Seu chuveiro está deixando você doente? Descubra por que os médicos dizem que você deve limpá-lo regularmente — 2024



Que Filme Ver?
 

Não há nada melhor do que um banho quente. Claro que os banhos de espuma são relaxantes, mas quando você quer se sentir completamente limpo, um banho é imbatível. O único problema? O chuveiro do banheiro pode ficar sujo e entupido com o tempo e, sem TLC regular, pode parar de funcionar e ficar bem nojento - pense no que pode estar acontecendo na sua cabeça - e possivelmente deixá-lo doente. A boa notícia é que aprender a limpar um chuveiro não é difícil e a limpeza pode ser feita rapidamente. Se o seu chuveiro não está funcionando como antes ou você simplesmente está se perguntando a maneira mais eficiente de esfregá-lo bem, continue lendo.





Como os chuveiros ficam sujos?

Com o tempo, as torneiras do chuveiro podem desenvolver depósitos de calcário e cálcio – especialmente se você mora em uma área com água dura. E os acúmulos de minerais podem criar um bloqueio na extremidade do bocal do chuveiro, dificultando a passagem da água, o que resulta em baixa pressão da água do chuveiro ou pulverização de água em direções estranhas. E pode eventualmente levar à corrosão no chuveiro. Ainda mais importante, porém, como as bactérias prosperam em ambientes quentes e úmidos, elas se agarram a esses depósitos minerais e são expelidas quando você toma banho.

Por que os chuveiros precisam de limpeza?

A maioria de nós não pensa sobre a origem da água corrente ou por que há uma diferença entre a pressão forte e fraca da água - até encontrar um chuveiro sujo. Mas a fraca pressão da água, por mais frustrante que seja, pode ser a menor das suas preocupações ao lidar com um chuveiro entupido.



Descobrimos através de estudos que os chuveiros são um ambiente privilegiado para o desenvolvimento de biofilmes, que podem abrigar potenciais patógenos, diz o dermatologista de Denver Dr. , cujo vídeo sobre limpeza de chuveiros se tornou viral no Tiktok.



@denverskindoc

#ponto com @sidneyraz eu nunca tinha sabido disso até esse ano! Você limpa seu chuveiro?! #lavar a cabeça #biofilme #hoje eu aprendi #Eu gostaria de saber #chuveirolimpo #dermatologia #dermatite seborréica #bactérias #infecção oportunista



♬ som original – Dr. Derme

Quando os chuveiros não são limpos regularmente, podem desenvolver-se biofilmes. Quando isso acontece, esses patógenos podem se tornar aerossolizados quando alguém toma banho e podem causar problemas de saúde – especialmente nas pessoas mais propensas a eles. Isto inclui aqueles com imunossupressão ou doença pulmonar subjacente, diz ele.

E de acordo com um estudo recente conduzido pela Universidade de Manchester, a água quente que sai dos chuveiros pode conter mais bactérias do que você encontraria em um banheiro comum. E pesquisas adicionais mostraram que o acúmulo de limo nos chuveiros contém micróbios ligada a uma série de doenças, desde a doença dos legionários e de Crohn até à septicemia e problemas de pele, cabelo, ouvidos e olhos. Mas isso não é tudo! Em outro estudo realizado pela Universidade do Colorado em Boulder, os pesquisadores descobriram que um número alarmante 30 por cento dos chuveiros mostraram níveis significativos de Mycobacterium Avium, um patógeno ligado a doenças pulmonares. Os cientistas também descobriram que a bactéria nociva Stenotrophomonas Maltophilia se desenvolve em torno da gosma branca que se acumula em torno dos chuveiros. E ligar o chuveiro dispersa esses micróbios no ar, tornando-os mais facilmente inalados.

Além disso, um chuveiro sujo pode causar caspa e infecções no couro cabeludo. Se você estiver sentindo coceira e flocos no topo da cabeça, considere esfregar bem o chuveiro.



Os sinais de um chuveiro sujo

Os sinais reveladores de um chuveiro sujo incluem alguns ou todos os seguintes:

  • Mofo preto visível ao redor do chuveiro
  • Pressão de água muito fraca ou fluxo de água inexistente
  • A presença de depósitos de cálcio branco calcário ou amarelado
  • Molde rosa e limo

Com que frequência os chuveiros precisam ser limpos?

