Por que meu cabelo fica oleoso tão rápido? Um dermatologista explica o ciclo vicioso que o causa – e como se libertar — 2024



Que Filme Ver?
 

Se você está se perguntando por que seu cabelo fica oleoso tão rápido, mesmo quando você faz tudo certo, estamos com você. Para aqueles de nós que lidam com fios sempre lisos, é bom saber que não estamos sozinhos. De acordo com Paradi Mirmirani, MD , dermatologista de São Francisco, Califórnia, especializada em cuidados com os cabelos e que tem parceria com um profissional de saúde Kaiser Permanente , é um problema muito comum, principalmente para quem tem cabelos mais finos e lisos.





Mas o que pode realmente surpreendê-lo é que na verdade não é seu cabelo isso é oleoso, é o seu couro cabeludo. Uma superprodução de óleo no couro cabeludo faz com que o cabelo pareça oleoso. E todo esse excesso de oleosidade acaba deixando os fios mais pesados, deixando-os finos e lisos.

Felizmente, existem certos hábitos, práticas e produtos que podem aliviar esse tipo de situação complicada, para que o cabelo fique saudável e com elasticidade rapidamente. Continue lendo para obter os remédios apoiados por especialistas.



Por que o cabelo fica oleoso tão rápido

Mulher jovem com cabelo oleoso tocando nele e se perguntando por que ele fica tão oleoso tão rápido

Mariavioleta/Getty Images



Cada folículo capilar possui uma camada sebácea que produz sebo ou óleo. Esse óleo reveste a fibra capilar e tem efeito lubrificante e protetor, explica o Dr. Mirmirani. Em outras palavras, você faz querer seu couro cabeludo produz óleo, pois faz o cabelo parecer saudável e brilhante.



O problema acontece quando essas glândulas bombeiam muito sebo. Isso pode acontecer simplesmente como resultado da sua genética – algumas pessoas nascem naturalmente com um couro cabeludo mais oleoso – ou por causa de flutuações hormonais, diz ela.

E o seu tipo de cabelo também desempenha um papel. De acordo com o Dr. Mirmirani, aqueles com mechas ou cachos mais grossos e texturizados são menos propensos à oleosidade, pois é mais difícil para o óleo descer pela haste do cabelo enrolada ou enrolada do que pela haste do cabelo reta.

Os hábitos que fazem o cabelo ficar oleoso rapidamente

Embora você não possa mudar sua genética ou o cabelo com o qual nasceu, há certas coisas que contribuem para a oleosidade do cabelo. pode ao controle.



Lavar demais o cabelo

Mulher madura de costas para a câmera lavando o cabelo no chuveiro.

RichLegg/Getty

Embora possa parecer contra-intuitivo, lavar com muita frequência pode fazer com que o couro cabeludo produza mais sebo. Uma limpeza excessivamente vigorosa pode retirar muita oleosidade do couro cabeludo, explica o Dr. Mirmirani, desencadeando um efeito rebote onde mais oleosidade é produzida para compensar o que foi removido.

Infelizmente, todos os especialistas com quem falamos concordam que não existe uma diretriz universal sobre a frequência que é excessiva. Em vez disso, é uma questão de encontrar o meio termo que funciona para o seu couro cabeludo e cabelo específicos (mais sobre isso abaixo).

Usar produtos de cabelo incorretamente

Muitas pessoas não estão lavando os cabelos da maneira certa, diz Lauren Paglionico , cabeleireiro e fundador da LRN Beleza . O shampoo é realmente indicado para o couro cabeludo, então concentre-se em aplicá-lo na raiz, onde ele pode realizar as funções de limpeza pretendidas; o que quer que passe pelas pontas enquanto você enxágue é suficiente para o cabelo em si, observa ela.

Por outro lado, mantenha o condicionador longe do couro cabeludo. Os ingredientes pesados ​​e hidratantes podem acumular-se nas raízes, fazendo com que o seu cabelo pareça oleoso e liso, adverte Paglionico. Portanto, é melhor reservar o condicionador apenas para o comprimento médio e as pontas. Dica: Se você quiser usar condicionador no couro cabeludo, aplique primeiro o condicionador nos cabelos úmidos e depois use o shampoo. Essa técnica é chamada lavagem reversa do cabelo e o shampoo removerá os resíduos pesados ​​do condicionador para evitar que as raízes fiquem oleosas.

Da mesma forma, o uso frequente de produtos de modelagem – e a não lavagem adequada entre as sessões de modelagem – também pode contribuir para uma aparência oleosa. Isso *na verdade* não altera a quantidade de óleo que seu couro cabeludo está produzindo, mas pode fazer com que o cabelo e o couro cabeludo pareçam mais oleosos, observa o Dr. Mirmirani.

