20 músicas clássicas de Alan Jackson garantidas para você bater os dedos dos pés — 2024



Que Filme Ver?
 

Quando se trata de música country, há algo verdadeiramente especial nas músicas de Alan Jackson. Poucos marcaram mais sucessos e ganharam mais respeito do que ele desde que entrou em cena como parte da famosa Classe de 89, que incluía Garth Brooks, Clint Black e Travis Tritt.





Desde então, Jackson alcançou 35 singles em primeiro lugar, vendeu mais de 75 milhões de discos e ganhou inúmeros prêmios. O duas vezes vencedor do Grammy e ex-Artista do Ano da Country Music Association foi incluído no Hall da Fama da Música Country e no Hall da Fama dos Compositores, e é membro de longa data do Grand Ole Opry.

Conhecido por sua natureza quieta e tímida e composições perspicazes, o nativo de Newnan, GA, de 64 anos, ganhou a reputação de poeta do homem comum. Seja capturando a diversão de um dia de verão no rio em seu hit Chattahoochee ou a beleza do amor duradouro em Remember When, as músicas de Alan Jackson têm sido a trilha sonora da vida dos fãs de música country por mais de três décadas.



Seu álbum mais recente, Onde você foi , lançado em 2021 e traz algumas das melhores músicas da ilustre carreira da cantora. Estou em um lugar maravilhoso para mim, pessoalmente e em termos de carreira, Jackson disse Painel publicitário quando o álbum foi lançado. Estou em um lugar onde estou quase semi-aposentado e aproveitando a vida. Minha família é ótima, e posso relaxar e fazer música quando quero e gosto, porque sei que ainda tenho muitos fãs por aí que querem ouvir o que eu gosto de fazer.



Ao longo dos anos, o trovador alto e esbelto permaneceu um firme fornecedor de música country tradicional, servindo letras sinceras sustentadas por violino e violão de aço. Aqui, fazemos um passeio pela estrada da memória com uma olhada nos bastidores de alguns de seus melhores.



20 músicas icônicas de Alan Jackson

1. Perseguindo aquele arco-íris neon (1990)

Co-escrita com a lenda das composições de Nashville, Jim McBride, esta música autobiográfica celebra a jornada de Jackson da pequena cidade da Geórgia ao topo das paradas de música country. A música foi o quarto single do álbum de estreia de Jackson, Aqui no mundo real .

Nas notas do encarte do álbum, Jackson compartilhou como a música surgiu. Jim McBride e eu estávamos conversando sobre minha vida na Geórgia e a experiência de tocar no circuito honky tonk. Lembrei-me de uma rádio que meu pai ganhou quando eu era criança e de como minha mãe cantava para mim e para minhas irmãs. Também me lembrei de como minha mãe odiava que eu tocasse em bares. Todas essas coisas colocaram a história em movimento e, em poucas sessões, minha vida perseguindo aquele arco-íris neon foi musicada.

2. Aqui no mundo real (1990)

Esta é uma das canções de Alan Jackson que fez dele uma verdadeira estrela country. Foi o segundo single e faixa-título de seu álbum de estreia. Se a vida fosse como no cinema, eu nunca ficaria triste, canta Jackson na música que lamenta o fato de o menino nem sempre ficar com a menina, aqui no mundo real.



3. Não balance a Jukebox (1991)

Jackson sempre foi conhecido como um campeão da música country tradicional e essa música é uma celebração de seu amor pelo som country hardcore. A canção tornou-se O segundo número 1 de Jackson hit e faixa-título de um de seus álbuns mais vendidos.

Jackson compartilhou a inspiração para a música, quero contar uma pequena história sobre um incidente que aconteceu na estrada alguns anos atrás, quando eu e minha banda, The Strayhorns, estávamos tocando em uma pequena parada de caminhões em Doswell, Virgínia, um lugar chamado Geraldine's. Estávamos lá há quatro ou cinco noites, você sabe, tocando aqueles sets de dança. Foi uma noite longa, fiz uma pausa e fui até a Jukebox. O Roger, meu baixista, já estava lá lendo os discos, sabe. Eu me inclinei no canto dele e uma das pernas estava quebrada, a jukebox meio que balançando, você sabe. E Roger olhou para mim e disse: ‘Não balance a Jukebox’.