Limpe o chuveiro uma vez por semana ou mais para mantê-lo com aparência limpa, mas faça uma limpeza mais profunda pelo menos uma vez a cada dois meses para eliminar depósitos minerais e calcário, diz Muffetta Krueger, proprietária da Muffetta Houseke e pingar , um serviço de limpeza e pessoal no Condado de Westchester, NY. Ambos podem reduzir o fluxo e a pressão da água e podem servir como terreno fértil para bactérias, fungos e bolores prejudiciais à saúde.

Dica profissional: Mora em uma área com água dura? Limpe profundamente o chuveiro mensalmente, em vez de bimestralmente.

4 etapas para limpar seu chuveiro

mão limpando um bocal de chuveiro

Brusinski/Getty

Etapa 1: esfregue os bicos

Muitos chuveiros têm bicos de borracha flexíveis, que ficam sujos com o acúmulo de minerais com o tempo. Aplique uma das soluções de limpeza DIY abaixo e esfregue com uma escova de cerdas macias ou escova de dentes para desalojar o acúmulo e se livrar da sujeira.

1. Saboneteira ou sabão de castela e água

Um leve acúmulo de depósitos minerais pode ser removido com um pouco de castela ou sabão em pó e água, diz Becky Rapinchuk , uma especialista natural em limpeza doméstica e limpeza doméstica que publica nas redes sociais como Limpe a mamãe .

2. Bicarbonato de sódio e sabão em pó ou castela

Combine cerca de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com algumas gotas de sabão e misture até formar uma pasta. Em seguida, aplique no bocal do chuveiro e esfregue com o pincel. Use-o se precisar de um pouco mais de limpeza, diz Rapinchuk. Embora o sabão em pó ou castela ajude a quebrar os depósitos minerais, a natureza abrasiva do bicarbonato de sódio ajudará a limpá-los.

Relacionado: 7 truques geniais com bicarbonato de sódio garantidos para economizar tempo e dinheiro

3. Ácido cítrico e terra diatomácea

A maioria das pessoas não percebe que a terra diatomácea misturada com ácido cítrico dá uma ótima pasta para esfregar, diz Krueger. A terra de diatomáceas é feita a partir de restos fossilizados de pequenos organismos aquáticos chamados diatomáceas, e esses restos fossilizados têm bordas afiadas, de modo que a terra pode ser usada como limpador abrasivo. Combine algumas colheres de sopa de terra misturadas com ácido cítrico suficiente para formar uma pasta e use-a para remover quaisquer depósitos minerais. A acidez do ácido cítrico irá quebrar os depósitos e a abrasividade da terra irá movê-los para fora dos bocais. Não tem ácido cítrico? Suco de limão ou lima espremido na hora também funciona.

4. Lã de aço

Dependendo do tipo de chuveiro, você também pode considerar o uso de lã de aço de grau mais macio, como grau 0, aconselha Krueger. Ele fornece poder de esfrega adicional sem causar danos à superfície.

5. Pasta de dente

Para uma limpeza direcionada, especialmente ao redor dos bicos, usar uma escova de dentes com um pouco de pasta de dente pode fazer maravilhas, diz Jennifer Rodríguez, diretor de higiene da Governantas profissionais. O abrasivo suave da pasta de dente ajuda a remover o acúmulo sem danificar o chuveiro. Mas lembre-se de enxaguar bem depois de esfregar, diz ela.

Dica profissional: Deixe seu banho bem úmido antes de começar a limpar, aconselha Krueger. O vapor ajuda a soltar a sujeira, fuligem e minerais e facilita a limpeza.

Etapa 2: mergulhe o chuveiro

Uma imersão profunda ajuda a soltar e remover a gosma – e você não precisa remover o chuveiro para fazer isso. Continue lendo para duas opções.

1. Vinagre branco

Uma das maneiras mais fáceis de limpar profundamente o chuveiro é submergindo-o em vinagre branco destilado, diz Rapinchuk. Despeje vinagre branco em um saco com zíper e use um elástico para prender o saco no chuveiro, diz ela. Deixe descansar por 15 a 30 minutos. Em seguida, remova o saco, enxágue com água morna e dê outra passada rápida no chuveiro com sua escova de limpeza. Não tem vinagre branco? O vinagre de maçã ou o suco de limão funcionam como substitutos eficazes, dissolvendo a espuma de sabão e combatendo o mofo.

