Observar gatos fofos desencadeia mudanças no cérebro que reduzem o estresse, dizem os cientistas — 2024



Que Filme Ver?
 

Existem poucas coisas mais encantadoras do que gatos fofos e gatinhos fofinhos. Quer estejam correndo pela sala em um ataque de zumbidos ou ronronando em nosso colo, os gatos proporcionam entretenimento ilimitado. Mesmo quando eles estão derrubando copos da mesa ou sentados em nossos laptops enquanto tentamos trabalhar, eles ainda são muito charmosos... e não podemos deixar de amá-los.





Embora saibamos que os gatos são adoráveis ​​(e os milhões de vídeos de gatos que proliferam nas redes sociais certamente confirmam isso!), nos perguntamos o que exatamente os torna assim? A fofura dos gatos, na verdade, desencadeia respostas em nossos cérebros que nos impactam positivamente em um nível instintivo e psicológico – e conversamos com especialistas para explicar como nossos amigos felinos peludos podem afetar nosso humor e bem-estar. Continue lendo para saber mais - e veja algumas fotos de gatos adoráveis ​​​​que aumentam a felicidade, é claro.

Gato dormindo enrolado

martiroz/Shutterstock



Estamos programados para achar rostos de gatos fofos

Nós sabemos... você provavelmente está pensando que a fofura é evidente - mesmo que você não goste de gatos, é difícil negar o apelo de um gatinho peludo. Isso ocorre porque existem razões cientificamente comprovadas por que consideramos os gatos tão adoráveis ​​quanto nós. Um estudo publicado em Fronteiras em Psicologia achar algo rostos de gatos têm um efeito emocional semelhante sobre nós aos rostos de bebês , o que faz com que o cérebro produza mais oxitocina , também conhecido como hormônio do amor.



Liberada em nossos cérebros nas circunstâncias certas, a oxitocina tem o poder de regular nossas respostas emocionais de uma forma que nos torna mais felizes, mais confiantes e mais abertos aos outros. Graças à oxitocina, obtemos uma sensação quentinha e tranquila que desloca a ansiedade e a preocupação .

O que exatamente nos rostos dos gatos faz com que nosso corpo libere oxitocina? Suas características infantis, dizem os cientistas. Conhecido como liberadores sociais , características infantis - que incluem uma cabeça grande com rosto redondo, testa grande, olhos grandes e nariz e boca pequenos - envolvem nossos instintos protetores e amorosos. Isso dá um significado totalmente novo à frase bebê peludo.

gatinho fofo

ANURAK PONGPATIMET/Shutterstock

Para um tesouro de fofura e uma dose de oxitocina, clique em 7 raças de gatos de cara chata que são (quase) fofas demais para manusear.

Comportamentos fofos de gatos também nos atraem

Os gatos não apenas parecem fofos, seus comportamentos também contribuem muito para a maneira como nos fazem sentir. Os gatos são conhecidos por esfregar os tornozelos dos donos na hora da alimentação, mas muitos gatos dão cabeçadas nos donos em qualquer lugar, diz Susan Nilson , especialista em treinamento e comportamento de cães e gatos e fundador da A casa do gato e do cachorro .

Dois gatos fofos se aconchegando

Katho Menden/Shutterstock

Essas cabeçadas têm um significado especial. Como explica Nilson, os gatos têm glândulas odoríferas por todo o corpo, incluindo a testa, o queixo e as bochechas, e quando eles batem de frente com você, é uma forma de reivindicá-lo como seu e marcá-lo com seu cheiro. É um sinal de carinho, confiança e vínculo. Os humanos também percebem inconscientemente esse gesto afetuoso e sentem um vínculo mais forte com seu gato.

Outros comportamentos fofos dos gatos funcionam como lembretes da infância. Diz Nilson: Gatos adultos costumam amassar com as patas, como se estivessem amassando massa, quando estão felizes e contentes. É um comportamento que remonta a quando eles eram gatinhos e massageavam a barriga da mãe para estimular o fluxo de leite e se sentirem bem enquanto se alimentavam. Esse comportamento, acrescenta Nilson, também desperta nossos instintos instintivos de proteção e carinho.

Os gatos também costumam entrar a amada posição do pão , também conhecido como vadiar, com as patas e o rabo bem enfiados sob seus corpinhos felpudos, quando estão se sentindo relaxados, o que os faz parecer redondos e parecidos com bebês. Quer dar ao seu gato um lugar divertido para relaxar e relaxar? Leia sobre os melhores catios.

Gato em posição de pão

Kiiro/Shutterstock

Quer saber sobre outros comportamentos peculiares dos gatos? Aprender por que eles levantam a bunda no ar e por que mordem (e como impedi-los de fazer isso!).

Os gatos sabem exatamente como se comunicar conosco

Gatos são simultaneamente fofos e inteligente. Qualquer pai de gato lhe dirá que seu animal de estimação é um profissional em conseguir o que quiser, quando quiser. Os gatos raramente se comunicam miando, mas eles usam o miado como uma de suas principais formas de se comunicar com os humanos, diz Nilson.

Os gatos vivem ao lado dos humanos há milhares de anos e, com o tempo, perceberam que os humanos tendem a responder aos seus miados, que, sem dúvida, soam semelhantes ao choro de um bebé, acrescenta ela. A combinação de um rosto de bebê e um miado de bebê faz maravilhas quando se trata de capturar nosso amor e atenção.

(Clique para ler mais sobre a história de como os gatos entraram em nossas vidas)

Gato em posição de cabeça para baixo

Ewii/Shutterstock

Abraçar gatos fofos melhora nossa saúde e bem-estar

Você já teve um dia ruim e sentiu seu humor melhorar instantaneamente assim que acariciou seu gato? Esse é apenas mais um de seus superpoderes de fofura! Wendy Diamante , Diretor de Animais de Estimação da Mídia da Feira Animal e autor de Como compreender as mulheres através de seus gatos explica: Interagir com gatos fofos é uma sinfonia deliciosa para o nosso bem-estar - acariciar um gato pode liberar os hormônios do bem-estar serotonina e dopamina, o que ajuda a aliviar o estresse e aumentar a alegria. Houve até estudos mostrando que acariciar gatos pode reduzir a pressão arterial e reduzir o estresse níveis hormonais .

Ainda mais fascinante é que o som do ronronar de um gato não é apenas calmante, mas também pode ter propriedades restauradoras. É isso mesmo - a vibração meditativa que você sente ao ouvir seu pequeno motor funcionando pode ajudar a nos curar. A pesquisa mostrou que ronronar cai dentro de uma frequência associada à regeneração do tecido . Muito incrível, certo?

Considerando todas as curiosidades sobre como os gatos podem ser simultaneamente poderosos, misteriosos e fofos, mal podemos esperar para ter um pouco de carinho.

Gato em pé com as patas para fora

Kristi Blokhin/Shutterstock

Continue lendo para saber mais sobre gatos fofos!

A vida secreta dos gatos: um comportamentalista felino revela como fazer seu gato te amar

Gatos de smoking: tudo o que você precisa saber sobre esses felinos ‘bem vestidos’

10 gatos adoráveis ​​que se recusam a deixar você lavar roupa

Que Filme Ver?