Esta condição comum da pele pode ser um sinal de alerta de doença cardíaca — 2024



Que Filme Ver?
 

Há alguns anos, notei um crescimento pequeno e estranho acima do olho do meu pai. Era de cor laranja, fazendo-me pensar se ele acidentalmente esfregou alguma coisa na pele. Perguntei a ele sobre isso e ele me disse que já estava com isso há algum tempo. Ele disse que já havia perguntado ao médico sobre isso, que lhe disse que era benigno e que não deveria se preocupar. Não pensei nada sobre isso até recentemente, quando me deparei com um artigo sobre xantelasma, uma doença de pele que pode indicar colesterol alto e doenças cardíacas. Parecia exatamente com o crescimento acima de seu olho.





O artigo me fez parar no meio do caminho. Há apenas alguns meses, meu pai foi diagnosticado com uma doença cardíaca grave e passou por uma cirurgia de coração aberto. Certo dia, sem sintomas além da pressão arterial anormalmente alta (o que o levou a consultar um médico, que disse que a cirurgia era sua única opção), nenhum de nós previu isso. Felizmente a cirurgia foi um sucesso e ele fica cada dia mais forte! Eu simplesmente não pude deixar de me perguntar se deveríamos ter prestado mais atenção a esse pequeno crescimento. Resolvi me aprofundar no assunto, mais curioso do que nunca.

O que é xantelasma?

De acordo com Academia Americana de Oftalmologia , o xantelasma é uma doença da pele caracterizada por protuberâncias amarelas ou alaranjadas nas pálpebras ou próximas a elas, que podem ser elevadas ou planas. Eles se desenvolvem quando os depósitos de colesterol se acumulam sob a pele, embora não esteja claro por que se desenvolvem ao redor dos olhos. Embora os depósitos sejam benignos, eles pode ser um sinal de hiperlipidemia (níveis elevados de colesterol, triglicerídeos ou outros lipídios na corrente sanguínea).



O xantelasma geralmente ocorre em adultos de meia-idade e idosos e é mais comum em mulheres . No entanto, os médicos também diagnosticaram isso em pessoas a partir dos 15 anos.



Por que o xantelasma pode ser um sinal de doença cardíaca

A ligação entre hiperlipidemia e doenças cardíacas está bem estabelecida, conforme observado na pesquisa de Atenção Primária: Clínicas em Consultório . Quando há muito colesterol no sangue, parte dele pode endurecer e se acumular como placa dentro dos vasos sanguíneos. Isso aumenta a pressão arterial e faz com que o coração trabalhe mais. Para referência, 200 a 239 miligramas por decilitro (mg/dL) de colesterol é considerado limítrofe alto, e 240 mg/dL e acima é considerado alto.



Assim, a presença de xantelasma pode indicar que você tem hiperlipidemia e corre risco de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, é importante observar que essas estranhas manchas amarelas ao redor dos olhos não significam necessariamente que você tenha níveis de colesterol anormalmente elevados. Pesquisa do Revista de Cirurgia Cutânea e Estética observa que cerca de metade das pessoas que têm xantelasma têm hiperlipidemia. A outra metade tem níveis normais de colesterol. Como resultado, alguns membros da comunidade médica acreditam que a inflamação (em vez do colesterol elevado) causa certos casos de xantelasma.

O xantelasma pode ser um sinal de que algo está errado. A Academia Americana de Oftalmologia observa que você também tem maior probabilidade de ter essa doença de pele se:

  • Fumar.
  • Sobrepeso.
  • Diabético.

Como tratar o xantelasma associado ao colesterol alto

Se você tem colesterol alto e xantelasma, pode se beneficiar enormemente com uma mudança em sua dieta. Comer frutas e vegetais frescos, proteínas magras e carboidratos ricos em fibras introduzirá os nutrientes certos em seu sistema e ajudará a reduzir os níveis de colesterol. Em particular, fibra solúvel (fibra que puxa água para o intestino ) funciona para limpar o excesso de colesterol do corpo, porque se liga a ele no intestino delgado e o retira da corrente sanguínea.

No entanto, a hiperlipidemia não é causada apenas por uma dieta rica em gordura, sódio e açúcar. Muitas pessoas que desenvolvem colesterol alto pode ter uma predisposição genética . Por exemplo, certas enzimas que ajudam a reduzir a quantidade de colesterol na corrente sanguínea podem estar defeituosas. Esse problema pode causar naturalmente um acúmulo de colesterol LDL (ruim) no corpo.

Quer você siga uma dieta rica em gordura ou acredite que tem uma predisposição genética para hiperlipidemia – ou ambos – é importante falar com seu médico. O seu médico pode prescrever medicamentos que reduzam o colesterol e a pressão arterial. Mudanças na dieta e medicamentos podem reduzir o aparecimento de xantelasma. Eles também podem reduzir as chances de você desenvolver crescimentos adicionais.

Você pode remover o xantelasma?

O xantelasma pode ser benigno, mas você pode realmente não gostar de sua aparência. Se estiver interessado em remover essas manchas, você tem várias opções, incluindo:

Lembre-se de que remover as manchas de xantelasma não impedirá que elas voltem. Se você acha que o tratamento cosmético vale a pena, depende inteiramente de você.

Independentemente disso, você deve consultar um médico se acreditar que tem xantelasma. Um médico de cuidados primários ou um dermatologista pode lhe dar um diagnóstico e fazer testes para ter certeza. Além disso, seu médico deve solicitar um exame lipídico (um exame de sangue que detecta os níveis de gorduras e lipídios no sangue) para verificar se há colesterol alto e outras condições .

Embora minha família e eu não soubéssemos sobre o xantelasma até depois que meu pai foi diagnosticado com doença cardíaca, estamos felizes por saber agora. Estamos ainda mais felizes por podermos espalhar a palavra!

Que Filme Ver?