Como manter seu gato fora da árvore de Natal: dicas para um treinador de gatos e um veterinário — 2024



Que Filme Ver?
 

Para muitos de nós, uma árvore de Natal traz muita alegria, mas para os donos de gatos, também pode ser extremamente frustrante quando o seu felino não deixa a árvore em paz. Seu gato não apenas pode destruir a decoração do feriado e sua árvore, mas também pode se machucar. Por isso, pedimos a um veterinário, a um especialista em comportamento felino e a outros especialistas as melhores dicas para manter os gatos fora da árvore de Natal.





Por que os gatos não conseguem tirar as patas das árvores de Natal

Para os gatos, uma árvore dentro de casa é como um parque de diversões aparecendo de repente em sua sala, diz treinador de gatos e comportamentalista Alberto Colominas , fundador de Bengala ao ar livre . Está repleto de objetos brilhantes, luzes e texturas que são irresistivelmente intrigantes.

Este parque de diversões interno para gatinhos é tão atraente que a única maneira infalível de fazer uma árvore de Natal segura para gatos é mantê-la fora do alcance de seu gato, diz Jo Myers, DVM , um veterinário em Mais gordo , uma empresa de telessaúde para animais de estimação. Você pode conseguir isso mantendo as portas do cômodo onde a árvore está fechadas, pendurando a árvore de cabeça para baixo no teto ou colocando uma pequena árvore em um armário ou prateleira inacessível.



Relacionado: Como impedir que gatos arranhem móveis: especialistas revelam truques que realmente funcionam



Quando essas medidas reconhecidamente draconianas não estão nos seus planos, é hora de tentar outras soluções. Continue lendo para ver as melhores maneiras de evitar alguns dos comportamentos mais irritantes que surgem quando se trata de gatos e árvores de Natal.



Como evitar que os gatos subam na árvore

Um gato subindo em uma árvore de Natal: como manter os gatos fora da árvore de Natal

Igor Bilic/Getty

Árvores de Natal — com todos os seus galhos e espaço vertical para subir — podem ser irresistíveis para muitos gatos, confirma Jae Kennedy de Duas Senhoras Loucas . Para gatos persistentemente curiosos, queremos fornecer alternativas interessantes, bem como dissuasões seguras.

1. Crie algo ainda melhor

Um ótimo lugar para começar? Colocar um gato árvore perto de sua árvore de Natal para encorajar seu felino a subir que em vez de.



É importante que a alternativa seja tão envolvente quanto a própria árvore de Natal – pense nela como uma opção mais interessante e amiga dos gatos, diz Colominas. Você pode aumentar seu apelo adicionando brinquedos ou erva-dos-gatos.

Também importante: recompense seu gato com uma guloseima ou brinquedo quando ele optar por sua árvore adequada para gatos em vez de sua decoração de Natal. Os gatos respondem bem ao reforço positivo, observa Colominas. Quando o seu gato escolhe a árvore do gato em vez da árvore de Natal, você pode usar um clicker para marcar o comportamento. Clicar e recompensar é meu método de treinamento favorito e ajudará a reforçar esse comportamento.

2. Experimente um avental de papel alumínio

Às vezes, a curiosidade e o instinto de escalada do seu gato simplesmente não podem ser contidos (especialmente com gatinhos), o que significa que você pode ter que optar por um impedimento. Colocar uma folha de papel alumínio ao redor dos galhos da base evitará que os gatinhos subam porque (a maioria) dos gatos não gosta da sensação, compartilha Kennedy. Os bigodes vão querer evitar pisar nos lençóis lisos para entrar na árvore e procurar outro lugar para rondar. (Clique para usos mais brilhantes para papel alumínio .)

Assista a este truque de florete em ação no vídeo das Two Crazy Cat Ladies abaixo:

Como evitar que os gatos bebam água das árvores

Se você tiver uma árvore de Natal viva, poderá encontrar seu gato tentando beber água da árvore quando estiver com sede. As boas notícias? Em geral, a água da árvore de Natal é segura – mesmo que seja tratada com conservante, diz o Dr. Somente no raro caso de ficar contaminado com bactérias ou outras substâncias é provável que seu gato fique doente. Não permita que seu gato beba água da árvore de Natal se ela desenvolver um cheiro podre ou parecer pegajosa.

Mesmo assim, Myers diz que é melhor desencorajar seu gato de beber da árvore apenas por segurança. (Além disso, é mais provável que sua árvore seque e se torne um perigo se não estiver devidamente hidratada!)

