Tomar muito deste suplemento comum pode causar perda de cabelo, dores nas articulações e fadiga — 2024



Que Filme Ver?
 

Comer uma dieta rica em vitaminas e minerais pode ajudar a combater infecções e inflamações, e tomar suplementos para garantir que você está recebendo o suficiente dos nutrientes certos pode atuar como um escudo extra de proteção para sua saúde. No entanto, ingerir muitas vitaminas e minerais em excesso pode, na verdade, ter um efeito negativo. O selênio é um desses minerais. Quando tomado corretamente, traz vários benefícios. Mas exagerar pode causar queda de cabelo, fadiga e outros sintomas assustadores.





O que é selênio?

O selênio é um componente chave de várias enzimas e proteínas chamadas selenoproteínas, que ajudam a proteger contra danos celulares. É encontrado em alimentos como castanha do Pará, frango e pão integral, e também está disponível na forma de suplemento.

Embora seu corpo precise apenas de uma pequena quantidade de selênio para funcionar (é conhecido como um mineral traço por esse motivo), tomar um suplemento de selênio pode trazer inúmeros benefícios. Ajuda a neutralizar os radicais livres no corpo que poderiam causar doenças relacionadas ao estresse oxidativo, como doenças cardíacas e Alzheimer. Além disso, funciona para acelerar o seu metabolismo para melhorar a saúde da tireoide e acelerar o metabolismo. perda de peso . Parece ótimo, certo? Mas tenha cuidado: tomar muito selênio pode ter alguns efeitos colaterais bastante perigosos (para não mencionar desagradáveis).



Quanto selênio é tóxico para os humanos?

De acordo com Instituto Nacional de Saúde , adultos de 51 a 70 anos de idade podem tomar 55 microgramas de selênio por dia. Esta dosagem recomendada ajudará a prevenir a deficiência de selênio, que pode causar ganho de peso e diminuição da imunidade contra vírus comuns. Mas alertam contra a ingestão de 400 microgramas ou mais do mineral por dia, que pode ser tóxico.



O que acontece se você tiver muito selênio no corpo?

Os efeitos da ingestão excessiva de selênio (também chamada de toxicidade do selênio) ao longo do tempo serão muito aparente. Um estudo publicado em Arquivos de Medicina Interna descobriram que os sintomas comuns da toxicidade do selênio incluem náusea, fadiga, perda de cabelo, diarréia, dor nas articulações e fragilidade e descoloração das unhas . Os pesquisadores acrescentaram que as pessoas que ingerem quantidades excessivas de selênio em seu organismo também podem ter hálito de alho – quando nem sequer comeram alho! que nojo .



Se você tiver algum desses sintomas e estiver preocupado que eles possam ser devido à ingestão de selênio, consulte seu médico. (Ou realmente, mesmo que você tenha esses sintomas e não tome selênio!) E se tiver dúvidas sobre a suplementação de selênio em geral, consulte um profissional de saúde para ver se pode ser um bom complemento para sua rotina diária. Desta forma, você pode obter todos os benefícios deste poderoso mineral sem nenhum dos efeitos colaterais negativos.

Que Filme Ver?