Por que meu couro cabeludo cheira? Dermatologistas revelam o que mulheres com mais de 50 anos precisam saber — 2025
Em um mar de histórias sobre cuidados com os cabelos, os cuidados com o couro cabeludo estão em alta. No ano passado, as hashtags (ou formas como as pessoas pesquisam tópicos nas redes sociais) para #ScalpTreatment e #ScalpCare tiveram mais de BILHÕES de visualizações. Qual é a causa deste ressurgimento do interesse pelo couro cabeludo? Muitas mulheres sofrem de mau cheiro no couro cabeludo – e não sabem por quê. Então, se você é um daqueles que pergunta: Por que meu couro cabeludo cheira mal?, nós temos as respostas que você precisa, além de soluções simples.
Qual é o cheiro do meu couro cabeludo?

AndreyPopov/Getty
Ao considerar qualquer odor desagradável, é sempre o resultado da combinação de bactérias com a umidade, geralmente suor, levando a um acúmulo de mau cheiro. O acúmulo e espessamento da pele em determinada área contribui para essa condição, diz Richard Bottiglione, MD, dermatologista certificado em Phoenix. Além do mais, o odor do couro cabeludo é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo genética, dieta, estilo de vida, medicamentos, higiene e atividades de microrganismos que residem na pele, explica. Alan J. Bauman, MD, ABHRS, IAHRS, FISHRS, fundador, CEO e diretor médico da Centro Médico de Transplante Capilar e Tratamento de Queda de Cabelo Bauman em Boca Raton, Flórida.
Mas se o seu couro cabeludo ainda cheira mesmo depois você toma banho e lava o cabelo, você pode ter um problema mais urgente. Continue lendo para descobrir o que pode estar causando o mau cheiro no couro cabeludo e como combatê-lo.
mash cast ¿dónde están ahora?
Bauman analisa as possíveis respostas para: Por que meu couro cabeludo cheira?
1. Excesso de suor e sebo
O couro cabeludo possui glândulas sudoríparas e sebáceas que produzem suor e óleo. Quando essas secreções naturais se misturam com bactérias ou outros microorganismos no couro cabeludo e começam a decompô-las, isso pode causar um odor desagradável, diz o Dr. Bauman.
O couro cabeludo é uma das partes mais oleosas do corpo, possuindo uma quantidade mais densa de glândulas sebáceas do que outras áreas. As pessoas muitas vezes confundem secura com descamação do couro cabeludo, o que chamamos caspa . Essa caspa é uma inflamação do couro cabeludo normalmente causada por fungos, conhecida como dermatite seborréica, explica Rachel Nazarian, médica, FAAD, um dermatologista certificado em Nova York.
A dermatite seborréica envolve o crescimento excessivo de Malassezia espécies de fungos no couro cabeludo que causam sintomas de vermelhidão, coceira, descamação (caspa) e muitas vezes um odor desagradável, diz o Dr. Na verdade, de acordo com o Revista Internacional de Tricologia , caspa afeta mais de 50% da população adulta em todo o mundo. Mulheres com mais de 50 anos podem observar uma ocorrência ainda maior da doença devido à falta de estrogênio que ocorre durante a menopausa. O estrogênio é o hormônio responsável pela produção de sebo no couro cabeludo.
2. Fungo
Bactérias e fungos são microrganismos que habitam naturalmente o couro cabeludo, chamados coletivamente de microbioma do couro cabeludo. Quando o microbioma do couro cabeludo é interrompido ou ocorrem infecções, você pode ter um crescimento excessivo de certas bactérias ou fungos, levando a uma mudança no odor do couro cabeludo, diz o Dr.
De acordo com a Clínica Mayo, o fungo semelhante a uma levedura que se alimenta da oleosidade do couro cabeludo e pode contribuir para a caspa pode ser um causa raiz do odor do couro cabeludo , bem como outras doenças de pele com as quais você já pode ter sido diagnosticado, que habitam o couro cabeludo e prejudicam o equilíbrio do microbioma, como eczema ou psoríase.
3. Pele morta
Como o couro cabeludo é a pele que envelhece mais rápido do nosso corpo, envelhece 12 vezes mais rápido do que a pele do nosso corpo e seis vezes mais rápido que a pele facial , isso afeta a condição geral do cabelo, contribuindo e muitas vezes agravando os problemas do couro cabeludo. À medida que envelhecemos, o mesmo acontece com a pele do couro cabeludo, que perde elasticidade. Assim como você precisa se livrar das células mortas da pele em outros lugares, o mesmo vale para o couro cabeludo.
Embora o couro cabeludo elimine células mortas da pele regularmente, isso pode não ser suficiente, diz o Dr. Bauman. Se essas células se acumularem na superfície do couro cabeludo, podem se misturar ao suor e à oleosidade, formando um ambiente que favorece o crescimento de certos fungos, contribuindo para o odor.
¿Qué tan alto es el perro más alto del mundo?
4. Produtos para cabelo
O uso de produtos para modelar o cabelo, como géis, lacas e ceras, às vezes pode deixar resíduos no couro cabeludo que, quando misturados com suor e óleos, podem criar mau cheiro no couro cabeludo, explica o Dr.
5. Condições de saúde subjacentes
Mudanças repentinas no couro cabeludo ou no odor corporal podem indicar condições médicas subjacentes, como diabetes, câncer, doenças hepáticas ou renais, distúrbios da tireoide, desequilíbrio hormonal (como durante a menopausa), infecções e muito mais. É melhor consultar o seu médico se você suspeitar que algum destes pode ser o culpado, aconselha o Dr. Bauman.
6. Gatilhos ambientais
Poluentes e poeira no ar podem aderir ao cabelo e ao couro cabeludo, causando mau cheiro.
Como faço para corrigir um couro cabeludo fedorento?

