Michael J. Fox passou de uma carreira promissora para uma esperança promissora com a pesquisa de Parkinson — 2023



Que Filme Ver?
 

Michael J. Fox ganhou reconhecimento nacional em meados da década de 1980, graças ao seu desempenho como Marty McFly em De volta para o Futuro . Ele tinha apenas 24 anos, a estrela de um marco cultural que se tornou o filme de maior bilheteria naquele ano em todo o mundo. Então - Parkinson. Hoje, Fox é conhecido não apenas por sua carreira de ator - interrompida prematuramente - mas pela esperança de lutar com unhas e dentes para inspirar outras pessoas por meio de seu trabalho incansável que se tornou uma necessidade em circunstâncias imprevistas.





Para ter uma ideia do efeito Parkinson doença teve em Fox, vejamos a trajetória de sua carreira antes do diagnóstico. Sua carreira de ator começou no final dos anos 70 e entre seu trabalho na TV e no cinema, ele manteve uma agenda muito ocupada. Então veio 91 e Fox foi formalmente diagnosticado com Parkinson - mas ele não revelou publicamente até 98. Depois de ser um esteio em 176 episódios de Laços familiares , Fox só conseguia administrar episódios pontuais em outros programas e sua carga de trabalho no filme tinha que ser limitada para acomodar sua condição. Parkinson teve todos os meios para quebrar o espírito de Fox, mas agora ele é um símbolo de esperança e força para os outros hoje.

Michael J. Fox estava no caminho certo para uma carreira continuamente ocupada e bem-sucedida.

  Michael J. Fox de LAÇOS DE FAMÍLIA

Michael J. Fox of FAMILY TIES, 1984. ph: Curt Gunther / TV Guide / cortesia Everett Collection



As estrelas cujos rostos são inconfundíveis hoje nem sempre tiveram sucesso imediato. Alan Rickman não era muito conhecido até que ele estava na casa dos quarenta graças ao seu desempenho como o vilão em Duro de Matar . Peter Dinklage enfrentou uma batalha difícil por causa de seu nanismo até O agente da estação , Duende , e A Guerra dos Tronos . Em suma, o sucesso não é garantido ou imediatamente óbvio. Em seguida, entra a Fox, cuja carreira mostrou todos os sinais de florescimento desde o início.



RELACIONADO: Michael J. Fox acha que festas podem ter causado sua doença de Parkinson

Desde o início, nos anos 70, ele apareceu em várias séries e filmes de TV e, pouco depois de começar, consolidou sua popularidade como Alex P. Keaton em Laços familiares . O show foi um grande sucesso e ajudou a tornar a Fox um nome familiar. Ele seguiu seu sucesso em “Family Ties” com o papel principal no filme de grande sucesso De volta para o Futuro em 1985, que solidificou seu status como uma grande estrela.



  Michael J. Fox aproveitou sua plataforma para dar esperança e ajuda aos outros

Michael J. Fox aproveitou sua plataforma para dar esperança e ajuda aos outros / (c)Universal/cortesia Everett Collection

Fox não divulgou seu diagnóstico imediatamente, não querendo ser definido pela condição e preocupado que esse conhecimento prejudicasse sua carreira. Mas, quando começaram a circular rumores sobre sua saúde, ele decidiu se apresentar. Fox continuou a trabalhar, mas como os sintomas de Parkinson incluem tremores, rigidez muscular e dificuldade de coordenação, equilíbrio e movimento, ele não podia se envolver em funções fisicamente exigentes. Indo a público, Fox foi capaz de usar sua plataforma para advogar – e advogar ele o fez.

Michael J. Fox fica para sempre ligado à esperança e à defesa

  Parkinson's impacted what Fox could do

Parkinson impactou o que a Fox poderia fazer / Eric Liebowitz/©NBC/cortesia Everett Collection



Significava muito para a luta contra o Parkinson ter um rosto, e rostos não eram muito mais reconhecíveis do que o de Fox. Na época de seu diagnóstico e posterior revelação, ele era o rosto amado de Alex, cujo conflito com seus pais encantou telespectadores em todo o país. Exceto por uma temporada de 103 episódios em Spin City , ele não teria outro tempo prolongado em um único show correspondente Laços familiares ; até Show de Michael J. Fox , projetado para minimizar a atividade física no mínimo, durou apenas 22 episódios.

  Sua fundação contribuiu para pesquisar uma cura para o Parkinson's

Sua fundação contribuiu para a pesquisa de uma cura para o Parkinson / Theresa Shirriff/AdMedia

A agenda de Fox permaneceu ocupada, no entanto, com trabalhos na TV e no cinema - mas especialmente com a Fundação Michael J. Fox, que ele criou em 2000 para pesquisar uma cura. Em 2021, Fox se aposentou formalmente da atuação, mas deixou de ser apenas o rosto de personagens amados e encantadores para também o rosto da pesquisa de Parkinson. Na verdade, sua fundação tem financiado US$ 1,5 bilhão em programas de pesquisa de alto impacto.

A vida não seguiu o caminho que Fox poderia ter esperado para si mesmo - mas Fox pegou um triunfo e ajudou a elevá-lo para outro, trazendo outros com ele para que pudessem esperar um futuro melhor.

Que Filme Ver?