Relacionado: 20 usos brilhantes para vinagre e saboneteira - limpe a casa inteira por menos de US $ 8!

Veja o método do vinagre e do saco plástico em ação aqui, usado pela sensação de limpeza nas redes sociais Thomas Hernández .

2. Pastilhas para limpeza de dentaduras

As pastilhas para limpeza de dentaduras destinam-se tanto ao clareamento quanto à limpeza de dentaduras e contêm alguns dos mesmos ingredientes de alguns produtos de limpeza. Basta colocar dois comprimidos em dois copos de água morna e usar o mesmo método de saco plástico mencionado acima para molhar o chuveiro por algumas horas – ou mesmo durante a noite. Eles trabalham para remover manchas e incrustações, diz Krueger.

Veja Brandon Pleshek de Limpe isso use-os aqui em garrafas de água de aço inoxidável:

@limparisso

Pastilhas para dentaduras funcionam muito bem para garrafas de água de aço inoxidável com cheiro desagradável! #limpotok #como #limparisso #limpeza #limpezatiktok #limpecomigo #BbStyleFearlessly #MACChallengeAceito #GetTheWChallenge

♬ céu pastel – Rook1e

Dica profissional: Para muito acúmulo de minerais, tente Removedor de ferrugem de cal de cálcio CLR , encontrado nas seções de limpeza da maioria das grandes lojas. Observação: O chuveiro também pode ser removido e embebido em qualquer uma dessas soluções.

Passo 3: Limpe a tela do filtro

como limpar um chuveiro: Removendo um chuveiro velho e enferrujado no banheiro.

Grigorev_Vladimir/Getty

O seu chuveiro ainda está engasgando após as etapas acima? Provavelmente, a culpa é de uma tela de filtro suja, diz Krueger. Pode ser necessário consultar o manual de instruções do chuveiro para obter detalhes sobre como remover o filtro, para que você também possa limpá-lo. Não entre em pânico se não conseguir encontrar o manual – geralmente ele pode ser encontrado no site do fabricante ou entrando em contato com o departamento de atendimento ao cliente da empresa.

De modo geral, a tela do filtro está localizada na parte do chuveiro que se conecta à tubulação de água, portanto será necessário remover o chuveiro. Aqui está um guia passo a passo:

  • Remova o chuveiro com uma chave inglesa ou um alicate com trava.
  • Limpe quaisquer detritos soltos lavando o interior com água.
  • Pegue um alicate de bico fino para remover a tela do filtro antes de enxaguá-lo bem.
  • Se a tela do filtro apresentar acúmulo de minerais ou parecer viscosa, coloque-a em um recipiente com vinagre para embeber. (Este é um bom momento para limpar o resto do chuveiro também.)
  • Reinstale a tela do filtro e recoloque o chuveiro.
  • Depois que tudo estiver remontado, deixe a água correr com pressão total por vários minutos para remover quaisquer detritos restantes.

Consulte o manual de instruções do seu chuveiro antes de desmontá-lo para limpar o filtro. Se feito incorretamente, você pode causar danos permanentes. Existem muitos tipos diferentes de chuveiros por aí, e essas etapas servem apenas como orientação.

Passo 4: Realize a manutenção semanal

Quer limpar o chuveiro entre limpezas profundas? Krueger tem uma sugestão: recomendo usar um borracha mágica para remover o acúmulo no chuveiro. Eu mantenho um no meu chuveiro e uso-o com sabão em pó semanalmente para manutenção.


Para mais truques de limpeza de chuveiro, clique nos links abaixo!

O mofo rosa no chuveiro é perigoso? Especialistas em molde avaliam e como limpá-lo com facilidade

A combinação surpresa que remove até mesmo as manchas mais difíceis de água dura do vidro

Especialistas alertam contra o uso de bicarbonato de sódio e água sanitária para mofo – o limpador de vaso sanitário de US$ 2 para usar em seu lugar

Que Filme Ver?