Boas notícias surpreendentes: a cooperação entre estranhos está aumentando, mostra estudo — 2024



Que Filme Ver?
 

Numa altura em que o país parece mais dividido do que nunca, a cooperação e a união podem parecer ideias remotas. Mas a investigação conta uma história diferente: um estudo recente descobriu que a cooperação entre estranhos aumentou gradualmente nos EUA desde a década de 1950.





A notícia vem de um artigo científico publicado no Diário de Boletim Psicológico em 18 de julho. E a princípio, provavelmente parece difícil de acreditar. Os autores do estudo observaram que a maioria dos americanos acredita que a cooperação entre estranhos tem diminuído constantemente.

Além disso, pesquisas anteriores apoiam a teoria de que a cooperação piorou. No entanto, os autores argumentam que pesquisas anteriores se baseiam nas crenças autodeclaradas pelas pessoas ou não estão atualizadas.



Analisando a cooperação ao longo do tempo

Os autores do estudo analisaram 511 estudos norte-americanos (que medem a cooperação entre estranhos) realizados entre 1956 e 2017. No total, analisaram dados de mais de 63.000 participantes.



Depois de analisar os dados, os autores do estudo não encontraram provas de que a cooperação tenha diminuído ao longo do período de 61 anos. Em vez disso, observaram um aumento ligeiro e gradual na cooperação ao longo do tempo.



Ficamos surpresos com nossas descobertas de que os americanos se tornaram mais cooperativos nas últimas seis décadas, porque muitas pessoas acreditam que a sociedade dos EUA está se tornando menos conectada socialmente, menos confiante e menos comprometida com o bem comum, disse o pesquisador-chefe Yu Kou, PhD, professor de psicologia social na Universidade Normal de Pequim, disse em um Comunicado de imprensa .

Por que a cooperação pode estar aumentando? Estudos anteriores mostram que uma melhor cooperação está ligada à competitividade do mercado e ao crescimento económico. ( Competitividade de mercado significa que os consumidores competem entre si por bens ou serviços. Crescimento econômico refere-se a um aumento na nossa produção de bens e serviços económicos.)

Além disso, mais pessoas vivem nas cidades e por conta própria e podem ser forçadas a cooperar com estranhos.



É possível que as pessoas aprendam gradualmente a alargar a sua cooperação com amigos e conhecidos a estranhos, o que é necessário em sociedades mais urbanas e anónimas, disse o co-autor do estudo Paul Van Lange, PhD, professor de psicologia social na Vrije Universiteit Amsterdam. A sociedade dos EUA pode ter-se tornado mais individualista, mas as pessoas não.

Limitações e desvantagens

Devemos encarar a pesquisa com cautela. Muitos dos participantes nos 511 estudos eram estudantes universitários, pelo que os resultados podem não representar o resto da sociedade dos EUA. Além disso, como escreveram os autores: Uma implicação intrigante destas descobertas é que, embora a cooperação dos americanos tenha aumentado ao longo do tempo, as suas crenças sobre a vontade dos outros de cooperar diminuíram na verdade. Assim, embora estejamos a cooperar melhor do que nunca, assumimos que os nossos concidadãos não estão dispostos a fazer o mesmo.

Ainda assim, este estudo é importante porque ilumina as perspectivas americanas e oferece esperança para o futuro. Uma maior cooperação dentro e entre as sociedades pode ajudar-nos a enfrentar os desafios globais, como as respostas às pandemias, às alterações climáticas e às crises dos imigrantes, disse o Dr.

No geral, é um bom lembrete para ver o que nos une para que possamos aprender como seguir em frente. A conclusão? Procure o melhor nos outros, especialmente se a sua reação inicial for presumir o pior.

Que Filme Ver?