No final do vídeo Jones, que é referenciado ao longo da música, aparece.

4. Algum dia (1991)

O segundo single de Jackson Não balance a Jukebox álbum, é uma balada triste que mostra a emoção sincera que faz de Jackson um vocalista tão atraente. Escrita por Jackson e Jim McBride, a letra pinta o retrato de um homem que continua prometendo à mulher de sua vida que um dia vou endireitar minha vida, mas ele nunca o faz. Quando ela se cansou de promessas vazias, ela foi embora. A música atingiu o topo das paradas country e continua sendo uma das canções mais duradouras de Alan Jackson.

5. Ela tem o ritmo (e eu tenho o blues) (1992)

Jackson e Randy Travis escreveram essa música quando estavam em turnê juntos em 1991. Embora originalmente pretendessem lançar a música com sabor de R&B para a lenda do blues BB King, Jackson decidiu gravá-la sozinho e lançou-a como o primeiro single de seu álbum. Muito sobre viver (e um pouco sobre amor) álbum. A música se tornou um hit número 1 e ganhou um prêmio de Notícias da Cidade da Música por ser uma das músicas mais executadas do ano.

6. Chattahoochee (1993)

Poucas músicas capturam melhor as alegrias simples de um dia ensolarado de diversão aquática do que este hit contagiante e acelerado. Chattahoochee foi o terceiro single de Jackson Muito sobre viver (e um pouco sobre amor) álbum. Alcançou o primeiro lugar na parada Hot Country Songs da Billboard e rendeu a Jackson os prêmios de Single e Canção do Ano no CMA Awards.

No encarte de seu álbum de compilação de 1995, A coleção de maiores sucessos, Jackson escreveu, Jim McBride e eu estávamos tentando escrever uma música acelerada e Jim apareceu com a frase ‘way down over the Chattahoochee’. É uma música sobre diversão, crescimento e amadurecimento em uma cidade pequena – o que realmente se aplica a qualquer pessoa em todo o país, não apenas em Chattahoochee. Nunca pensamos que seria tão grande quanto se tornou.

O vídeo, com Jackson praticando esqui aquático em jeans e chapéu de cowboy, é um dos vídeos country mais divertidos de todos os tempos.

7. Mercúrio Blues (1993)

Escrito por K.C. Douglas e Robert Geddins, Mercury Blues foi originalmente intitulado Mercury Boogie e se tornou um sucesso para Douglas em 1949. Jackson gravou a música em seu Muito sobre viver (e um pouco sobre amor) álbum e apareceu em segundo lugar nas paradas country. A música mais tarde se tornou um comercial para picapes Ford.

Confira Jackson cantando a música em um episódio do programa de TV de Tim Allen Melhoria da casa .

8. Livin’ on Love (1994) músicas de Alan Jackson

Lançado como o segundo single de Jackson Quem eu sou álbum, esse hit mid tempo se tornou seu nono número 1 nas paradas country. A música celebra um casal que começa como dois jovens sem nada e, à medida que a vida avança, é o amor que cresce e dá sentido à vida. Este vídeo foi filmado no famoso Anfiteatro Red Rocks, no Colorado, durante o 25º aniversário de Jackson.ºAniversário Keepin 'It Country Tour.

9. País perdido (1994)

O hit uptempo ofereceu um comentário interessante sobre a cena da música country em meados dos anos 90, já que a letra fala de artistas cujas carreiras estão fracassando em outros gêneros tentando entrar na música country. Jackson disse o seguinte sobre a música: Quando ouvi essa música pela primeira vez, me apaixonei por ela. Eu gostaria de ter escrito porque diz muitas coisas que eu gostaria de dizer. Na verdade, acho que é apenas uma música divertida, que celebra como a música country se tornou mais difundida e aceita por todos os tipos de pessoas em todo o país.

10. Summertime Blues (1994) canções de Alan Jackson

Embora Jackson seja conhecido por escrever quase todos os seus sucessos, ele também sabe como escolher um clássico e colocar sua marca nele. Escrito por Eddie Cochran e seu empresário Jerry Capehart, Summertime Blues foi originalmente um hit top ten de Cochran em 1958 e foi regravado ao longo dos anos por The Who, Blue Cheer, T. Rex e Brian Setzer, que interpretou Cochran no filme La Bamba . Jackson gravou em seu Quem eu sou álbum e o levou ao topo das paradas country.

