O hábito de Maxwell Klinger de usar vestidos tinha uma mensagem anti-guerra em 'M*A*S*H' — 2024



Que Filme Ver?
 

Ao longo de 11 temporadas, M*A*S*H reinou supremo como um dos maiores programas de seu tempo, não apenas como comédia, drama, comédia dramática ou série de guerra, mas como um programa em geral. Parte disso vem irrevogavelmente de seu elenco talentoso e dos personagens pitorescos que eles retrataram, não apenas do protagonista. Alan Alda mas também Gary Burghoff, Loretta Swit e - mais exclusivamente - Jamie Farr como Maxwell Klinger.





Discutir o Klinger de Farr significa também lembrar o hábito único do personagem de usar vestidos, embora ele sempre se considerasse confortavelmente um homem no final do dia. Nem foi uma declaração sobre quebrar as normas de gênero. No fundo da questão, Klinger queria evitar lutar na guerra e isso, por si só, tinha uma mensagem anti-guerra consistente com o resto do M*A*S*H é a maneira única e poderosa de expressar suas ideias.

'M*A*S*H' não teve medo de expressar sentimentos anti-guerra e até o fez por meio de Klinger

  Jamie Farr como Maxwell Klinger

Jamie Farr como Maxwell Klinger / TM & Copyright © 20th Century Fox Television. Todos os direitos reservados. /Cortesia Coleção Everett



Já se passaram pouco mais de 50 anos desde M*A*S*H estreou e até hoje é celebrado como um sucesso notável, caminhando triunfantemente em uma linha precária e importante que lida com guerra, perda, combate e patriotismo. M*A*S*H não se esquivou da comédia, mesmo ao abordar com determinação os horrores da batalha - tanto de uma só vez de uma bomba ou gradualmente, pois as pessoas que voltam da guerra são diferentes daquelas que partiram para ela. Esses sentimentos são explorados até pelo Gavião Arqueiro de Alda e Margaret Houlihan de Swit, permitindo que a dor e a dúvida coexiste com patriotismo duradouro.



RELACIONADO: Há 40 anos, o final de 'M*A*S*H' fez história na televisão

De fato, todos os personagens abordam o tema iminente da guerra de várias maneiras, equilibrando o amor ao país com o ódio pelo custo que a propensão da humanidade à violência exige. Essa mensagem pode ser vista em Klinger em cada vestido que usa, em cada chapéu floral que usa e em cada brinco que prende no lugar. Este não é alguém que quer lutar e, portanto, usar roupas tradicionalmente femininas funciona como um escudo para isso. Klinger manteve os olhos na Seção 8, que o classificaria como “inapto” para servir nas forças armadas.



Eventualmente, essa escolha de guarda-roupa desapareceu gradualmente de Klinger, mas não foi porque M*A*S*H mudou sua mensagem. Longe disso.

'M*A*S*H' continua a fazer história

  MASH, (aka M*A*S*H*), a partir da esquerda: Jamie Farr, Loretta Swit, David Ogden Stiers, Harry Morgan, Mike Farrell, Alan Alda, William Christopher

MASH, (aka M*A*S*H*), a partir da esquerda: Jamie Farr, Loretta Swit, David Ogden Stiers, Harry Morgan, Mike Farrell, Alan Alda, William Christopher, (1975), 1972-1983. ph: ©20th Century Fox Television / cortesia Everett Collection

Maxwell Klinger deveria ser uma espécie de personagem único, no fundo da comédia. Sua primeira aparição foi na primeira temporada, episódio quatro, “Chief Surgeon Who?” Os vestidos o ajudaram a se destacar e Klinger foi trazido à tona como personagem principal, um favorito entre o público . O tempo todo, esse amado personagem estava fugindo do combate com determinação. Ele não foi condenado por não querer participar da guerra; ao contrário, ele era muito amado. Este foi um reflexo sutil dos tempos e dos sentimentos mais amplos que permeiam o restante do 4077º Hospital Cirúrgico do Exército Móvel.



  MASH, (também conhecido como M*A*S*H*), a partir da esquerda: Roger Bowen, Gary Burghoff

MASH, (também conhecido como M*A*S*H*), a partir da esquerda: Roger Bowen, Gary Burghoff, 1970, TM & Copyright ©20th Century Fox Film Corp. Todos os direitos reservados./cortesia Everett Collection

Então, não foi uma mudança de opinião que levou o M*A*S*H equipe para que Klinger use vestidos cada vez menos. Era uma persona familiar. Naquela época das filmagens da série, Farr tinha um filho pequeno na escola e não queria que seu filho sofresse bullying porque seu pai usava vestidos na TV. Simplesmente aconteceu, Rant de tela notas , que também amarrou o enredo em um belo arco e configurou Klinger perfeitamente para um reinício refrescante. Um personagem totalmente novo e arco com todas as partes ainda presentes.

Que Filme Ver?