Batatas têm uma má reputação - mas esse carboidrato rico em amido é realmente tão ruim para você? — 2024



Que Filme Ver?
 

Se há uma coisa em que todos concordam é que as batatas são deliciosas. Esses tubérculos famosos são versáteis o suficiente para serem prato principal e acompanhamento, e podem ser preparados de várias maneiras - assados, assados, purê, fritos... as possibilidades são infinitas. No entanto, nutricionistas e médicos concordam que devemos comê-los com moderação porque não são saudáveis. Mas quão prejudicial é uma batata, realmente ? De acordo com pesquisas recentes em Cuidados com diabetes , uma revista científica publicada pela American Diabetes Association, as batatas não merecem necessariamente a sua má reputação.





Compreendendo a pesquisa

No estudo realizado na Universidade Edith Cowan (ECU), os investigadores analisaram as dietas de 54.793 participantes dinamarqueses entre 50 e 64 anos de idade. (Os participantes participavam da coorte Dinamarquesa Dieta, Câncer e Saúde (DDCH), um estudo de longo prazo que analisa os efeitos da dieta na saúde de uma pessoa.) Todos os participantes preencheram um questionário detalhado sobre sua dieta quando começaram. entrou no estudo. Cerca de 16 anos depois, os investigadores do DDCH acompanharam os participantes para saber mais sobre a sua saúde e se desenvolveram alguma doença.

Os pesquisadores da ECU usaram esses dados para determinar quantas pessoas desenvolveram diabetes tipo 2 e se a dieta tinha algo a ver com isso. Aqui está o que eles descobriram: os participantes que comeram mais vegetais tenderam a ter IMC mais baixos. Eles também tinham 21% menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, os participantes que comeram mais batatas (em comparação com aqueles que comeram menos) tiveram 9% mais probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. No entanto, quando os investigadores ajustaram a dieta (eliminaram os participantes que comiam alimentos não saudáveis ​​em geral e formas não saudáveis ​​de batata, como batatas fritas), não encontraram qualquer ligação entre o consumo de batata e o risco de diabetes.



Em estudos anteriores, as batatas foram positivamente associadas à incidência de diabetes, independentemente da forma como são preparadas – mas descobrimos que isso não é verdade, disse o Sr. Pratik Pokharel, um candidato a doutoramento que trabalhou na investigação, num estudo Comunicado de imprensa . Na Dinamarca, as pessoas consomem batatas preparadas de muitas maneiras diferentes; em nosso estudo, pudemos distinguir entre os diferentes métodos de preparação. Quando nos separamos batatas cozidas a partir de purê de batatas, batatas fritas ou batatas fritas, as batatas cozidas não estavam mais associadas a um maior risco de diabetes: tiveram um efeito nulo.



Em outras palavras, hábitos alimentares pouco saudáveis, como comer manteiga, frituras e carne vermelha, têm maior probabilidade de aumentar o risco de diabetes tipo 2 do que comer batatas simples, de acordo com esta pesquisa.



Limitações do estudo

Como acontece com qualquer estudo, esta pesquisa teve suas limitações. Os próprios participantes relataram seus padrões alimentares, portanto há uma chance de que pelo menos alguns dos dados não sejam precisos. Além disso, os participantes apenas responderam ao questionário sobre dieta no início do estudo, e não no final – portanto, os investigadores da ECU não sabiam se as dietas desses participantes tinham mudado ao longo dos anos. Como resultado, há uma chance de que as mudanças na dieta possam ter afetado o risco de diabetes tipo 2 dos participantes.

Ainda assim, o estudo tem mérito, porque a maioria das outras pesquisas de longo prazo sobre os efeitos do consumo de batatas na saúde não diferenciaram entre batatas não saudáveis ​​(fritas) e saudáveis ​​(cozidas).

Maneiras de tornar batatas saudáveis ​​(mas ainda saborosas)

No geral, a mensagem da pesquisa é clara: quando você come batatas, faça o possível para comê-las cozidas e amassadas, e não fritas ou cobertas com manteiga. Claro, isso não significa que você terá que conviver com batatas insípidas pelo resto da vida. Experimente estas três alternativas saborosas na próxima vez que quiser batatas no jantar:



  • Sirva batatas assadas com cebolinha e iogurte grego puro, em vez de creme de leite. O iogurte natural tem sabor azedo e é rico em proteínas – por isso equilibra as batatas com alto teor de carboidratos.
  • Borrife as fatias de batata com um pouco de óleo e frite-as ao ar livre, em vez de fritá-las. Você ainda terá aquele exterior delicioso e crocante.
  • Desejando batatas fritas? Asse batatas em fatias finas no forno com todos os seus temperos favoritos, em vez de comprar um saco de batatas fritas na loja. Provavelmente, sua versão será mais saborosa e menos processada.
Que Filme Ver?