhora da sociedade ( Rita Hayworth ). O filme Technicolor oferece puro escapismo dos anos 50, com um elenco sonhador e Novak como o último ingênuo.

Relacionado: Vera-Ellen: uma olhada na estrela dançante de seus musicais favoritos de meados do século

5. Vertigem (1958)

A atriz Kim Novak no set do filme de 1958

Kim Novak em Vertigem (1958)Coleção Richard C. Miller/Donaldson/Getty

Suspense de Alfred Hitchcock Vertigem recebeu críticas mistas quando foi lançado, mas agora é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos. A trama sinuosa diz respeito a um detetive de São Francisco, Scottie Ferguson (Imagem: Divulgação) Jimmy Stewart ), incumbida de seguir Madeleine Elster, esposa de um velho conhecido. Logo, ele se apaixona por ela, apenas para vê-la morrer. As coisas então começam a ficar muito estranhas quando ele conhece Judy Barton, uma mulher que tem uma semelhança suspeita com Madeleine, e finalmente percebe que é um peão em um esquema de assassinato diabolicamente complexo.

Novak apresenta uma atuação poderosa no duplo papel de Madeleine/Judy e incorpora perfeitamente um enigmático arquétipo de femme fatale. O filme foi elogiado como seu melhor trabalho, e sua personalidade gélida e enganosa inspirou inúmeros personagens do cinema nas décadas desde que foi lançado. Em um 2018 entrevista, Novak descreveu sua profunda conexão com a mulher multidimensional que ela interpretou, dizendo: Eu me identifico completamente com o papel porque era exatamente… o que Hollywood estava tentando fazer comigo, que era me transformar em algo que eu não era.

6. Sino, livro e vela (1958)

Kim Novak em

Kim Novak em Sino, livro e vela (1958)FilmPublicityArchive/Arquivos Unidos via Getty

Kim Novak e Jimmy Stewart se uniram novamente em Sino, livro e vela , uma comédia romântica peculiar que é decididamente mais leve do que Vertigem . Novak interpreta Gillian, uma bruxa moderna que vive uma vida boêmia na cidade de Nova York. Ela se interessa por seu novo vizinho (Stewart) e lança um feitiço de amor sobre ele, o que resulta em travessuras encantadoramente peculiares.

A química entre Novak e Stewart estava enraizada em uma amizade verdadeira, e Novak ficou maravilhado com a forma como ele viveu em meio a toda aquela vaidade e foi nunca contaminado por isso . Enquanto Vertigem os coloca em um vórtice psicossexual complicado, Sino, livro e vela mostra seu relacionamento charmoso e descontraído.

7. Estranhos quando nos encontramos (1960)

Kirk Douglas e Kim Novak se abraçam em cena do filme

Kirk Douglas e Kim Novak em Estranhos quando nos encontramos (1960)Fotos da Colômbia/Getty

Neste melodrama, Novak interpreta uma mulher casada que tem um caso apaixonado com o vizinho ( Kirk Douglas ). Embora muitos críticos contemporâneos tenham achado o enredo de Estranhos quando nos encontramos ser clichê, O jornal New York Times elogiou o desempenho de Novak como um tipo sonhador e ruminativo .

8. Me beije idiota (1964)

Kim Novak em

Kim Novak em Me beije idiota (1964)Artistas Unidos/Sunset Boulevard/Corbis via Getty

Na comédia sexual Me beije idiota , estrelando Reitor Martin , Novak interpreta uma prostituta chamada Polly the Pistol. Embora a farsa não tenha sido bem recebida quando foi lançada, com o tempo passou a ser mais apreciada como uma cápsula do tempo dos anos 60 que se beneficia muito da mistura distinta de humor, coração e sedução de Novak.

9. A Lenda de Lylah Clare (1968)

Retrato de Kim Novak de

Kim Novak em A Lenda de Lylah Clare (1968)Arquivos de tela/Getty

Nesta meta sátira, Novak interpreta uma atriz em dificuldades que navega pelas entranhas sombrias de Hollywood. A Lenda de Lylah Clare deu a Novak seu último papel principal em um filme americano, e o diretor, Roberto Aldrich , chamou a atriz a senhora mais subestimada do mundo .


Continue lendo para saber mais sobre atrizes clássicas de Hollywood!

Raquel Welch: 10 filmes icônicos estrelando a bomba de Hollywood

Marilyn Monroe Maridos: Um olhar sobre os três casamentos do ícone de Hollywood

Filmes de Joan Caulfield: 10 dos melhores filmes da atriz encantadora

Que Filme Ver?