Maria Siurtukova/Getty
Você pode fazer algumas coisas para interromper o cheiro do couro cabeludo, começando com seu regime de cuidados com o cabelo.
1. Saiba como e quando lavar o couro cabeludo
Você precisa lavar o couro cabeludo – mas os especialistas dizem que há um equilíbrio delicado entre lavar o suficiente e lavar demais. A pele do couro cabeludo precisa de limpeza, assim como o resto da pele, pois óleos, sebo e bactérias podem se acumular no couro cabeludo, mas o equilíbrio entre lavar com pouca frequência e com muita frequência é um fator, diz médico multiespecialista. Azza Halim, MD.
Uma boa regra é a cada dois dias. Lave o cabelo e o couro cabeludo com um shampoo suave e com pH balanceado, como Vitabrid C12 Scalp+ Shampoo ( Compre na Saks Fifth Avenue, $ 32 ), ou se você suspeitar de uma infecção fúngica, um shampoo medicamentoso, como Neoketramin ( Compre na Amazon, $ 24,99 ), pode ajudar, diz o Dr. Bauman. Ao lavar, você deve massagear suavemente em movimentos circulares, tomando cuidado para não cravar os dedos ou unhas no couro cabeludo, pois isso pode agravar a condição.

curso sul/Getty
Dr. Halim diz um esclarecimento xampu contendo vinagre de maçã ou óleo da árvore do chá também pode resolver o problema se o acúmulo de produto for o culpado pelo odor do couro cabeludo. Você também pode tentar um enxágue com vinagre de maçã feito com 4 colheres de sopa de vinagre AC e 16 onças de água. Basta derramar sobre a cabeça uniformemente, aplicar no couro cabeludo com a ponta dos dedos, sentar por alguns minutos e enxaguar. Você pode fazer isso 1-2 vezes por semana.
2. Esfolie o couro cabeludo
Dr. Bauman também aconselha esfoliar o couro cabeludo com um Escova macia , como massageador de silicone YloyiY ( Compre na Amazon, $ 3,99 ), ou com um esfoliante como o esfoliante Straand Scalp Care ( Compre de Straand, $ 24 ), uma ou duas vezes por semana para se livrar das células mortas da pele que seu couro cabeludo não está eliminando naturalmente.
que le paso a mary en la casita en la pradera
3. Aliste carvão
Produtos que contêm carvão ou alcatrão também podem combater o mau cheiro do couro cabeludo, como este óleo de limpeza de couro cabeludo amika Reset Pink Charcoal ( Compre na Amazon, $ 28,50 ), que fornece oxigênio e hidratação profundamente ao couro cabeludo.
4. Verifique sua dieta
Tal como acontece com qualquer outra coisa, a sua dieta afeta a saúde do seu couro cabeludo. Consumir uma dieta rica em frutas e vegetais e manter-se hidratado ajuda a controlar o odor corporal, que inclui o odor do couro cabeludo, diz o Dr. Bauman. Você também pode tentar uma dieta de eliminação, ou seja, cortar certos alimentos e ver se o cheiro do couro cabeludo cessa ou persiste. Coloque esses alimentos de volta em sua dieta se eles não parecerem estar causando problemas.
Quando é a hora de chamar um médico por causa de um couro cabeludo fedorento?
Embora você possa tentar algumas das sugestões acima, todos os nossos especialistas concordam que este problema pode e deve ser avaliado por um profissional. Consultar um tricologista certificado especializado em saúde do cabelo e couro cabeludo pode fornecer uma avaliação detalhada do couro cabeludo, aconselhamento personalizado e possivelmente até opções de tratamento em consultório direcionadas à causa do odor do couro cabeludo, recomenda o Dr.
Como encobrir um couro cabeludo fedorento

Ekaterina Demidova/Getty
Não é nenhuma surpresa que os perfumes para o couro cabeludo tenham surgido como uma tendência ultimamente, com todo o interesse recente nos cuidados com o couro cabeludo. E se você planeja encobrir o odor do couro cabeludo com um, certifique-se de que ele seja feito especialmente para couro cabeludo e cabelo, pois a Food and Drug Administration (FDA) alerta que o principal ingrediente comum em perfumes comuns (álcool etílico) pode ter um efeito ressecante. pele e cabelo. Três ótimas opções:
O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com .
Para mais dicas sobre cabelo e couro cabeludo, clique nestas histórias:
Gel de Aloe Vera pode ajudar a curar o couro cabeludo para reverter a queda de cabelo e deixar a pele linda
Se você tem cabelo ralo ou couro cabeludo escamoso, este óleo natural de US $ 10 será seu herói de beleza
O gel de linhaça pode reverter o desbaste? Médico de restauração capilar avalia