Elenco de ‘Moonlighting’: memórias do set e curiosidades da série Screwball Detective — 2025
Com sua mistura de apelo sexual e comédia dramática, Luz da lua foi irresistível desde o início – e agora está de volta, transmitindo todas as cinco temporadas no Hulu ! A série, que foi ao ar originalmente na ABC, estrelou o já famoso Cybill Pastor e recém-chegado na época Bruce Willis , e seus enredos criativos e a química do tipo 'eles vão ou não vão' de suas duas estrelas capturaram a imaginação dos espectadores. Estreando em 3 de março de 1985, nos fez sintonizar para ouvir as brincadeiras e ver o drama, até os bastidores Luz da lua discórdia do elenco e a carreira crescente de Willis depois de estrelar em 1988 Duro de Matar , pôs fim a isso em maio de 1989.
O espetáculo foi criado por Glenn Gordon Caron , que foi produtor do programa da NBC Remington Steele , outra série policial glamorosa e serio-cômica com uma dupla de detetives sedutores e combativos. Com o sucesso desse e de outros solucionadores de crimes nos anos 80, a ABC queria um daqueles programas de detetive para meninos e meninas , Caron disse à Television Academy em uma entrevista. Ele não estava interessado, entretanto, até que lhe disseram que ele teria rédea solta. Então pensei, tudo bem, se vou fazer isso, vou satirizar, lembrou Caron.
Com sequências de sonhos, números musicais e um episódio que riff de Shakespeare - em que todos os diálogos foram entregues em pentâmetro iâmbico! - Caron se divertiu muito, apesar de seu plano inicial de fazer um show que acabaria com o gênero.
Relacionado: Elenco de ‘L.A. Law 'antes e agora: acompanhe as estrelas do drama jurídico de sucesso
Na série, Shepherd se juntou ao Luz da lua escalada como Maddie Hayes, uma ex-modelo que acorda no episódio piloto e descobre que todo o seu dinheiro foi roubado por seu contador. Um dos únicos bens que lhe restam é uma agência de detetives que ela usou para amortizar impostos. Willis interpreta David Addison, o espirituoso detetive particular que dirige a agência. Quando ele finalmente convence Maddie a fazer parceria com ele para manter o negócio funcionando, a série começou a funcionar.
Outros regulares da série incluídos Allyce Beasley como a peculiar recepcionista Agnes DiPesto e Curtis Armstrong como Herbert Viola, um temporário trazido para a agência na 3ª temporada, que eventualmente se torna um detetive júnior e interesse amoroso por Agnes.

Retrato promocional do Luz da lua elenco, 1986Kosta Alexander/Fotos Internacionais/Getty
Relacionado: Estrelas de programas de TV dos anos 80: 30 de nossos atores e atrizes favoritos de então e de agora
O show foi um sucesso de crítica, com O jornal New York Times chamando-o o fenômeno televisivo mais significativo de 1985 , e divulgando a química irresistível dos dois protagonistas. Elogiada pela inventividade, a série fez com que o espectador se sentisse parte da piada, pois frequentemente quebrava a quarta parede, falando diretamente com o público, e no episódio final o cenário foi literalmente desmontado em torno dos atores.
Foi fantástico , Cybill Shepherd disse à Academia de Televisão. É como uma verdadeira finalidade e realidade sobre isso.
Em celebração de o streaming do programa é executado no Hulu , aqui está uma retrospectiva do Luz da lua elenco e alguns dos segredos dos bastidores desta série clássica peculiar e amada.
Bruce Willis não era ninguém

Bruce Willis, 1989ABC/MoviestillsDB
Caron e ABC tiveram problemas para escalar David Addison. Caron disse à TV Academy eles pensaram em contratar o DJ Rick Dees de Los Angeles e, infelizmente para eles, Bill Murray já teve uma carreira no cinema. Eles analisaram cerca de 1.100 atores, mas então apareceu Willis. Sua cabeça estava raspada, ele tinha todos aqueles brincos, usava uniforme de combate e, quando terminou… eu disse: ‘É ele’, lembrou Caron.
Willis, que alcançou o estrelato nas telonas, só trabalhou como figurante e fora da Broadway, e a rede disse não 11 vezes antes de finalmente concordar com o elenco.
Essa química entre o Luz da lua o elenco era real

Bruce Willis e Cybill Shepherd no Emmy Awards de 1985Darlene Hammond/Getty
cosas de los 70
As brincadeiras elétricas e a tensão sexual entre Maddie e David não estavam apenas escritas no roteiro. Shepherd, uma modelo que alcançou o estrelato depois de aparecer em Pedro Bogdanaovich filme de 1971, A última exibição de fotos , revelou que ela e Willis brilharam na vida real. Tivemos brigas o tempo todo , ela disse à Academia de Televisão. Isso fez parte da preparação [para as cenas], do trabalho para isso. Então foi real.
A luta não era a única coisa verdadeira, entretanto. Desde o primeiro encontro, Shepherd também disse à Academia: Quando ele entrou na sala, minha temperatura subiu 10 graus. Em seu livro de memórias de 2000, Desobediência de Cybill , ela escreveu que uma vez perguntou a ele, Vamos fazer algo sobre isso ou o quê? E eles se beijaram apaixonadamente. Mas os dois decidiram esfriar enquanto ainda trabalhavam juntos. E então, é claro, Willis conheceu e se casou Demi Moore em 1987.
Luz da lua elenco adorou quebrar a quarta parede – com Orson Welles

