Stevie Nicks se sentiu velha aos 27 anos por causa de todos os trabalhos ruins que ela teve que fazer - e mais segredos por trás das letras do Fleetwood Mac — 2024



Que Filme Ver?
 

Fleetwood Mac é inegavelmente uma das bandas de rock clássico mais icônicas e veneradas de todos os tempos. Eles evoluíram de uma banda de blues do final da década de 1960 para o conjunto de cinco pessoas que produziu um dos álbuns mais vendidos da história – tudo tendo como pano de fundo a Guerra do Vietnã e depois a prosperidade da década de 1980.





Com uma mistura fascinante de influências folk e rock, eles escreveram músicas com um carisma inegável, letras poéticas e harmonias transcendentes... e finalmente criaram a trilha sonora de uma geração.

Aprenda aqui um pouco da fascinante história da banda e os segredos por trás das músicas mais queridas do Fleetwood Mac.



As fascinantes origens do Fleetwood Mac

Fundada em 1967, a formação original da banda consistia no fundador/vocalista/guitarrista Peter Green, no baterista Mick Fleetwood e no baixista John McVie (daí o nome Fleetwood Mac) e no vocalista Jeremy Spencer. A formação da banda mudou conforme os membros iam e vinham e, em 1970, Christine McVie, esposa de John McVie e uma musicista talentosa por direito próprio, entrou no grupo .



Sobre Véspera de Ano Novo de 1974 , o vocalista/guitarrista Lindsey Buckingham se juntou à banda, junto com sua namorada, a cantora Stevie Nicks. Buckingham e Nicks já haviam lançado um álbum em dupla Nicks de Buckingham , em 1973, mas o disco esgotou e nunca foi lançado em CD ou em serviços de streaming.



Depois que Buckingham e Nicks se tornaram membros, a formação mais conhecida do Fleetwood Mac - John e Christine McVie, Mick Fleetwood, Lindsey Buckingham e Stevie Nicks - duraria até 1987 (com várias reuniões nos anos posteriores), para melhor ou para pior.

Fleetwood Mac tinha dois álbuns autointitulados

O primeiro disco a apresentar a formação do Fab-5 Fleetwood Mac foi o álbum autointitulado de 1975 (também conhecido como Álbum Branco) - mas você pode se surpreender ao saber que, com todas as mudanças anteriores de pessoal, este não foi o primeiro da banda. álbum, mas na verdade o décimo. Foi também seu segundo álbum intitulado Fleetwood Mac - o primeiro, conhecido como Peter Green’s Fleetwood Mac, sendo lançado sete anos antes, antes da encarnação de Lindsey Buckingham/Stevie Nicks.

O álbum de 1975 trazia algumas de suas canções mais populares, como Rhiannon , Diga que me ama e Deslizamento de terra . No entanto, só chegou ao topo das paradas mais de um ano após seu lançamento.



Stevie Nicks escreveu Landslide quando tinha 27 anos: Já me sentia velha

Quando Nicks escreveu Landslide, uma bela balada de autorreflexão que se tornaria uma de suas canções características, em 1973, ela tinha apenas 27 anos. Com a letra Mas o tempo deixa você mais ousado/Até as crianças envelhecem/E eu também estou envelhecendo, a música captura a pungência do envelhecimento, mas como Nicks disse O jornal New York Times em 2014, já me sentia velho em vários aspectos. Trabalhei como garçonete e faxineira durante anos. Eu estava cansado.

O Rumores o álbum estava cheio de músicas de término de namoro da vida real

Dois anos depois, em 1977, Fleetwood Mac teria um mega-sucesso com Rumores . O álbum no topo das paradas vendeu milhões de cópias e foi instantaneamente inevitável, com os singles sendo tocados constantemente nas rádios.

Muitas vezes considerado um dos melhores álbuns de rock de todos os tempos Rumores toca como uma compilação dos maiores sucessos - cada música do álbum é uma peça perfeitamente elaborada do rock, desde os poderosos hinos impossíveis de evitar de cantar junto ( Não pare , Siga seu próprio caminho , A corrente ) com músicas maravilhosamente emocionais que podem fazer você derramar lágrimas ( Sonhos , Pássaro canoro ).

Com Lindsey Buckingham e Stevie Nicks e John e Christine McVie havia dois casais na banda e durante a gravação de Rumores , Buckingham e Nicks e os McVies estavam no meio de um rompimento complicado.

Os membros frequentemente trocavam as tarefas de composição, tem havido muita fofoca ao longo dos anos sobre eles escreverem e gravarem. músicas um sobre o outro . Com a letra eu te seguirei até que o som da minha voz te assombre/Você nunca vai fugir do som da mulher que te ama, Fontes Prateadas , é um intenso música de separação isso mostra Nicks expressando todas as suas frustrações de longa data com Buckingham.

A música foi escrita originalmente para Rumores mas lançado como lado B, e a performance de 1997 abaixo se tornou viral por ilustrar de forma tão poderosa as tensões entre o ex-casal, mais de 20 anos após sua separação.

Go Your Own Way foi a despedida de Buckingham para Nicks

Muitas músicas em Rumores aludir ao drama dentro da banda - Siga seu próprio caminho , para citar apenas um exemplo, abre com a letra contundente Amar você não é a coisa certa a fazer, o que é claramente a despedida de Buckingham para Nicks. A dinâmica do tipo ele-disse-ela-disse das músicas do Fleetwood Mac é sempre cativante, à medida que a banda transforma seu caos romântico em arte.

