Por que todo mundo tinha uma Edith Bunker na família — 2024



Que Filme Ver?
 

Assistir a uma grande comédia é como comer uma deliciosa éclair de chocolate. No início, é difícil imaginar algo melhor, mas com o tempo, é demais: muito rico, muito doce, muito farto.





Apesar de sua longa e bem-sucedida carreira no palco e na tela, Jean Stapleton é mais conhecida por seu papel como Edith Bunker, no seminal Todos na família . Representando a esposa estúpida, mas muito adorável, do racista mais engraçado da TV, Archie Bunker, Stapleton foi o contraponto manso para seu marido autoritário e fanfarrão. Que ela pudesse, com uma única sobrancelha levantada, pena e compaixão ilícitas, respeito e orgulho, era uma prova de sua extraordinária habilidade de atuação. O fato de ela poder gerar aquele pathos enquanto sem esforço nos quebrava era uma prova de sua humanidade.

foto: bostonglobe.com



Nascido em 1923, Stapleton apareceu em vários sucessos da Broadway antes de encontrar um lar na televisão embrionária. Ela atuou em algumas das primeiras séries dos médiuns, incluindo Starlight Theatre , Lux Video Theatre e The Philco-Goodyear Television Playhouse . Embora muito respeitada como uma atriz clássica, ela também exibiu habilidades cômicas em programas bobos como Dennis, o Ameaçador , Carro 54 , Onde você está? e Meus três filhos .



Mas foi sua Edith Bunker que a chamou a atenção de milhões de telespectadores. Todos na família foi ao ar de 1971 a 1979 e abordou as questões humanas mais proeminentes dirigidas aos americanos: uma guerra impopular, racismo, sexismo, câncer, aborto e impotência. O elenco do show assumiu os vários lados de cada debate: Archie, o ultraconservador; Michael, o liberal; Gloria, a feminista; e Edith, a alma simples dilacerada por responsabilidades conflitantes com sua família e consigo mesma, comprometida em manter os Bunkers civilizados na mesa de jantar.



Ela era uma idiota totalmente adorável, que se recusava a se sufocar apesar das advertências constantes de Archie. Todos nós tínhamos uma mãe ou uma tia que agia muito como Edith. Em um mundo confuso e em rápida mudança, essas almas gentis exibem as maiores forças. Compartilhamos as tristezas de Edith, e ela nos permitiu compartilhar uma risada também. Uma atriz verdadeiramente maravilhosa e, segundo todos os relatos de quem a conheceu melhor, uma pessoa verdadeiramente maravilhosa, Jean Stapleton é uma das mulheres da TV que sempre amaremos.



Que Filme Ver?