Tocando seu cabelo

Por mais tentador que seja brincar com seu cabelo, é melhor adotar uma abordagem sem intervenção. O óleo dos dedos pode ser facilmente transferido para o couro cabeludo e o cabelo, então quanto menos você tocar, melhor, diz Paglionico.

As 4 melhores maneiras de evitar cabelos oleosos

Aqui estão alguns truques inteligentes que manterão os fios lindos, não oleosos.

1. Considere aumentar o tempo entre as lavagens

Conforme afirmado acima, não existe uma solução única para a frequência com que você deve lavar. Mas se você faz espuma diariamente, não é má ideia tentar fazer isso dia sim, dia não e ver se nota alguma mudança, aconselha Paglionico. Se, de fato, é a lavagem excessiva que está contribuindo para mais produção de óleo, mudar a frequência com que você usa shampoo pode ajudar a prevenir o efeito rebote mencionado acima. Basta ter paciência, diz Paglionico, pois pode demorar cerca de um mês para o couro cabeludo se ajustar e você notar uma diferença real.

2. Escolha seu shampoo estrategicamente

Frascos de shampoo alinhados em uma prateleira no chuveiro

Imagens Ridofranz/Getty

Ao usar shampoo, o Dr. Mirmirani recomenda procurar um shampoo feito especificamente para cabelos oleosos. Normalmente contêm detergentes desenvolvidos especificamente para limpar melhor a oleosidade do couro cabeludo, explica ela. Um para experimentar: Garnier Fructis Pure Clean Hair Reset Rebalancing Shampoo ( Compre no Walmart, $ 5,97 ).

E dependendo da frequência com que você se lava, você também pode incorporar um shampoo clareador em sua rotina semanalmente ou duas vezes por mês, diz Paglionico. Ela sugere procurar um com ácido salicílico, um ingrediente que dissolve óleo que é especialmente eficaz para remover o excesso de óleo e gordura do couro cabeludo. Ela gosta do Shampoo Clarificante Detox K18 Peptide Prep ( Compre na Sephora, $ 38 ) ou experimente o Shampoo Terapêutico Neutrogena T/Sal ( Compre na Amazon, $ 7,32 ). Bônus: uma fórmula esclarecedora também é ótima para se livrar do excesso de produtos de modelagem. (Clique para ver melhores shampoos para queda de cabelo .)

3. Mantenha um bom shampoo seco à mão

Um shampoo seco é o seu melhor amigo quando se trata de combater instantaneamente cabelos oleosos. Experimente o truque de Paglionico e borrife um pouco no cabelo, concentrando-se na raiz, antes de dormir, para que ele possa absorver a oleosidade e o suor à medida que surgem durante a noite. E se o seu cabelo ainda parecer um pouco oleoso pela manhã, use-o mais uma vez. Ela recomenda Shampoo Seco Detox de Carvão de Primeira Classe IGK ( Compre na Amazon, $ 24,95 ). O carvão da fórmula funciona como um ímã, puxando e absorvendo o excesso de sujeira e oleosidade, diz ela. É também a estrela do show no Hask Charcoal Purifying Dry Shampoo ( Compre na Ulta, $ 6,99 ).

4. Troque sua fronha

Mulher descansando a cabeça em uma fronha de cetim

Imagens Lorado/Getty

Fronhas de algodão absorvem a oleosidade do cabelo. As fibras prendem-no e ele pode ser transferido de volta para o cabelo recém-lavado, explica Paglionico. Uma opção melhor? Uma fronha de seda ou cetim, já que essas fibras não absorvem nem transferem óleo, observa ela. Sem falar que a seda e o cetim também são mais lisos, criando menos fricção à medida que o cabelo esfrega contra eles, minimizando o frizz e os emaranhados no processo. Um para experimentar: Fronha de cetim Kitsch ( Compre na Amazon, $ 15,19 ).


Para saber mais sobre cuidados e saúde do cabelo, clique nestas histórias:

A maneira mais fácil de reverter a queda de cabelo: limpe sua escova de cabelo regularmente

Slugging: esta nova versão de um antigo hack se tornou viral porque hidrata o cabelo como nada mais - por alguns centavos!

Estudo: A fragrância do óleo essencial de sândalo ativa os folículos capilares para que cresçam cabelos mais longos e grossos

O Woman's World pretende apresentar apenas os melhores produtos e serviços. Atualizamos quando possível, mas as ofertas expiram e os preços podem mudar. Se você comprar algo através de um de nossos links, poderemos ganhar uma comissão. Questões? Entre em contato conosco em shop@womansworld.com


Anna Traver é editora assistente de moda e beleza na Woman’s World e First for Women. Ela obteve seu diploma de bacharel em jornalismo e relações públicas pela Michigan State University em 2023. Sua experiência anterior inclui assinaturas no Elite Daily, Romper, The Zoe Report e USA Today. Ela também foi editora-chefe anterior da VIM Magazine, a premiada revista de moda, beleza e estilo de vida dirigida por estudantes.
Que Filme Ver?