Por que as árvores de natal de alumínio eram tão populares na América dos anos 1950 — 2024



Que Filme Ver?
 
por que as árvores de natal de alumínio eram tão populares no

Se você pensar em um brega e de aparência triste Natal árvore, é provável que você imagine Charlie Brown Natal árvore. No entanto, naquela época, as árvores de Natal de alumínio eram muito populares, embora tenham se tornado definitivamente antiquadas e até cafonas hoje.





A publicação Jezebel entrevistou recentemente Sarah Archer, autora de história do design Natal de meados do século, e eles conversaram sobre a história dessas árvores de alumínio e por que eram tão populares na América dos anos 1950.

Por que as árvores de Natal de alumínio eram tão populares nos anos 50?

Por que as árvores de natal de alumínio eram tão populares na América dos anos 1950

Árvore de Natal de alumínio / Wikimedia Commons



“As árvores falsas geralmente são muito antigas. O que acontece nos anos 50 , que é quando eles realmente entraram em cena, a abundância de alumínio foi realmente um subproduto do esforço de guerra. Muitos desses materiais foram usados ​​ou realmente aumentados - ou mesmo inventados - para aplicações em tempos de guerra. Então, o complexo industrial de alumínio, por assim dizer, depois da guerra estava bom, estamos prontos ”, diz Sarah.



RELACIONADOS: Você se lembra de quando a MTV reuniu os Monkees para uma medley de Natal em 1986?



Ela continua: “A Alcoa foi a maior fabricante de alumínio para o esforço de guerra e para produtos de alumínio em diferentes partes do século 20, mas na verdade não fazia árvores, embora a marca Alcoa fosse muito usada para promovê-las. A maioria deles veio deste lugar chamado Aluminum Specialty Company, em Manitowac, ​​Wisconsin, e eles começaram a ficar muito populares e eles diriam, “feito com Alcoa Alcoa real”. ”

Tornou-se 'legal' possuir itens retrô e vintage mais tarde

Por que as árvores de natal de alumínio eram tão populares na América dos anos 1950

Anúncio vintage para a árvore de Natal Reynolds Aluminum / Cortesia da Reynolds Aluminum

Mais tarde, ela afirma: “Houve um verdadeiro esforço para glamourizar isso. Você verá muitos anúncios domésticos dos anos 50 e 60 que mostram uma dona de casa ultra-glamourosa com uma árvore de alumínio e um conjunto de copos de alumínio, uma torradeira e uma cafeteira. Este foi o material maravilhoso deste período de tempo. Já na década de 30, era conhecida como prata dos pobres. Foi esta solução alternativa barata para parecer refinado e glam em uma época em que ninguém podia comprar prata de verdade. ”



Portanto, eles eram populares e de aparência moderna para a época; eles tinham essa aparência da Era Espacial que desapareceu tão rápido quanto se popularizou. Nos anos 70, eles desapareceram do estilo natalino, mas logo fizeram um pequeno retorno nos anos 80 e 90, quando as pessoas os consideraram 'retrô' e 'legais' novamente. Estava começando a torne-se ‘legal’ para ter coisas vintage , e essa tendência também continuou por muito tempo na década de 2000.

Representação na cultura popular

Por que as árvores de natal de alumínio eram tão populares na América dos anos 1950

Árvores de Natal de alumínio em ‘A Charlie Brown Christmas’ / CBS

Sarah também menciona PARA Natal de Charlie Brown , observando que, se você prestar atenção o suficiente, poderá ver todas aquelas árvores de Natal de alumínio no fundo enquanto Charlie Brown sai em busca de uma árvore. O especial foi lançado em 1965, então é interessante ver como a popularidade das árvores de Natal de alumínio naquele período era representada na cultura popular.

“O ponto principal da trama é o musical de Natal, mas há esta barra lateral sobre a pequena e triste árvore de Natal que está desabando sob o peso de um único enfeite, que é a árvore que ele escolhe. E é em contraste com esta árvore de metal rosa brilhante que Lucy acha que é a melhor coisa desde o pão fatiado ”, observa Sarah.

Você ou sua família já tiveram uma árvore de Natal de alumínio? Você ainda tem um por causa da nostalgia?

Esta história pode conter links de afiliados dos quais podemos ganhar uma pequena comissão.

Clique para ver o próximo artigo

Que Filme Ver?