Loretta Lynn, ícone da música country, morre aos 90: homenagens a celebridades chegando — 2024



Que Filme Ver?
 

É um dia triste para a música country. A icônica cantora e compositora Loretta Lynn morreu em sua casa em Hurricane Mills, Tennessee. Ela tinha 90 anos. A família de Lynn emitiu a seguinte declaração hoje cedo: Nossa preciosa mãe, Loretta Lynn, faleceu pacificamente esta manhã, 4 de outubro, enquanto dormia em casa, em seu amado rancho em Hurricane Mills. Os planos para o funeral e serviços memoriais de Lynn ainda não foram anunciados.





Filha de um mineiro de carvão

A história de determinação, humildade e perseverança de Lynn inspirou gerações de mulheres. Nascida na zona rural de Kentucky em 1932, Loretta Webb era a mais velha de oito filhos e filha de um mineiro de carvão e agricultor de subsistência. Aos 15 anos, ela se casou com Oliver Lynn, o homem que comprou seu primeiro violão para Lynn, incentivou sua carreira musical e mais tarde se tornou seu empresário. (Os dois foram casados ​​até sua morte em 1996.)

O legado musical de Loretta Lynn

Como uma verdadeira mulher sulista, a voz estridente de Lynn e a narrativa poderosa, mas discreta, eram seu direito de nascença. Entre seus numerosos sucessos, You Ain't Woman Enough, Don't Come Home A-Drinkin' (With Lovin' on Your Mind) e, claro, Coal Miner's Daughter são, sem dúvida, os mais conhecidos. Todas as suas canções – mas estas três, especialmente – reflectiam as suas experiências, capturando eloquentemente as lutas das mulheres e os desafios da vida dos Apalaches de uma forma que falava profundamente a quem as ouvia. (Seu pai era, na verdade, um mineiro de carvão que morreu aos 52 anos de idade de doença pulmonar negra.) A representação simples e franca de Lynn sobre a dor e as perdas que nos tocam a todos atraiu pessoas de todas as origens, e seus sucessos tornaram-se hinos para mulheres, em particular.



Numa época em que as mulheres da música country estavam apenas começando a assumir o microfone da vocalista, Lynn defendeu a combinação aparentemente contraditória de feminilidade glamorosa e letras duras e diretas.



Em uma entrevista de 2020 com Mundo feminino , ela ofereceu um sábio conselho: vá até um espelho, olhe bem para si mesmo e diga: ‘Sou tão boa quanto qualquer outra pessoa e posso fazer tanto quanto qualquer outra pessoa. Eu vou superar isso, e vou superar isso com louvor.’ E ao se olhar nos olhos e dizer essas palavras, acredite nelas!



Seu estilo ousado e honesto inspirou inúmeros artistas nas seis décadas desde que ela começou, e sua música é um testemunho da arte de transformar uma vida difícil em algo belo.

Em 1976, Lynn publicou seu livro de memórias, naturalmente intitulado Filha do Mineiro de Carvão . Quatro anos depois, o livro foi transformado em filme estrelado por Sissy Spacek como Lynn. (Spacek ganhou um Oscar por esse papel.) Lynn também recebeu vários prêmios. Em 1988, ela foi incluída no Hall da Fama da Música Country e recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade em 2013. As paradas de música country abrigaram 77 de seus singles, e ela ganhou prêmios Grammy (incluindo um prêmio pelo conjunto de sua obra). em 2010), American Music Awards e Academy of Country Music Awards, para citar apenas alguns.

Lembrando Loretta Lynn

Homenagens à querida cantora country começaram a chegar esta manhã, com lembranças das mulheres musicais que ela inspirou. Sempre amei e sempre amarei Loretta, disse Reba McEntire em um comunicado. Eu realmente aprecio ela por pavimentar o caminho difícil e difícil para todas nós, cantoras.



Num tweet, Carole King disse simplesmente: Ela foi uma inspiração.

É tão difícil sentir que você tem as palavras certas, escreveu Martina McBride, em uma sincera homenagem postada no Instagram. Nunca haverá outra como ela. Estou muito grato por tê-la conhecido, por passar um tempo com ela, rir com ela.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Martina McBride (@martinamcbride)

Ela é insubstituível. Sentiremos muita falta dela, disse Carrie Underwood em uma homenagem no Instagram apresentando uma foto de Lynn segurando seu violão personalizado.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Carrie Underwood (@carrieunderwood)

A rainha country Dolly Parton escreveu uma doce homenagem, dizendo que ela e Lynn foram como irmãs durante todos os anos que estivemos em Nashville.

Veja esta postagem no Instagram

Uma postagem compartilhada por Dolly Parton (@dollyparton)

O legado de Lynn vive não apenas em seu extenso trabalho – ela lançou mais de 50 álbuns – mas também na voz de todas as cantoras country que subiram ao palco nas décadas desde que ela entrou em cena pela primeira vez. De filha de um mineiro de carvão a superestrela country, a história inesquecível e a música inovadora de Lynn permanecerão para sempre nos corações de seus milhões de admiradores.

Que Filme Ver?