11. Little Bitty (1996) canções de Alan Jackson

Esta divertida música uptempo foi o primeiro single do quinto álbum de estúdio de Jackson Tudo que eu amo . Escrita pelo lendário cantor/compositor Tom T. Hall, a música celebra a alegria encontrada nos prazeres simples da vida com um refrão que diz: Está tudo bem ser pequenininho/Uma pequena cidade natal ou uma grande cidade antiga/Pode muito bem compartilhar, é melhor sorrir/A vida continua por um tempinho. A música se tornou a 14ª de JacksonºPaís nº 1 atingido.

Aqui está Jackson apresentando Little Bitty no Farm Aid em 2000.

12. Casa (1996)

Embora Jackson tenha gravado Home em seu álbum de estreia de 1990 Aqui no mundo real , não se tornou um sucesso até que ele o colocou A coleção de maiores sucessos em 1996 e lançou-o como single. Uma das canções mais sinceras e pessoais de Jackson, a letra homenageia seus pais e a vida que eles construíram para sua família.

Nas primeiras linhas ele canta, Na pequena cidade da Geórgia, há mais de 40 anos/Seu nome de solteira era Musick até ela conhecer aquele garoto Jackson/Eles se casaram jovens como as pessoas faziam naquela época/Nem um centavo em seu nome/Eles acreditaram naquele que você jurou o amor deve permanecer sempre o mesmo.

13. Right on the Money (1998) músicas de Alan Jackson

O segundo single de Jackson Alta quilometragem álbum, esta envolvente melodia mid-tempo foi escrita por Charlie Black e Phil Vassar, uma estrela country conhecida por sucessos como Six-pack Summer e Just Another Day in Paradise. Right on the Money é uma doce canção de amor que apregoa o amor de uma mulher e a música se tornou o 16º aniversário de Jackson.ºNº 1.

14. Assassinato na Music Row (2000)

Jackson juntou forças com George Strait nesta canção habilmente escrita sobre a morte da música country tradicional, graças ao country pop preferido pelos guardiões do Music Row, a área de Nashville conhecida como o epicentro da indústria da música country. Embora a versão de George e Alan nunca tenha sido lançada oficialmente como single, ela teve airplay suficiente para subir para a 38ª posição na parada country. As duas estrelas cantaram a música no CMA Awards em 1999 e um ano depois ela ganhou o CMA Award de Evento Vocal do Ano e ganhou o CMA Song of the Year no ano seguinte.

15. Onde você estava (quando o mundo parou de girar) (2001)

Jackson escreveu essa música após os ataques terroristas de 11 de setembro e cantou-a pela primeira vez no CMA Awards naquele outono. Não havia um olho seco no local quando ele terminou, e a ovação de pé foi estrondosa. Eu não queria escrever uma canção patriótica, disse Jackson. E eu também não queria que fosse vingativo. Mas eu não queria esquecer como me senti e como sabia que outras pessoas se sentiram naquele dia.

A música capturou a dor, a descrença e a confusão que os americanos sentiram após os ataques e liderou as paradas country por cinco semanas e ganhou os prêmios da Academia de Música Country e da Country Music Association de Canção do Ano e do Grammy de Melhor Canção Country.

16. Drive (2002) Canções de Alan Jackson

Esta é uma das canções de Alan Jackson que ele escreveu e foi uma homenagem a seu pai, Eugene Jackson, que faleceu em 2000. Como muitas das canções de Jackson, a letra retrata as memórias que moldaram sua vida. Ele disse que não queria homenagear seu pai com uma música triste e piegas, e não o fez.

Drive é uma música sincera que destaca o vínculo caloroso entre ele e seu pai, bem como seu amor por suas filhas. No último verso, ele canta, Já sou adulto, tenho três filhas / Deixei-os dirigir meu velho jipe ​​pelo pasto de nossa casa / Talvez um dia eles voltem ao arquivo / e saiam aquela velha memória e pense em mim e sorria.