Para fazer isso, considere criar uma grade colocando fita adesiva em um padrão cruzado sobre o suporte da árvore. Seu gato não conseguirá passar pela fita para sugar a água, mas você poderá adicionar água conforme necessário. Outra forma de evitar que os gatos bebam a água da árvore de Natal é cortar um pedaço de papelão para caber no toco da árvore e cobrir a água do reservatório do suporte da árvore, conta Kennedy. Você também pode prender a capa de papelão com fita adesiva como proteção extra.

Finalmente, você pode bloquear o acesso do seu gato ao suporte prendendo um túnel para gatos ao redor da base da árvore ( Compre na Amazon , US$ 39,99).

Veja como Promova os felinos fiz esse trabalho no vídeo abaixo:

Como evitar que os gatos comam uma árvore de Natal

oxigênio / Getty Images

Mesmo que o seu gatinho não seja escalador, ele pode ter outro hábito irritante quando se trata da sua árvore de Natal: comê-la.

Felizmente, isso não é motivo de preocupação na maioria dos casos. A maioria dos gatos saudáveis ​​pode tolerar a ingestão de algumas agulhas de pinheiro sem problemas, garante o Dr. Myers. Se acontecer de seu gato fazer um banquete com eles, ele poderá sentir uma dor de estômago leve e temporária. Também é possível que seu gato engasgue e vomite ao tentar engolir agulhas mais longas, da mesma forma que faz com folhas de grama.

Se o seu gato vomitar algumas agulhas, o Dr. Myers diz que você não deve se alarmar se ele estiver bem, pois o vômito é apenas a maneira que o corpo usa para eliminar uma substância irritante. (Para vômitos intensos ou diarreia que duram mais de 24 horas, no entanto, você deve entrar em contato com seu veterinário.)

Relacionado: Os gatos podem comer peru? Veterinário revela quais alimentos de férias são adequados - e o que ignorar

Mas se o seu gato for persistente em mastigar, você pode mantê-lo afastado tornando o sabor da árvore menos atraente. Usar um spray amargo de maçã nos galhos (teste primeiro para garantir que não danifica a árvore) pode dissuadir seu gato, diz Colominas. ( Compre na Amazon, $ 11,98) .

Kennedy diz que você também pode optar por um spray dissuasor de frutas cítricas ou menta. Os aromas fortes são desagradáveis ​​para o nariz dos gatos, mas irão adicionar um aroma agradável de férias à sua casa! (Bônus: isso também pode ajudar a impedir que os gatos subam na árvore.)

Uma coisa que é um perigo para os gatos comerem: enfeites e outros enfeites fibrosos. Mesmo que uma tira de ouropel seja fina, bastam alguns centímetros para causar uma obstrução intestinal, diz o Dr. Evite os enfeites e evite fitas, pois elas podem causar problemas digestivos semelhantes em gatos. Certifique-se de manter os fios leves fora do alcance do gato também – mastigar o cordão é raro para gatos, mas pode ser potencialmente muito prejudicial.

Como manter os gatos longe dos enfeites

Um gato brincando com um enfeite de Natal

Anna-by/Getty

Todas essas bugigangas e guirlandas podem ser intrigantes para um gatinho brincalhão! Se Mittens ficar um pouco animado demais, você pode acabar com enfeites quebrados ou um desastre de decoração ainda maior.

A solução mais fácil: use enfeites inquebráveis. Eles vêm em cores diferentes e são lindos! diz Kennedy. Os gatos adoram espantá-los e brincar com eles, mas nenhum desastre acontece.

Para decorações mais frágeis, considere pendurá-las em uma segunda árvore menor, à qual seu gato não tenha acesso. Outra solução: usar laços ou clipes em vez de ganchos tradicionais para prendê-los aos galhos da árvore, de forma que não possam ser derrubados facilmente.

Prender a árvore com pesos também é recomendado se o seu gato tem tendência a brincar com a decoração da sua árvore de Natal, diz Colominas. Você pode usar uma linha de pesca para ancorar o topo da árvore na parede ou no teto, tornando-a mais estável.

Finalmente, adicionar itens de enriquecimento, como caixas ou arranhadores ao redor da árvore, pode manter seu amor entretido e longe de seus objetos de valor. Naturalmente, sessões individuais de jogo também podem ser benéficas. Aumentar o tempo de brincadeira pode ajudar a gastar um pouco dessa energia curiosa, acrescenta Colominas.


Para saber mais sobre o comportamento felino:

Gato continua pulando em suas bancadas? Veterinários compartilham truques para fazê-los parar – de verdade

Experimente este truque de piscar lentamente para se relacionar ainda mais com seu gato - veterinários compartilham instruções fáceis

Por que os gatos gostam tanto de caixas? Veterinários explicam por que os gatinhos não resistem ao papelão

Que Filme Ver?