Ella Fitzgerald: 10 maiores sucessos de ‘The First Lady of Song’ — 2024



Que Filme Ver?
 

Carinhosamente apelidada de A Primeira Dama da Canção, Ella Fitzgerald A incrível voz de Emocionou os fãs de música por décadas durante suas impecáveis ​​apresentações ao vivo. Mesmo após sua morte em 1996, aos 79 anos, as canções de Ella Fitzgerald continuam vivas em sucessos como A-Tisket, A-Tasket, It Don't Mean a Thing If It Ain't Got that Swing e Flying Home.





Natural de Newport News, VA, Fitzgerald começou a cantar na igreja. Ela amava música e foi influenciada desde cedo por Louis Armstrong , A Irmã Boswell ers e Bing Crosby . Ela teve sua grande chance aos 17 anos, quando competiu em uma das primeiras Noites Amadoras no Apollo Theatre e ganhou o primeiro prêmio cantando Judy e The Object of My Affection.

Fitzgerald começou a construir sua reputação atuando com Garota Webb Orquestra do Harlem no Savoy Ballroom do Harlem. Quando Webb morreu, a banda foi renomeada para Ella Fitzgerald and Her Famous Orchestra e ela assumiu o papel de líder da banda. Fitzgerald e a banda assinaram contrato com a Decca Records e também ganharam fama se apresentando no Roseland Ballroom, que foi transmitido pela rádio NBC.



Ella Fitzgerald se apresenta com Benny Goodman e sua orquestra, década de 1950

Ella Fitzgerald se apresenta com Benny Goodman e sua orquestra, década de 1950Arquivos Michael Ochs/Getty



Fitzgerald também se apresentou com o lendário Benny Goodman Orchestra e também liderou Ella Fitzgerald e Savoy Eight. À medida que a era do swing terminou e as big bands não estavam tão em voga, Fitzgerald reinventou-se e emergiu como um dos artistas de jazz mais aclamados e inventivos da América. Enquanto trabalhava com Tonto Gillesp ou seja da banda, ela desenvolveu seu estilo único de canto scat. Ela uma vez comentou, Eu apenas tentei fazer [com minha voz] o que ouvi as trompas da banda fazendo .



Durante sua gestão na Verve Records, Fitzgerald reinventou sua carreira gravando Ella Fitzgerald canta o Songbook de Cole Porter , iniciando assim uma série de álbuns Songbook que traziam suas interpretações de obras de grandes compositores da época. Ella Fitzgerald canta o cancioneiro de Duke Ellington está entre os destaques da série, e o único Songbook que contou com a participação do compositor no álbum com Fitzgerald.

Ao longo de sua carreira de seis décadas, Fitzgerald viajou pelo mundo e apareceu em vários programas de TV. Ela ganhou 14 prêmios Grammy e recebeu a Medalha Nacional das Artes, o Prêmio Presidente inaugural da NAACP e a Medalha Presidencial da Liberdade. Aqui damos uma olhada em algumas de suas gravações mais memoráveis.

Canções de Ella Fitzgerald: seus 10 maiores sucessos

1. (Se você não consegue cantar) Você terá que balançar (Sr. Paganini) (1936)

Escrito pelo compositor Sam Coslow , Fitzgerald gravou esta música em 29 de outubro de 1936 e ao longo dos anos ela se tornou uma das favoritas durante suas apresentações ao vivo. Em um álbum tributo de 2007 Todos nós amamos Ella: celebrando a primeira-dama da música , que reconheceu os 90 anos de Fitzgeraldºaniversário, a música foi gravada por Chaka Khan e Natalie Cole .



2. A-Tisket, A-Tasket, (1938)

Baseado em um antiga canção infantil , Fitzgerald co-escreveu essa música com Al Feldman e ela se tornou seu grande sucesso durante sua atuação com a Orquestra Chick Webb. A música foi um sucesso durante a era pré-paradas e foi listada como número 1 nas partituras e no guia de compra de discos da Billboard. Com o passar dos anos, a música também foi gravada por Hayley Mills , Bing Crosby e outros e apareceu em filmes e programas de TV.

