Um filme de John Wayne da década de 1950 foi um fracasso total e pode ter contribuído para sua doença fatal — 2025
Era para ser um grande filme épico para John Wayne , enquanto ele interpretava Genghis Khan, andando por desertos e por grandes exércitos. Em vez de, O conquistador tornou-se um dos filmes mais revisados da década de 1950. O público riu, os críticos tiveram um dia de campo revisando o filme, e até Wayne mais tarde se arrependeu de assumir o papel.
elizabeth montgomery causa de muerte
Mas o dano real foi muito além de críticas ruins ou orgulho machucado. Tantos coisas deu errado com o elenco do filme e, até hoje, ainda é considerado uma das tragédias mais sombrias e perturbadoras de Hollywood.
Relacionado:
- Michael J. Fox acha que seu tempo em um set de sitcom pode ter contribuído para a doença de seu Parkinson
- Sam Elliott compartilha como conheceu John Wayne durante o filme final de Wayne
'O conquistador' foi um fracasso enorme

Rio Lobo, John Wayne, 1970 / Everett Collection
Em meados da década de 1950, John Wayne já era um ícone de Hollywood . Ele era conhecido popularmente por seus papéis nos filmes de Westerns e War, ele representou o herói duro e americano. Então, quando ele foi escalado como Genghis Khan em O conquistador , as pessoas estavam confusas. O papel não se encaixava nele, e nem os fãs de Wayne não conseguiram entender a escolha.
O próprio filme foi um desastre . Wayne usava maquiagem pesada e falou com uma voz lenta e não natural que tornava o papel ainda mais difícil de acreditar. Embora o filme tivesse um grande orçamento e tenha sido filmado em uma localização dramática no deserto, isso não ajudou. O conquistador fracassaram nas bilheterias e rapidamente se tornaram uma piada em Hollywood. Ainda assim, nada disso se compara à história real que se desenrola nos bastidores.

O conquistador, John Wayne, 1956 / Everett Collection
Mais de 90 membros do elenco e da tripulação desenvolveram câncer
Filmando para O conquistador Ocorreu em St. George, Utah - uma cidade tranquila a favor do local de teste de Nevada, onde o governo dos EUA estava testando bombas nucleares. Na época, poucas pessoas entenderam os riscos de exposição à radiação . O elenco e a equipe, incluindo Wayne, o diretor Dick Powell e a co-estrela Susan Hayward, trabalharam no deserto aberto por semanas, geralmente cercados por poeira e ventos fortes. Para piorar a situação, os produtores enviaram centenas de toneladas daquela sujeira radioativa de volta a Hollywood para refazer - criando o perigo com eles.

O conquistador, Susan Hayward, John Wayne, 1956 / Everett Colection
Nos anos que se seguiram, muitas das pessoas que trabalharam no filme ficaram doentes. Em 1980, mais de 90 membros do elenco e da tripulação haviam desenvolvido câncer. Entre eles estavam John Wayne, Powell, Hayward e Pedro Armendárriz. Alguns morreram jovens, outros sofreram por anos antes de passar. John Wayne foi diagnosticado com câncer de pulmão Em 1964. Embora ele tenha sobrevivido na primeira rodada, a doença voltou mais tarde e se espalhou para o estômago. Ele morreu em 1979, com 72 anos. Especialistas em saúde e jornalistas começaram a perguntar: o filme foi amaldiçoado? Ou essas foram apenas coincidências terríveis? Essas perguntas nunca foram realmente respondidas.
->