‘ZOOM’ 1972 - Curiosidades sobre a amada série infantil da PBS — 2024



Que Filme Ver?
 

Aqui está um dos muitos Ampliação Fatos de 1972 que você deve saber: foi em 9 de janeiro daquele ano que um novo programa de televisão educacional de meia hora - originário da WGBH-TV de Boston e transmitido em todo o país pela PBS - fez sua estreia. E seu tema de abertura, cantado pelo jovem elenco do show, atraiu os espectadores com a letra: Vamos lá e zoom, zoom, zoom-a zoom.





Prepare-se para mais Ampliação Fatos de 1972: O programa se tornou um sucesso instantâneo entre os pré-adolescentes, gerando até mesmo grandes vendas de mercadorias. Criada principalmente por crianças, cada temporada (a série duraria até 1978) apresenta um elenco diferente de sete crianças, conhecidas como Zoomers, que abrem o show com cantos e danças carismáticos - às vezes malucos -, seguidos de atividades como jogos, peças, vídeos, poemas, receitas, piadas, filmes e experimentos científicos, todos baseados nas sugestões dos espectadores.

Continue lendo para saber mais sobre este programa infantil inovador e descubra mais fascinantes AMPLIAÇÃO Fatos de 1972!



A série foi abraçada por telespectadores e críticos

Você já quis enviar ideias para um programa de TV e vê-las ganhar vida? Bem, os Zoomers reservaram um tempo para escrever aos produtores e sugerir atividades chamadas Zoomraps, que eram bate-papos informais sobre temas que iam desde hospitais até escolas, família e muito mais.



Em resposta, em apenas uma semana, mais de 20.000 cartas de fãs chegaram, com mais de 1,5 milhão chegando ao longo das três primeiras temporadas. Além dos Zoomraps, ao final de cada show de meia hora, o elenco também apresentava uma música coreografada.



Essa série da PBS fez tanto sucesso, e a conexão entre o elenco e os telespectadores foi tão forte, que na 2ª temporada houve uma demanda extraordinária para que Bernadette, membro do elenco, explicasse sua questão do braço.

Esta foi uma série de movimentos de braço semelhantes a um helicóptero que ela exibia regularmente em diferentes episódios, para o deleite perplexo dos espectadores que precisavam saber como . Apenas um dos motivos pelos quais o programa foi apreciado pelo público e pela crítica, o que resultou em Ampliação ganhando um Daytime Emmy Award em sua segunda temporada.

Relacionado: ‘Schoolhouse Rock!’: Curiosidades sobre a revolucionária série Sing Along dos anos 70 e 80



AMPLIAÇÃO 1972 foi feito para crianças, por crianças

Inspirado em programas educacionais como Vila Sesamo e A Companhia Elétrica , e querendo modelar relacionamentos interpessoais entre os jovens, Ampliação teve algumas diferenças importantes em relação a outros programas escolares.

Não havia adultos na tela e o show era basicamente improvisado. O programa ainda apresentava sua própria linguagem chamada Ubbi-Dubbi, e os jovens atores eram conhecidos por usar camisas listradas de rugby e jeans, atuando descalços nas temporadas 1 e 2, mas depois fizeram a transição para sapatos - todas as ideias das próprias estrelas infantis ou escrever -em solicitações.

As identidades dos Zoomers foram mantidas anônimas

Isto é particularmente interessante entre Ampliação Fatos de 1972: Nenhuma estrela infantil surgiu deste programa, pois seus contratos as proibiam de fazer aparições na TV ou fazer comerciais. Uma medida extra para manter o anonimato dos jovens Zoomers foi a decisão de que eles seriam identificados apenas pelo primeiro nome.

E com um dos primeiros elencos verdadeiramente diversificados da televisão, Ampliação iluminou as origens, personalidades e habilidades únicas das crianças. O elenco distinto foi intencional, uma vez que os produtores se esforçaram para incluir crianças de múltiplas culturas e origens ao longo das seis temporadas.

Relacionado: Atores infantis dos anos 80: 11 de nossas estrelas de TV favoritas de então e de agora

Mais diversão AMPLIAÇÃO Fatos de 1972

Embora cada episódio começasse com uma melodia cativante, o final também começou, com todo o elenco concluindo o CEP de Boston onde o programa foi produzido: 0-2-1-3-4.

As atividades foram introduzidas com títulos como Zoomovie, Zoom Play of the Week, Zoomgame, Zoomdo, Zoomgoody, Zoomphenomen e mais Zooms.

Em 1973, os membros do elenco da primeira temporada lançaram um álbum chamado Parques infantis , que estava disponível apenas por correspondência. Em 1977, a Rounder Records lançou Músicas de zoom , apresentando membros do elenco do 4ºtemporada.

Dois livros infantis foram baseados no Ampliação Series: O Catálogo Zoom e Faça um Zoomdo.

Na época dos 50 anos do showºaniversário em 2022, WGBH postou todos os episódios sobreviventes online.

O Ritch Ratch A série de TV foi um spin-off e coprodução israelense de Ampliação que foi ao ar de 1975 a 1980.

Nas duas primeiras temporadas, um jogo de palavras chamado Fannee Doolee foi apresentado. Finalmente foi revelado que a personagem fictícia Fannee Doolee - sobre quem as frases foram inventadas - amava todas as palavras com letras duplas e odiava todas as palavras sem elas. Assim, Fannee Doolee gosta de doces, mas odeia doces.

Vários episódios estavam disponíveis com legendas para deficientes auditivos.

A série foi vendida para mais países em todo o mundo do que o outro programa popular da PBS Bairro Senhor Rogers .

Em 1999, Ampliação foi revivido e exibido novamente na PBS até 2005.


Descubra ainda mais fatos sobre a televisão dos anos 1970 abaixo!

‘Bem-vindo de volta, Kotter’: 10 segredos divertidos e reveladores sobre a sitcom de sala de aula dos anos 70

12 fatos dos bastidores de ‘Brady Bunch’ que você provavelmente nunca soube

Elenco de ‘All in the Family’: uma retrospectiva dos bunkers e como eles mudaram a televisão

Que Filme Ver?