3. Voando para casa (1945)

Escrito por Benny Goodman, Lionel Hampton e Sid Robin , Flying Home foi originalmente gravado pelo Benny Goodman Sextet, mas a versão de Fitzgerald tornou-se conhecida como um dos discos de jazz vocal mais influentes daquela época. Em 1996, recebeu o prêmio Grammy Hall of Fame.

4. Oh, senhora, seja boa! (1947)

Escrito por George e Ira Gershwin , essa música foi ouvida pela primeira vez no musical da Broadway Senhora, seja boa !, mas Fitzgerald colocou sua marca única nisso em 1947, em uma gravação memorável que apresentava um solo scat impressionante.

5. Sonhe um Pequeno Sonho Comigo (1950)

Este querido clássico foi gravado pela primeira vez por Ozzie Nelson e sua orquestra em 1931, mas quando Fitzgerald se juntou a seu amigo vocalista e trompetista extraordinário Louis Armstrong, sua versão jazzística capturou os ouvidos do público e permaneceu como uma entrada adorada no Great American Songbook.

(Confira as 10 melhores músicas do homenageado do Great American Songbook Frank Sinatra !)

6. Vale tudo (1956)

Em seu primeiro álbum pela recém-criada Verve Records, fundada por seu empresário Norman Granz , Fitzgerald gravou uma homenagem ao lendário compositor Cole Porter . Ella Fitzgerald canta o Songbook de Cole Porter tornou-se um sucesso que expandiu seu público para além dos amantes do jazz e abriu caminho para oito álbuns que ela gravou, cada um celebrando um compositor diferente.

7. Não significa nada se não tiver esse balanço (1957)

Escrito por Duque Ellington e Irving Mills , Fitzgerald gravou essa música em seu álbum histórico Ella Fitzgerald canta o cancioneiro de Duke Ellington e é apenas uma das canções do Duque que a Primeira Dama da Canção dá vida com sua voz distinta. Fitzgerald ganhou o Grammy de Melhor Performance de Jazz Individual no primeiro Grammy Awards. A colaboração de Ellington e Fitzgerald neste álbum foi o início de uma longa e frutífera parceria musical.

8. Eles não podem tirar isso de mim (1959)

Este clássico de George e Ira Gershwin foi apresentado pela primeira vez em 1937 Fred Astaire filme Vamos dançar . Fitzgerald gravou em Ella Fitzgerald canta o cancioneiro de George e Ira Gershwin e se tornou o favorito dos fãs durante seus shows ao vivo.

9. Mack, a Faca (1960)

Esta música foi gravada várias vezes ao longo dos anos, mas a versão jazzística de Fitzgerald se destaca. Na verdade, ela ganhou um Grammy por sua interpretação do Kurt Weil e Bertolt Brecht clássico.

(Leia aqui 15 das músicas mais queridas do 20 vezes vencedor do Grammy Tony Bennet )

10. Verão (1967)

Esta música de Ella Fitzgerald foi escrita por George e Ira Gershwin e DuBose Heyward para a ópera de 1935 Porgy e Bess . Colaboradores frequentes, Fitzgerald e Armstrong gravaram juntos pela primeira vez em seu álbum de 1959 Porgy e Bess . A música se tornou a favorita dos fãs durante os shows ao vivo de Fitzgerald e sempre mostrou a força de sua voz e as nuances suaves que ela trouxe para uma letra.


Clique para mais músicas atemporais!

Canções de Dionne Warwick: 21 de seus maiores sucessos garantidos para levantar seu ânimo

Canções de amor dos anos 1960: 20 sucessos sinceros que vão deixar você totalmente apaixonado

Canções de Glen Campbell: 15 de suas músicas country mais cativantes para você bater os dedos dos pés

Que Filme Ver?