Christine McVie escreveu Songbird em meia hora

Embora Songbird seja o tipo de joia atemporal que pode levar anos para ser escrita, McVie revelou que a música chegou até ela rapidamente, como num passe de mágica: Por alguma razão peculiar, escrevi ‘Songbird’ em meia hora. Nunca consegui descobrir como fiz isso. Acordei no meio da noite e a música estava lá na minha cabeça, acordes, letra, melodia, tudo, ela contou Pessoas em 2017.

Sara era o nome que Nicks teria dado à filha

Próximo disco do Fleetwood Mac, 1979 Presa , foi um álbum duplo que adotou uma abordagem mais artística, em contraste com a mistura pop/rock que agrada ao público. Rumores .

Enquanto o registro passou algum tempo nas paradas de álbuns e gerou singles como Pense em mim , Irmãs da Lua e Sara (uma música intitulada para ambos o nome Nicks lhe daria o filho, se ela tivesse um, e esse também era o nome da esposa de Fleetwood). Presa não foi um ataque monstruoso como Rumores , embora muitos fãs do Fleetwood Mac o considerem um dos melhores e sua reputação tenha crescido com o tempo.

Gypsy tem uma homenagem ao amigo de Nicks, que morreu de câncer

As músicas do Fleetwood Mac serão para sempre associadas aos anos 70, mas continuariam a fazer música em os anos 80 . Seu álbum de 1982, Miragem , foi mais direto do que Presa e apresentava singles acessíveis como Me segure e cigano .

Cigano era inspirado por Os dias pré-Fleetwood Mac de Nicks como uma artista esforçada, quando ela dormia em um colchão no chão, mas ainda procurava tornar seu espaço bonito e reconfortante. Ela acrescentou a linha Ainda vejo seus olhos brilhantes, como uma homenagem a sua melhor amiga, Robin, que morreu tragicamente de câncer pouco antes do lançamento da música.

Little Lies foi escrita por Christine McVie e seu novo marido

O último álbum com a formação clássica do Fleetwood Mac foi Tango à noite , lançado em 1987. Curtir Rumores , era um grande sucesso comercial . O álbum trouxe o brilho Estilo dos anos 80 com músicas cativantes como Em todos os lugares e Pequenas mentiras . McVie co-escreveu Little Lies com seu então marido, Eddy Quintela, com quem se casou em 1986. Ela se divorciou de John McVie em 1976, embora tenha mantido o nome dele.

Estar em uma banda com seu ex uma década após o seu rompimento pode não ser divertido, mas certamente traz algumas músicas memoráveis, e a mitologia das travessuras da novela do Fleetwood Mac perdura - mais recentemente, eles ajudaram a inspirar o livro popular e a subsequente adaptação para a TV Daisy Jones e os Seis .

Por que nosso amor pelas músicas do Fleetwood Mac perdura

Numa época em que o rock era considerado domínio dos homens, a banda contava com duas mulheres brilhantes, Stevie Nicks e Christine McVie. Nicks e McVie escreveram canções inesquecíveis e tinham vozes e estilos únicos. Nicks atingiu facilmente notas altas com seu gorjeio distinto, enquanto a voz de McVie era mais baixa e firme, com um lindo sotaque britânico.

Ambas as mulheres também eram ícones da moda, conhecidas por seus trajes boêmio-chiques (pense em muitos xales e vestidos longos e esvoaçantes). Nicks em particular é uma grande inspiração de moda para mulheres da geração Y e da geração Z, graças à sua adoção de um estilo místico e mágico e à sua dedicação em ser assumidamente peculiar.

Tristemente, McVie faleceu aos 79 anos em 2022, mas seu legado sem dúvida viverá nas canções indeléveis do Fleetwood Mac que ela escreveu e cantou. Fleetwood Mac é uma das poucas bandas com as quais os boomers e a Geração Z concordam ( sério, Dreams até virou tendência do TikTok! ) e isso se deve em grande parte à frieza eterna de Nicks e McVie.

As músicas do Fleetwood Mac definiram uma geração

Se Fleetwood Mac tivesse apenas seu fabuloso cancioneiro, isso por si só seria suficiente para torná-los lendas, mas a combinação de seu estilo boho dos anos 70 e o drama que não consegue desviar o olhar ajudou a empurrá-los para o panteão dos roqueiros clássicos mais amados.

Com suas harmonias crescentes e musicalidade e produção imaculadas, as músicas do Fleetwood Mac ainda são verdadeiras joias, e os ouvintes, jovens e velhos, nunca se cansarão de ouvi-las.

Grupo de rock Fleetwood Mac. (l-r) Mick Fleetwood Stevie Nicks John McVie Christine McVie e Linsey Buckingham. Grupo de rock Fleetwood Mac. (l-r) Mick Fleetwood Stevie Nicks John Mcvie Christine Mcvie e Linsey Buckingham em 1976

Fleetwood Mac (da esquerda para a direita: Mick Fleetwood, Stevie Nicks, John McVie, Christine McVie e Lindsey Buckingham) em 1977Correio diário/Shutterstock

Que Filme Ver?