17. Lembre-se de quando (2003) músicas de Alan Jackson

Jackson escreveu esta linda balada com guitarra de aço sobre seu casamento duradouro com sua esposa Denise. O casal era namorado no ensino médio na Geórgia e esta música narra seu relacionamento desde os primeiros anos até a criação de suas três filhas, sobrevivendo a uma fase difícil em seu relacionamento e, finalmente, estabelecendo-se em um relacionamento maduro e duradouro e relembrando sua vida juntos. A música passou duas semanas em primeiro lugar na parada Hot Country Songs da Billboard e se tornou uma das músicas mais queridas de Alan Jackson. O vídeo romântico inclui imagens dele dançando com Denise.

18. São cinco horas em algum lugar (2003)

Ao longo dos anos, Jackson demonstrou repetidas vezes que é igualmente hábil em baladas românticas e em brincadeiras divertidas e animadas. Jimmy Buffett se junta a Jackson nesta ode aos bons momentos, escrita por Jim Moose Brown e Don Rollins. Lançado como o primeiro single do álbum de Jackson Maiores Sucessos Volume II, a música passou oito semanas consecutivas em primeiro lugar no Músicas country quentes da Billboard gráfico e terminou o ano em 4º lugar na lista de melhores músicas country de 2003.

Também se tornou um hit pop das músicas de Alan Jackson, alcançando a 17ª posição no Hot 100 de todos os gêneros da Billboard, e também foi o primeiro hit de Buffett no top 40 desde os anos 70. Ganhou o Prêmio CMA de Evento Vocal do Ano, o primeiro prêmio de Buffett em sua longa carreira. Uma saudação a desfrutar de uma bebida adulta independentemente da hora do dia, a música tornou-se um hino favorito que sempre convida a cantar em bares de todo o mundo.

19. Memórias Preciosas (2013) músicas de Alan Jackson

Anos antes do falecimento da mãe de Jackson, Ruth, ele gravou algumas de suas músicas gospel favoritas como um presente para ela. Ele não planejava que o disco fosse lançado comercialmente, mas quando alguém de sua gravadora ouviu o projeto, convenceu-o a compartilhá-lo com o mundo.

Por isso, Memórias preciosas , uma coleção de 11 canções de hinos adorados se tornou um dos álbuns mais vendidos de Jackson. Ele gravou um acompanhamento, Memórias Preciosas Volume II , em 2013. Jackson disse: Denise e eu fizemos uma lista de 30 a 40 músicas para fazer naquele primeiro álbum. Tínhamos tantos que não conseguimos, pensei em entrar e fazer mais alguns da mesma maneira – sincero e simples. O segundo volume de músicas gospel de Alan Jackson apresentava clássicos adorados como Amazing Grace, Just As I Am, There is Power in the Blood e Precious Memories.

20. Você sempre será meu bebê (2021)

Alan e sua esposa Denise criaram três lindas filhas —Mattie, Ali e Dani—e esta terna balada escrita para o casamento de suas filhas foi incluída em seu álbum de 2021 Onde você foi e foi adicionado à longa lista de músicas de Alan Jackson.

Mattie perguntou se eu poderia escrever para ela uma música de dança para pai e filha e eu disse que tentaria, então escrevi essa musiquinha e disse aos três: 'Olha, vocês três vão ter que usar isso música, não quero ter que escrever três delas', disse ele. Mas acontece que a inspiração veio novamente e ele escreveu outra música de casamento intitulada I Do, também incluída em Onde você foi.

Para mais ótimas músicas country, continue lendo!

As 20 melhores canções de Garth Brooks de todos os tempos - e as histórias fascinantes por trás delas

As 20 melhores músicas country patrióticas que farão você se sentir orgulhoso de ser americano


Deborah Evans Price acredita que todos têm uma história para contar e, como jornalista, considera um privilégio partilhar essas histórias com o mundo. Débora contribui para Outdoor, CMA Close Up, Jesus Chamando, Primeiro para mulheres , Mundo feminino e Top 40 do país com Fitz , entre outros veículos de comunicação. Autor do Cofre de Prêmios CMA e Fé do país , Deborah é a vencedora em 2013 do Prêmio Media Achievement da Country Music Association e a ganhadora em 2022 do Prêmio Humanitário Cindy Walker da Academia de Artistas Ocidentais. Deborah mora em uma colina nos arredores de Nashville com o marido, Gary, o filho Trey e o gato Toby.

Que Filme Ver?