Cantor inovador e ativista Harry Belafonte morre aos 96 anos — 2024



Que Filme Ver?
 
  • Harry Belafonte morreu em 25 de abril aos 96 anos.
  • A causa da morte é atribuída à insuficiência cardíaca congestiva.
  • Ele era um cantor, ator e ativista cujo trabalho quebrou barreiras antes e durante o Movimento dos Direitos Civis.





Harry Belafonte morreu na terça-feira, 25 de abril de 2023. Ele tinha 96 anos quando faleceu em sua casa no Upper West Side de Manhattan. O porta-voz de longa data de Belafonte, Ken Sunshine, atribuiu a morte de Belafonte a uma insuficiência cardíaca congestiva.

Belafonte foi um cantor inovador e destruidor de paredes, conhecido por sucessos como 'Jump in the Line', 'The Banana Boat Song' e 'Jamaica Farewell'. Durante o Direitos civis Movimento, ele também foi um confidente próximo de Martin Luther King Jr. Assim como ele se concentrou nos direitos civis no terreno, sua música também deu grandes passos ao mostrar os artistas negros na frente e no centro do palco nacional.



O trabalho inovador de Harry Belafonte

  Ele começou como ator, mas encontrou força como cantor

Ele começou como ator, mas encontrou força como cantor / © Kino Lorber / Cortesia Everett Collection



Belafonte nasceu em 1º de março de 1927, como Harold George Bellanfanti Jr., na cidade de Nova York. Em 36, grande parte de sua família mudou-se para a Jamaica, embora inicialmente tenha sido uma breve estada. Após o colegial, ele se juntou à Marinha e serviu durante a Segunda Guerra Mundial. De volta aos Estados Unidos, ele começou a buscar as artes. Enquanto trabalhava como zelador, Belafonte ganhou dois ingressos para ver o American Negro Theatre; lá, ele passou a trabalhar como ajudante de palco antes de finalmente subir ao palco. Ao longo do caminho, ele desencadeou o que se tornou um amizade ao longo da vida com Sidney Poitier .



  UPTOWN SÁBADO À NOITE, Harry Belafonte

UPTOWN SATURDAY NIGHT, Harry Belafonte, 1974 / Coleção Everett

RELACIONADO: Sacheen Littlefeather, ativista do discurso de rejeição do Oscar de Marlon Brando, morre aos 75 anos

Em termos de atuação, com a segregação ainda desenfreada, Belafonte normalmente recebia papéis de personagens comuns, especialmente aqueles na variedade “Tio Tom”. Mas, como cantor, os ouvintes descobriram que não se cansavam de tudo o que ele produzia. Foi ideia do empresário de Belafonte, Jack Rollins, combinar sua paixão por atuar e evidente habilidade como cantor, e ele faria de cada pedacinho de suas canções uma performance visual.

Mudando o cenário das artes e do entretenimento

  Ele admirou e trabalhou com os principais ativistas dos direitos civis

Ele admirou e trabalhou com os principais ativistas dos direitos civis / TM e Copyright © 20th Century Fox Film Corp. Todos os direitos reservados. Cortesia: Everett Collection



Belafonte se tornou um nome familiar e um rosto reconhecível em uma época em que os artistas negros ainda lutavam pelo merecido lugar nos holofotes. O jornal New York Times notas que artistas como Louis Armstrong e Ella Fitzgerald havia conquistado o estrelato antes de Belafonte, mas foi ele quem fez a maior e mais inevitável onda.

  SENHOR. ALMA!, Harry Belafonte

SENHOR. SOUL!, Harry Belafonte, 2018. © Shoes in the Bed Productions /Cortesia Everett Collection

O cantor, ator e ativista Paule Robeson é uma notável inspiração para Belafonte. Por seus esforços, o presidente Kennedy o nomeou conselheiro cultural do Peace Corps. Embora ele estivesse na lista negra durante o macarthismo, ele conseguiu libertar Martin Luther King Jr. da prisão da cidade de Birmingham. Ao longo de todo o seu tempo arrecadando fundos, ele acumulou centenas de milhares de dólares para apoiar o movimento dos direitos civis.

Notoriamente, Belafonte contracenou com Petula Clark em um especial de TV; a certa altura, Clark sorriu e tocou em seu braço, o que gerou protestos dos superiores, que queriam descartar a tomada e refazer a tomada, mas Clark exigiu que a tomada continuasse. Mesmo depois dos anos do movimento pelos direitos civis, Belafonte continuou sendo o rosto de ativismo e empoderamento e fez bom uso de sua plataforma. Descanse em paz, Harry Belafonte.

  ESSE PRETO É SUFICIENTE PARA VOCÊ?!?, Harry Belafonte

ESSE PRETO É SUFICIENTE PARA VOCÊ?!?, Harry Belafonte, 2022. © Netflix /Cortesia Coleção Everett

RELACIONADO: Atriz e ativista na lista negra Marsha Hunt morre aos 104 anos

Que Filme Ver?