Orson Welles, 1982PIERRE GUILLAUD/AFP/Getty
Em um episódio de 1986, o show começou com Shepherd e Willis se dirigindo à câmera e lendo cartas de fãs que perguntavam quando seus personagens iriam se beijar. Ao que Addison diz, sou apenas um personagem de televisão… Não nos beijamos esta noite. O programa também se divertiu com o fato de terem sido indicados a 16 prêmios Emmy e depois não ganharem, escrevendo piadas sobre isso no programa.
Mas talvez o momento mais famoso da quarta parede esteja no icônico episódio da segunda temporada A sequência dos sonhos sempre toca duas vezes , quando o show conseguiu uma participação especial de ninguém menos que Bengala Cidadã autor Orson Welles . Ele apresentou ao público o episódio do filme noir, filmado em preto e branco. Esta noite, a radiodifusão dá um salto gigante para trás…. Não há nada de errado com o seu aparelho de televisão... O episódio desta noite é uma experiência, entoou ele secamente, no que acabou sendo sua última apresentação. Como Caron disse à TV Academy, ele estava o homem mais legal. Ele estava tão emocionado por estar lá . Infelizmente, Welles morreu uma semana depois.
Moonlighting inspirou Billy Joel a escrever uma música

Billy Joel escrevendo em sua casa em Los Angeles, 1984Richard E. Aaron/Redferns/Getty
Caron lembrou no especial Memórias do luar que o produtor musical da série Phil Ramone uma vez liguei para ele e relatei Billy Joel escreveu essa música e estava pensando no seu show quando a escreveu , você quer ouvir? Joel era um megastar nos anos 80, então quando ele apresentou uma versão de nove minutos de Grande Homem na Mulberry Street , Caron disse que decidiu transformá-lo em um número musical. Sempre quis contar histórias através da dança, disse Caron.
E no episódio da 3ª temporada - em que Maddie sonha com um romance em uma boate que deu errado depois de saber que David já havia sido casado antes - ele realizou seu desejo. O que mais, Cantando na Chuva codiretor Stanley Donen dirigiu e coreografou o Luz da lua cena! Eu era o mais idiota de lá, porque tive que aprender a dançar, lembrou Willis no Memórias do luar especial. Eu não me movi bem.
A série era caótica nos bastidores

Cybill Shepherd e Bruce Willis em Luz da lua , 1985ABC/MoviestillsDB
Luz da lua , como a maioria dos programas da época, recebeu um pedido de 22 episódios para uma temporada, mas o máximo que eles reuniram foi 18 para a segunda temporada. Isso aconteceu em parte porque Caron via cada episódio como um pequeno filme, disse ele. O jornal New York Times .
Os programas de uma hora de duração na época tinham roteiros que chegavam a 60 páginas, mas Luz da lua pode ser duas vezes mais longo porque os personagens falam tão rápido , relatado A Nova York Tempos . (Os roteiros inspiraram-se nas comédias malucas das décadas de 1930 e 40, como Criando o bebê e Sua garota sexta-feira .)
O elenco e a equipe trabalharam 24 horas por dia. Eu saía de casa às 5 da manhã todos os dias… quase desde o momento em que a câmera começou a filmar, estávamos atrasados, escreveu Shepherd em suas memórias. E no final da série, os atores estavam exaustos e não se davam bem. Houve discórdia no set ,
Caron admitiu nos comentários do lançamento do DVD de 2005. E quando Shepherd engravidou em 1987, ficou ainda mais difícil, disse ele. Acho que Cybill esperava um trabalho mais fácil.
Caron deixou a série antes da última temporada em meio ao caos fora das câmeras, uma saída que ele chamou de muito, muito dolorosa, e o show continuou a desmoronar, sendo cancelado no final de sua quinta temporada.
gemelos lisa marie presley
Ainda assim, não há como negar isso Luz da lua abriu novos caminhos para a televisão e continua sendo um favorito dos fãs. É uma extensão de uma grande tradição de comédia , Shepherd disse sobre o legado do programa, enquanto Caron diz que espera que as pessoas assistam e percebam que a televisão nem sempre é sobre fazer a mesma coisa, talvez possa ser sobre fazer uma coisa diferente.
Clique para ver mais fatos clássicos da TV dos anos 80!
Segredos imperdíveis sobre o elenco de ‘Night Court’ – e o que eles estão fazendo hoje
O elenco de ‘MacGyver’ antes e agora: acompanhe as estrelas desta amada série de ação
‘Joanie Loves Chachi’: curiosidades sobre o spinoff de curta duração de ‘Happy Days’