Quer aprender a assobiar como um profissional? Estas são as 4 melhores técnicas — 2025



Que Filme Ver?
 

Se você passou a maior parte da sua vida sem aprender a assobiar, provavelmente não está sozinho – especialmente se for mulher. Historicamente, as mulheres eram desencorajadas de assobiar porque era considerado pouco feminino, compartilha Steve O Assobiador Herbst , um assobiador grande campeão internacional. Na verdade, havia uma expressão que dizia que “uma mulher que assobia e uma galinha que canta nunca chegam a um final muito bom”.





Hoje, este não é mais o caso: Herbst observa que há agora mais mulheres assobiadoras competitivas no circuito do que quando ele começou a assobiar competitivamente, há cerca de 23 anos. Na verdade, o assobio é tão popular que existem competições mundiais, festivais musicais de assobio e até um recorde mundial Guinness pela nota mais alta assobiada (uma distinção que vai para Joshua Lockard, que assobiou uma nota em 10.599 Hz em 2019).

Tudo isso para dizer que nunca é tarde para aprender!

Como o assobio foi usado historicamente?

Assobiar tem uma história longa e variada. Por centenas de anos, as pessoas assobiaram para se comunicarem por longas distâncias. Outros assobiavam para imitar o canto dos pássaros durante a caça. No entanto, algumas culturas evitavam assobiar por razões supersticiosas: na China antiga, acreditava-se que assobiar à noite atraía fantasmas errantes .

Para as pessoas que vivem em algumas das ilhas Canárias menores da Espanha, uma língua de assobio conhecida como Silbo ou Apito Gomera ainda é usado hoje. No terreno acidentado da paisagem, discurso assobiado pode ser ouvido e compreendido até 10 vezes mais longe do que gritar, revelou um estudo de Cambridge.

Todos podem assobiar?

Esta é uma pergunta difícil de responder. Há pessoas que são cantoras e outras que não sabem cantar ou, se tentam, fica desafinado, diz Herbst. Assobiar é uma coisa relacionada. Dito isto, existem diferentes tipos de assobio. E só porque você não consegue fazer um, não significa que não seja capaz de fazer outros.

Ensinei pessoas que tinham potencial e se tornaram assobiadores realmente bons, revela Herbst. Mas há outras pessoas que nunca conseguiriam assobiar musicalmente. Algumas pessoas podem assobiar, outras podem assobiar. Algumas pessoas assobiam como pássaros. Ainda há outros que podem assobiar para o cachorro e pronto.

Aqui, estamos compartilhando quatro das técnicas mais comuns para assobiar. Se um não funcionar para você, não se preocupe; talvez o próximo o faça. Continue lendo (e comece a praticar!) para descobrir.

Como assobiar

Técnica nº 1: assobiar com os lábios

A maioria das pessoas que consegue cantar uma música enquanto assobia usa essa técnica, que envolve soprar ar pelos lábios para criar um som. Isso porque também é o método mais fácil de assobiar notas diferentes. Veja como fazer isso:

  • Passo 1: franzir os lábios

Pode ser útil lamber os lábios primeiro para ter certeza de que estão molhados antes de franzi-los como se fosse dar um beijo. Seus lábios devem se estender desde os dentes e formar um pequeno círculo.

  • Etapa 2: posicione sua língua

Se você é um verdadeiro iniciante, comece posicionando a tua lingua atrás dos dentes inferiores. Se você conseguir assobiar um pouco, levante a língua e enrole-a levemente para cima, de modo que a ponta da língua capte o ar quando você soprar. Mover a língua para diferentes posições é a forma como um assobiador mais talentoso consegue fazer notas diferentes.

  • Etapa 3: Golpe

Sopre suavemente o ar sobre a língua e os lábios. Se você não ouvir nada, tente ajustar a posição da língua e/ou o formato da boca até conseguir produzir uma nota. Depois de fazer isso, continue trabalhando a partir dessa posição de boca e língua até conseguir segurar a nota confortavelmente. A partir daí, continue experimentando diferentes posições da boca e da língua para produzir notas diferentes.

Técnica nº 2: assobiar com a língua

Essa técnica normalmente produz um assobio alto, agudo e que chama a atenção. A maioria das pessoas que conseguem assobiar com a língua consegue tocar apenas uma ou duas notas por vez.

  • Etapa 1: defina seus lábios

Você quer que seus lábios fiquem mais ou menos fora do caminho para essa técnica de assobio. Pressione o lábio superior contra os dentes superiores e, em seguida, pressione o lábio inferior contra os dentes inferiores para que não se enrole sobre eles.

  • Passo 2: Posicione sua língua

Posicionar a língua corretamente é a parte mais complicada desta técnica. Você deseja torná-lo o mais largo e plano possível, colocando a ponta o mais próximo possível dos dentes inferiores, sem tocá-los.

  • Etapa 3: Golpe

Ao soprar, tente soprar para baixo, em direção aos dentes inferiores. Ao fazer isso, você precisará manter a língua e os lábios exatamente na posição correta. É a trajetória da respiração através dessa posição de boca ligeiramente estranha que produz um assobio alto e agudo.

Técnica nº 3: assobiar com os dedos

Assim como assobiar com a língua, assobiar com os dedos normalmente produz um ou dois tons altos e agudos. Se você viu ou ouviu alguém usar esse apito, é provável que ele chame seus filhos, netos ou cachorro no quintal ou para chamar um táxi em uma rua movimentada.

  • Etapa 1: escolha seus dedos

A maioria das pessoas que conseguem assobiar com os dedos usa sempre os mesmos dois dedos; se tentassem usar um par de dedos diferente, talvez não conseguissem. Comece usando o polegar e o dedo indicador ou médio de uma mão. Se você seguir as etapas e não conseguir produzir nenhum som, experimente usar o polegar e o indicador ou o dedo médio, por outro lado. Se isso ainda não funcionar, tente usar os dedos indicadores direito e esquerdo, os dedos médios direito e esquerdo ou os dedos mínimos direito e esquerdo.

  • Passo 2: Posicione seus dedos

Depois de decidir quais dois dedos usar, pressione as pontas uma contra a outra e leve-as até o centro do lábio inferior. Em seguida, coloque as pontas dos dedos atrás dos dentes posteriores e sob a língua. Por fim, feche bem os lábios para que haja apenas uma pequena abertura entre os dedos.

  • Etapa 3: Golpe

Comece soprando suavemente pelo buraco, o que deve produzir um som estridente. Se não sair nada, tente ajustar sua posição ou usar um par de dedos diferente.

Técnica nº 4: Assobiando

Esta técnica final de assobio pode ser a mais simples das quatro, pois requer a menor precisão no posicionamento da boca. No entanto, como as técnicas dois e três, provavelmente produzirá apenas uma nota curta e consistente. Por que? É muito mais difícil sugar o ar por um longo período do que expeli-lo.

  • Passo 1: franzir os lábios

Lamba os lábios para ter certeza de que estão molhados e depois franza-os como se fosse dar um beijo. Eles devem ser estendidos para longe dos dentes.

  • Passo 2: Mantenha a língua solta

Essa técnica funciona melhor se você mantiver a língua solta no meio da boca para que o ar passe (em vez de pressioná-la contra os dentes ou enrolá-la).

  • Etapa 3: absorva

Aspire o ar pelo buraco nos lábios. Seu queixo pode cair ligeiramente. Isso produzirá um assobio relativamente suave e agudo.

Quer melhorar seu jogo de assobio? Dê um impulso aos seus pulmões

Quanto mais fortes forem seus pulmões, mais longa e facilmente você será capaz de assobiar uma música. Aqui estão quatro maneiras fáceis de mantê-los em ótima forma.

Cante suas músicas favoritas

Claro, o exercício diário fortalece os músculos respiratórios para manter os pulmões funcionando no máximo. Mas, uma boa notícia para aqueles que não conseguem evitar cantar junto com Dolly ou Shania, simplesmente levantar a voz na música também resolve (e é muito mais divertido!). Na verdade, pesquisadores relatando em Pesquisa respiratória aberta do BMJ descobriram que cantar por 16 minutos melhorou as medidas de função pulmonar em até 366%. Esse é um benefício equivalente a uma caminhada rápida.

Respire o vapor mentolado

Inalando ar quente e úmido abre vias aéreas para aumentar a capacidade pulmonar em até 147%, um estudo no Jornal Respiratório Europeu sugere. Mas para aumentar os benefícios, adicione hortelã. Descobertas no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva descobriram que o óleo amplia as passagens nos pulmões conhecidas como brônquios para melhorar a respiração em 50%. Para fazer isso, encha uma tigela grande ou bacia com água quente e adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã. Coloque o rosto a cerca de 12 graus da água, coloque uma toalha sobre a cabeça e respire profundamente por 3 a 5 minutos.

Desfrute de uma bebida antes de dormir

Gosta de relaxar com uma taça de vinho, cerveja ou seu coquetel favorito no final de um dia agitado? Seus pulmões também. Pesquisa na revista Álcool revela pessoas que gostam de uma porção de álcool diariamente têm pulmões que funcionam 129% melhor do que pessoas que bebem quantidades menores. Acontece que uma ingestão moderada de álcool protege os pulmões da inflamação que danifica as células.

Aumente as reservas de magnésio do seu corpo

Os pulmões dependem do mineral magnésio para se expandirem totalmente. Essa é a razão Lanceta O estudo determinou que as deficiências no mineral diminuíam a função pulmonar tanto quanto fumar um maço de cigarros por dia durante 12 anos. A maneira simples de reforçar as reservas e respirar mais profundamente: desfrute diariamente de duas a três porções de alimentos ricos em magnésio, como folhas verdes, feijões, nozes e sementes de abóbora ou girassol.

Este conteúdo não substitui aconselhamento ou diagnóstico médico profissional. Sempre consulte seu médico antes de seguir qualquer plano de tratamento .

Uma versão deste artigo apareceu originalmente em nossa revista impressa , Mundo feminino .

Que Filme Ver?